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Gestão do Conhecimento nas Empresas


A Gestão do Conhecimento Pode Transformar sua Empresa


Essa ferramenta de gestão não trata apenas dos ativos de conhecimento, mas também da gestão dos processos que atuam sobre tais. Parece confuso, mas não é.

Estes processos se resumem em: desenvolver, preservar, utilizar e compartilhar conhecimentos. Parece simples, mas nem tanto, a importância do conhecimento não é uma descoberta recente. Há muito, esse conceito reflete a ideia de poder. Entretanto, somente nas últimas décadas, as organizações descobriram que a capacidade de gerar e utilizar conhecimento dentro da organização é elemento básico capaz de criar competências e identidades específicas, proporcionando, portanto, diferenciais competitivos e crescimento econômico, e dessa forma, o conhecimento é, atualmente, o fator fundamental em qualquer tipo de organização, pública ou privada. A vantagem das organizações que tem como matéria prima o conhecimento é que, este diferentemente de um ativo tangível, o conhecimento só aumenta quando é utilizado, dividido ou compartilhado. Desta forma é um recurso infinito, que pode trazer grandes vantagens, principalmente em longo prazo.
Então nesse contesto podemos definir a gestão do conhecimento como o processo pelo qual a organização gera riqueza, a partir do seu conhecimento ou capital intelectual, esta riqueza ocorre quando uma organização utiliza o conhecimento para criar valor para o cliente com processos mais eficientes e efetivos. Isto tem impacto nos resultados financeiros porque diminui o custo, porque simplesmente não foi reinventado a roda, ou porque reduz o tempo do ciclo: obtendo mais rápido o que necessita, entregando mais rápido ao cliente e recebendo mais rápido, o que melhora o fluxo de caixa das organizações. É nesse contexto que o conhecimento, ou melhor, que a gestão do conhecimento se transforma em um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das organizações como um todo, e segundo Peter Drucker - "O conhecimento era um bem privado, associado ao verbo SABER. Agora, é um bem público ligado ao verbo FAZER".

O conhecimento pode ser dividido em dois tipos?

Sim, falando em conhecimentos, há dois tipos básicos que podem ser aplicados pelo ser humano: o explícito e o tácito.

O conhecimento explícito: é o mais fácil de ser colocado em palavras, registrado e documentado. É facilmente adquirido por meio da leitura de manuais, livros e artigos, por exemplo.

O conhecimento tácito: é o mais difícil de ser colocado em palavras e é adquirido apenas com a prática. O conhecimento tácito é aquele que só conseguirmos mostrar ao usar. Um líder gerindo sua equipe, um médico realizando um diagnóstico ou vendedor fechando uma venda difícil, são exemplos desse tipo de conhecimento. É difícil de explicar e só se aprende com a experiência e com a vivência.



Como Mensurar o Conhecimento?

A era do conhecimento trouxe para as empresas, tanto do setor privado quanto do setor público, a necessidade de valorização do conhecimento como um recurso estrategicamente relevante. É ai que está a dificuldade. - Como mensurar algo intangível?

Quando observamos as grandes empresas dos dias de hoje, entendemos o real valor dos ativos intangíveis e que tais ativos são essencialmente baseados no conhecimento. A Google pode ser considerada um dos grandes destaques e toda sua força está baseada em conhecimento, em sua disponibilização e armazenamento. A Apple consolidou-se como uma organização inovadora, e essa inovação pode ser considerada como conhecimento aplicado para mudanças significativas que revolucionem produtos e serviços, que agreguem valor e que gerem resultados positivos.

Como o gestor pode ajudar disseminar o conhecimento?

O principal objetivo da gestão do conhecimento é transformar conhecimento individual em conhecimento organizacional ou institucional e através deste processo gerar ou consolidar vantagens competitivas. O gestor tem um papel fundamental na gestão do conhecimento, pois cabe a ele entender as o grau de conhecimento e habilidade de seu time e disseminar o conhecimento de forma constante e de maneira igualitária para os mesmos, e o gestor vem não só como um fator multiplicador, mas sim  incentivador para que o conhecimento seja dividido e multiplicado entre seu time, pois um time com o conhecimento no mesmo nível minimiza-se custos evitando possíveis falhas, multiplica-se performance através do mesmo nível de produtividade e não só agrega valor ao produto como traz evolução, consistência e credibilidade gerando ótimos resultados. Resumidamente, a gestão do conhecimento deve criar, transmitir, armazenar e aplicar o conhecimento estratégico para a organização de forma a torná-la competitiva e sustentável.



Bacharel em Adm de Empresas
MBA Gestão de Pessoas
Cursando MBA Gestão Industrial


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