Pesquise mais Matérias

SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL – Diferencial que muda o planeta

O planeta vem passando por transformações constantes e em escala cada vez mais acelerada. Conforme as empresas foram crescendo, a sociedade foi se industrializando, a cultura do descartável, da grande escala e do crescimento desmedido, o meio ambiente foi sofrendo impactos no decorrer dos últimos séculos.
Porém, sustentabilidade se tornou um conceito em voga, remetendo a preservação do meio ambiente, crescimento responsável e com o mínimo impacto ambiental. A sustentabilidade empresarial é apresentada por meio do tripé de sustentabilidade, que busca os seguintes resultados: ação social, econômica e empresarial. Preza, principalmente, a reestruturação dos processos empresariais, desde  a produção, busca de fornecedores com a mesma preocupação, destinação de seus resíduos, das embalagens de seu produto final entre outras. Quando a empresa emprega a sustentabilidade em suas operações, isso também altera a mudança de comportamento dos seus funcionários, ampliando sua visão do meio em que vive, tanto no profissional quanto no pessoal, criando uma cidadania corporativa, incentivando a práticas sustentáveis, conduta ética, tornando este colaborador consciente de seu papel na sociedade e na corporação.
Sendo a sustentabilidade um conceito sistêmico, sua aplicabilidade é complexa e requer um planejamento estratégico e tático, com isso, muitas empresas criam setores dentro da organização, buscando aperfeiçoar e criar novas práticas sustentáveis. Ou seja, a sustentabilidade empresarial tem tomado grandes proporções e gerando emprego e especialização na área.

Prêmios e Índices de Empresas Sustentáveis

A revista Exame, anualmente, lança o Guia de Sustentabilidade. Este guia classifica as empresas de acordo com suas estratégias e práticas sustentáveis, através das áreas de governança corporativa, social e econômica - financeira.
O último Guia Exame de Sustentabilidade é a edição de 2015, onde as empresas de vários segmentos são avaliadas e classificadas como as melhores no país nesta prática. Citam, por exemplo, empresas que trabalham o reaproveitamento de água, reciclagem, educação continuada, desenvolvimento social, entre outros.
Dentre as empresas em destaque, citamos a BUNGE, gigante do agronegócio, premiada pela Revista Exame por sete anos consecutivos, dona das marcas Soya, Delícia, Primor, Salada entre outras. Incluiu a sustentabilidade na em sua Missão empresarial, praticando e melhorando seus processos com base no tripé de sustentabilidade já citado.
Outra iniciativa de classificação de empresas sustentáveis partiu da BM&Bovespa no ano de 2005, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). É uma ferramenta analítica onde as empresas listadas serão avaliadas de acordo com a eficiência e desenvolvimento econômico, social e sustentável.
O ISE é pioneiro na América Latina e possui a missão de “...apoiar os investidores na tomada de decisão de investimentos socialmente responsáveis...”, sendo uma importante ferramenta para quem busca aplicar seu dinheiro em empresas que visam a melhoria e o baixo impacto ambiental.

Como as pequenas empresas podem adotar a sustentabilidade em seus processos?

Pequenas atitudes transformam a sociedade e o meio em que vivemos. Um escritório, por exemplo, pode dispensar o uso de copos descartáveis e adotar canecas, copos corporativos, a fim de diminuir a produção de lixo, por exemplo.

Pode também incentivar a prática esportiva entre seus funcionários, participar de competições regionais, buscar ajudar uma instituição da cidade onde está instalada, incentivar o trabalho voluntário, trabalhar a cidadania corporativa entre seus colaboradores em busca de mudanças positivas na sociedade e no meio em que vivem, contribuindo pela qualidade de vida.

A sustentabilidade empresarial tomou proporções de diferencial competitivo, atraindo mais e mais investidores, parceiros e clientes com foco e visão ampla em melhoria do meio ambiente, gerando tanto credibilidade e presença no mercado quanto o aumento no lucro empresarial.

Quer saber como tornar a sua empresa sustentável? Acesse:

Juliana Duarte

Bacharel em Ciências Contábeis







Nenhum comentário:

Postar um comentário


Nossos Parceiros