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PLANO DE NEGÓCIOS NO E-COMMERCE



O objetivo é mostrar quais serão as bases para a realização do projeto e quem serão os responsáveis por ele, além da análise estratégica da empresa que deverá ser feita em relação ao mercado. Através da resposta a cada um dos itens seguintes, pretende-se demonstrar o que é, afinal de contas, o empreendimento a ser implantado.

QUAL É O EMPREENDIMENTO?

Encontrar um bom nicho de mercado com o qual você tenha afinidade, pode ser a chave para o sucesso na Internet. Você encontra um excelente ebook, com orientação prática e dicas sobre como encontrar e avaliar segmentos de mercado, em:

No caso de empresas na Internet, além da análise para cada mercado específico, é importante se considerar a evolução da penetração da Internet junto ao público alvo, uma vez que esse é o canal através do qual a transação será realizada e, portanto, pode funcionar como uma válvula, expandindo em maior ou menor velocidade, o mercado. Veja o artigo “O que o futuro reserva para o eCommerce no Brasil” sobre as perspectivas de crescimento da Internet em: http://www.e-commerce.org.br/Artigos/ecommerce_brasil1.htm.

A análise estratégica possibilita ao empreendedor visualizar a empresa em relação às oportunidades e ameaças existentes no mercado, assim como identificar as suas forças e fraquezas. A Análise SWOT ajuda o empreendedor a focalizar sua atenção naqueles fatores que são cruciais para que a empresa possa ter sucesso. Veja, na próxima página, um exemplo desse tipo de análise.

QUAL É O PRODUTO?

O sucesso de seu negócio está intimamente relacionado ao produto que você vai oferecer. As suas características, a disponibilidade para colocação no mercado, a qualidade e, principalmente, em que medida ele atende às necessidades de seu cliente. O objetivo deste módulo é ajudá-lo a conhecer melhor seu produto. Lembre-se que “Produto” é tudo aquilo que você oferece ao mercado em troca de um pagamento. Isso inclui: bens tangíveis (livros, bicicletas..), produtos digitais (software, e-books..) ou serviços (consultoria, leilões on line..).

QUAL É O MERCADO?

A análise do mercado no qual a empresa vai atuar é fundamental para o planejamento do negócio. Neste módulo vamos identificar e quantificar os segmentos que compõe nosso público alvo, bem como conhecer melhor nossos concorrentes: quantos são, quem são os mais importantes, seus pontos fortes e fracos. Vamos também estimar a visitação do site e a participação de mercado.
O conhecimento de seus concorrentes é crucial na disputa pelo mercado. A quantidade e qualidade dos competidores em um determinado setor, fornecem um bom indicador do grau de dificuldade da batalha a ser travada em busca do cliente. Além disso, você pode utilizar os pontos fortes detectados em seus competidores como uma diretriz para sua atuação, assim como utilizar os pontos fracos detectados como uma forma de aprendizado.
É muito fácil saber quem são seus concorrentes diretos, já que, necessariamente, eles estarão na Internet. A utilização de um bom site de busca com a palavra-chave  mais adequada para seu produto, lhe dará essa informação. É necessário apenas filtrar a pesquisa de forma a separar os sites que oferecem o seu produto de outras páginas, como artigos, jornais, revistas, entre outros, que apenas citam a palavra-chave utilizada. Para pesquisar:  http://www.google.com.br  / http://www.yahoo.com.br.

MARKETING?

O Marketing é a área da empresa que gerencia essas questões, sendo, portanto, de fundamental importância para o sucesso do empreendimento.
A escolha e registro de um bom domínio é uma preocupação que você deve ter antes mesmo de iniciar as atividades de sua empresa. Para saber mais sobre a escolha de um bom domínio visite: http://www.e-commerce.org.br/dominios.htm Para o registro de domínios, visite: http://www.registro.br/ Para obter informações sobre o registro de marcas e obtenção de  patentes visite: http://www.inpi.gov.br/.
Para uma empresa pontocom, a Internet é, normalmente, o principal canal de promoção. Para saber mais sobre os principais meios utilizados visite:
http://www.e-commerce.org.br/webmarketing.htm Você encontra um excelente ebook sobre sites de busca em: www.lebooks.com.br.
Taxa de Conversão em Clientes (TCC) é o percentual de visitantes do site que se tornam clientes, ou seja, vendas realizadas/visitantes do site.  No  mercado essa taxa varia de 0,5% a 3%, dependendo do tipo e preço do produto oferecido. Uma taxa de 1% é bem razoável para o primeiro ano de atividade.


FINANÇAS AFIADAS?

O objetivo final de todo negócio é o lucro. E mesmo organizações que não visam lucro, devem ter objetivos claros de entradas e saídas de recursos financeiros de forma a viabilizar a sua existência. O objetivo deste tópico é, através de demonstrações e planilhas, analisar os principais aspectos  financeiros do negócio.
As demonstrações financeiras são necessárias para mostrar com clareza as variáveis quantitativas envolvidas no projeto. Para isso utilizamos planilhas eletrônicas  onde  os  dados referentes ao projeto são adicionados e calculados. Para facilitar o entendimento, o quadro “Resumo das Planilhas e Demonstrações financeiras”, na página seguinte, oferece uma visão geral das demonstrações e dados normalmente apresentados em um Plano de negócios. Observe que as demonstrações são baseadas em outras planilhas acessórias e também nos dados levantados na elaboração do Plano.
Embora seja um pouco trabalhosa, a Análise Financeira, pode ser feita por qualquer pessoa com um pouco de paciência e conhecimentos básicos de finanças. Para facilitar seu trabalho você pode adquirir um modelo de Análise Financeira já  pronto, e substituir os dados do modelo, pelos dados de sua empresa. Você encontra as planilhas financeiras já prontas em: www.lebooks.com.br.
Além das planilhas de demonstrações apresentadas acima, você vai precisar montar outras planilhas que darão embasamento e possibilitarão a elaboração das demonstrações. Essas planilhas acessórias também deverão fazer parte do Plano de Negócios de forma a mostrar como os resultados foram obtidos.


METAS E CRONOGRAMAS A LÁPIS.

Os cronogramas de atividades e metas, elaborados para cada um dos tópicos anteriores, possibilitarão agora a montagem de um cronograma geral. O cronograma deverá servir como um roteiro das atividades importantes que deverão ser realizadas em cada mês e, também, para verificar o alcance das metas dentro dos prazos estabelecidos. Colocar aqui informações ou dados que dão embasamento ou complementam as análises obtidas no Plano de Negócios. Dados como artigos, reportagens, pesquisas, bem como outras informações que você considere relevantes para a gestão da empresa e a compreensão do projeto.










Graduado em Administração
MBA em Gestão de Pessoas






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