Primeiro
iremos entender o que é Rede. O conceito “rede” é um conjunto de entidades
interligadas umas às outras, que permite circular elementos materiais ou
imateriais entre cada uma delas, de acordo com as regras estabelecidas. É
definida, também, pela quantidade de nós interligados por elos e seu atributo
diferenciador é o que emerge da completa interação entre esses nós.

Nas
duas últimas décadas, alguns temas relacionados às novas formas organizacionais,
entre eles, as redes organizacionais, têm sido discutidos. Um dos benefícios
das redes é a ampla aquisição de informações advindas de diversas partes
interessadas, o que propicia uma possibilidade de aprendizado para todos os
envolvidos.
1.
Redes de empresas cuja participação da organização se dá formalmente,
inclusive com contrato estruturado, sendo que estão claramente definidos: quem
participa, o objetivo da rede, os ganhos que a organização pode ter e o que ela
deve entregar.
2.
Redes internas de colaboradores com objetivos profissionais
em comum (grupos de trabalho, por exemplo).
3.
Redes sociais virtuais que possuem a organização como hub
(exemplo: Facebook ou Linkedin da empresa).
O
conhecimento, como a assimilação da informação e a compreensão de seu uso,
passou a ser um processo coletivo com o aumento do uso da rede, uma vez que
possui o potencial de abranger todos os seus integrantes. “A hiperconectividade
da rede permite o intercâmbio constante da informação e do conhecimento entre
nós e os hubs. O valor dessa troca varia em termos de qualidade e compromisso”,
explica Van Peborgh e conclui:
“Somente
agora, contamos com as ferramentas cognitivas que nos permitem compartilhar
informações da maneira mais eficaz possível e dentro de um contexto de
confiança, em plena conformidade com as novas formas de socialização que a
própria web nos propõe”.

Link: Texto Completo: "Atuação em Rede" FNQ
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