A Gestão do Conhecimento Pode Transformar sua Empresa
Essa ferramenta de gestão
não trata apenas dos ativos de conhecimento, mas também da gestão dos processos
que atuam sobre tais. Parece confuso, mas não é.
Estes processos se resumem
em: desenvolver, preservar, utilizar e compartilhar conhecimentos. Parece
simples, mas nem tanto, a importância do conhecimento não é uma descoberta
recente. Há muito, esse conceito reflete a ideia de poder. Entretanto, somente nas
últimas décadas, as organizações descobriram que a capacidade de gerar e
utilizar conhecimento dentro da organização é elemento básico capaz de criar
competências e identidades específicas, proporcionando, portanto, diferenciais
competitivos e crescimento econômico, e dessa forma, o conhecimento é,
atualmente, o fator fundamental em qualquer tipo de organização, pública ou
privada. A vantagem das organizações que tem como matéria prima o conhecimento
é que, este diferentemente de um ativo tangível, o conhecimento só aumenta
quando é utilizado, dividido ou compartilhado. Desta forma é um recurso
infinito, que pode trazer grandes vantagens, principalmente em longo prazo.
Então nesse contesto podemos
definir a gestão do conhecimento como o processo pelo qual a organização gera
riqueza, a partir do seu conhecimento ou capital intelectual, esta riqueza
ocorre quando uma organização utiliza o conhecimento para criar valor para o
cliente com processos mais eficientes e efetivos. Isto tem impacto nos
resultados financeiros porque diminui o custo, porque simplesmente não foi reinventado
a roda, ou porque reduz o tempo do ciclo: obtendo mais rápido o que necessita,
entregando mais rápido ao cliente e recebendo mais rápido, o que melhora o
fluxo de caixa das organizações. É nesse contexto que o conhecimento, ou
melhor, que a gestão do conhecimento se transforma em um valioso recurso
estratégico para a vida das pessoas e das organizações como um todo, e segundo Peter
Drucker - "O conhecimento era um bem privado, associado ao verbo SABER.
Agora, é um bem público ligado ao verbo FAZER".
O conhecimento pode ser dividido em dois tipos?
Sim, falando em
conhecimentos, há dois tipos básicos que podem ser aplicados pelo ser humano: o
explícito e o tácito.
O
conhecimento explícito: é o mais fácil de ser colocado em
palavras, registrado e documentado. É facilmente adquirido por meio da leitura
de manuais, livros e artigos, por exemplo.
O conhecimento tácito: é o mais
difícil de ser colocado em palavras e é adquirido apenas com a prática. O
conhecimento tácito é aquele que só conseguirmos mostrar ao usar. Um líder
gerindo sua equipe, um médico realizando um diagnóstico ou vendedor fechando
uma venda difícil, são exemplos desse tipo de conhecimento. É difícil de
explicar e só se aprende com a experiência e com a vivência.
Como Mensurar o Conhecimento?
A era do conhecimento trouxe
para as empresas, tanto do setor privado quanto do setor público, a necessidade
de valorização do conhecimento como um recurso estrategicamente relevante. É ai
que está a dificuldade. - Como mensurar algo intangível?
Quando observamos as grandes
empresas dos dias de hoje, entendemos o real valor dos ativos intangíveis e que
tais ativos são essencialmente baseados no conhecimento. A Google pode ser
considerada um dos grandes destaques e toda sua força está baseada em
conhecimento, em sua disponibilização e armazenamento. A Apple consolidou-se
como uma organização inovadora, e essa inovação pode ser considerada como conhecimento aplicado para
mudanças significativas que revolucionem produtos e serviços, que agreguem
valor e que gerem resultados positivos.
Como o gestor pode ajudar disseminar o conhecimento?
O principal objetivo da
gestão do conhecimento é transformar conhecimento individual em conhecimento
organizacional ou institucional e através deste processo gerar ou consolidar
vantagens competitivas. O gestor tem um papel fundamental na gestão do
conhecimento, pois cabe a ele entender as o grau de conhecimento e
habilidade de seu time e disseminar o conhecimento de forma constante e de
maneira igualitária para os mesmos, e o gestor vem não só como um fator
multiplicador, mas sim incentivador para que o conhecimento seja dividido
e multiplicado entre seu time, pois um time com o conhecimento no mesmo nível
minimiza-se custos evitando possíveis falhas, multiplica-se performance através
do mesmo nível de produtividade e não só agrega valor ao produto como traz
evolução, consistência e credibilidade gerando ótimos resultados. Resumidamente,
a gestão do conhecimento deve criar, transmitir, armazenar e aplicar o
conhecimento estratégico para a organização de forma a torná-la competitiva
e sustentável.
Bacharel em Adm de Empresas
MBA Gestão de Pessoas
Cursando MBA Gestão Industrial
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