Todos sabemos que, para que nossa empresa tenha total visibilidade no mercado, é necessário que seja dispensada uma verba para o Marketing pois é através desta ferramenta que conseguimos nos destacar, destacar nossos produtos ou serviços e muitas vezes nos colocar em novos mercados, conquistar novos clientes e expandir nossa marca além da linha do horizonte.
O problema é: Como investir em Marketing sem gastar?
A resposta é mais simples do que se imagina.
Antes de obter a resposta imagine a seguinte situação. Vou investir em uma propaganda de televisão. Para isso terei que investir em profissionais de comunicação para desenvolver a campanha, locação de espaço, contratação de atores, maquiadores, cenógrafos, etc. Além do gasto com a emissora de TV, e diga-se de passagem, um comercial de 30 segundos custa em média R$ 6.000 para ser exibido em horário comum em apenas uma vez ao dia e no período de uma semana (R$ 24.000 em um mês). Só nesta campanha já terá gasto quase que integralmente a verba de marketing da empresa correto?
Pois é, e este é o maior problema. Muitas empresas deixam de investir em marketing por falta de verba, tempo ou ambos e, consequentemente deixam de expandir e se destacar. Mas, até aí nenhuma novidade.
A novidade (nem tão nova assim) é que toda empresa pode contar com diversas leis de incentivo (dedução fiscal), e essa é a chave para o Marketing sem gastar.
As grandes construtoras, petrolíferas e os principais bancos desenvolvem quase que todo o marketing por meio de leis de incentivo, e talvez seja essa uma das razões pelas quais estas empresas se destacam tanto em nosso país.
O que fazer para não gastar em Marketing? Pois bem, o caminho é: investir em Marketing Cultural, patrocinando artistas, eventos, festivais, concursos, instalações artísticas, músicos e etc que tenham projetos aprovados em leis de incentivo fiscal (Rouanet e PROAC ICMS) são algumas delas.
Como fazer isso?
Consulte uma empresa especializada em leis de incentivos fiscais, informe-se com seu setor financeiro sobre as possibilidades, busque projetos que condizem à missão e valores de sua empresa e, principalmente, invista em projetos culturais de sua região. Quando seus funcionários perceberem que a empresa em que eles trabalham investe em cultura e bem estar social por meio de projetos e apoio a artistas da região, eles sentirão mais orgulho de fazerem parte deste time e o trabalho tende a ser muito mais bem feito e com resultados de produção efetivos.
Investir em Marketing Cultural, consiste em apoiar/patrocinar projetos aprovados em leis de incentivo com a garantia obtida em lei da dedução de até 100% do valor investido em marketing.
Isso sim é investir em Marketing sem gastar.
Produtor Cultural
Nenhum comentário:
Postar um comentário