O objetivo é mostrar quais serão as bases para a realização do projeto e
quem serão os responsáveis por ele, além da análise estratégica da
empresa que deverá ser feita em relação ao mercado. Através da resposta a cada um dos itens seguintes, pretende-se
demonstrar o que é, afinal de contas, o empreendimento a ser implantado.
QUAL É O EMPREENDIMENTO?
Encontrar um bom nicho de mercado com o qual você tenha afinidade, pode ser a chave para o sucesso na Internet. Você encontra um excelente ebook, com orientação prática e dicas sobre como encontrar e avaliar segmentos de mercado, em:
No
caso de empresas na Internet, além da análise para cada mercado específico, é
importante se considerar a evolução da penetração da Internet junto ao público
alvo, uma vez que esse é o canal através do qual a transação será realizada e,
portanto, pode funcionar como uma válvula, expandindo em maior ou menor
velocidade, o mercado. Veja o artigo “O que o futuro reserva para o eCommerce
no Brasil” sobre as perspectivas de crescimento da Internet em: http://www.e-commerce.org.br/Artigos/ecommerce_brasil1.htm.
A análise estratégica
possibilita ao empreendedor visualizar a empresa em relação às oportunidades e
ameaças existentes no mercado, assim como identificar as suas forças e
fraquezas. A Análise SWOT ajuda o empreendedor a focalizar sua atenção naqueles
fatores que são cruciais para que a empresa possa ter sucesso. Veja, na próxima
página, um exemplo desse tipo de análise.
QUAL É O PRODUTO?
O sucesso de seu negócio
está intimamente relacionado ao produto que você vai oferecer. As suas
características, a disponibilidade para colocação no mercado, a qualidade e,
principalmente, em que medida ele atende às necessidades de seu cliente. O
objetivo deste módulo é ajudá-lo a conhecer melhor seu produto. Lembre-se que
“Produto” é tudo aquilo que você oferece ao mercado em troca de um pagamento.
Isso inclui: bens tangíveis (livros, bicicletas..), produtos digitais
(software, e-books..) ou serviços (consultoria, leilões on line..).
QUAL É O MERCADO?
A
análise do mercado no qual a empresa vai atuar é fundamental para o
planejamento do negócio. Neste módulo vamos identificar e quantificar os segmentos que compõe nosso público alvo,
bem como conhecer melhor nossos
concorrentes: quantos são, quem são os mais importantes, seus pontos fortes
e fracos. Vamos também estimar a visitação do site e a participação de mercado.
O conhecimento de seus concorrentes é crucial na disputa pelo mercado. A
quantidade e qualidade dos competidores em um determinado setor, fornecem um
bom indicador do grau de dificuldade da batalha a ser travada em busca do
cliente. Além disso, você pode utilizar os pontos fortes detectados em seus
competidores como uma diretriz para sua atuação, assim como utilizar os pontos
fracos detectados como uma forma de aprendizado.
É
muito fácil saber quem são seus concorrentes diretos, já que, necessariamente,
eles estarão na Internet. A utilização de um bom site de busca com a
palavra-chave mais adequada para seu
produto, lhe dará essa informação. É necessário apenas filtrar a pesquisa de
forma a separar os sites que oferecem o seu produto de outras páginas, como
artigos, jornais, revistas, entre outros, que apenas citam a palavra-chave
utilizada. Para pesquisar: http://www.google.com.br / http://www.yahoo.com.br.
MARKETING?
O Marketing é a
área da empresa que gerencia essas questões, sendo, portanto, de fundamental
importância para o sucesso do empreendimento.
A
escolha e registro de um bom domínio é uma preocupação
que você deve ter antes mesmo de iniciar as atividades de sua empresa. Para
saber mais sobre a escolha de um bom domínio visite: http://www.e-commerce.org.br/dominios.htm Para
o registro de domínios, visite: http://www.registro.br/
Para obter informações sobre o registro de marcas e
obtenção de patentes visite: http://www.inpi.gov.br/.
Para uma empresa pontocom, a Internet é, normalmente, o principal canal
de promoção. Para saber mais sobre os principais meios utilizados visite:
http://www.e-commerce.org.br/webmarketing.htm Você
encontra um excelente ebook sobre sites de busca em: www.lebooks.com.br.
Taxa de Conversão em Clientes (TCC) é o
percentual de visitantes do site que se tornam clientes, ou seja, vendas
realizadas/visitantes do site. No mercado essa taxa varia de 0,5% a 3%,
dependendo do tipo e preço do produto oferecido. Uma taxa de 1% é bem razoável
para o primeiro ano de atividade.
FINANÇAS AFIADAS?
O objetivo final de todo negócio é o lucro. E
mesmo organizações que não visam lucro, devem ter objetivos claros de entradas
e saídas de recursos financeiros de forma a viabilizar a sua existência. O
objetivo deste tópico é, através de demonstrações e planilhas, analisar os
principais aspectos financeiros do negócio.
As demonstrações financeiras são necessárias
para mostrar com clareza as variáveis quantitativas envolvidas no projeto. Para
isso utilizamos planilhas eletrônicas
onde os dados referentes ao projeto são adicionados e
calculados. Para facilitar o entendimento, o quadro “Resumo das Planilhas e
Demonstrações financeiras”, na página seguinte, oferece uma visão geral das
demonstrações e dados normalmente apresentados em um Plano de negócios. Observe
que as demonstrações são baseadas em outras planilhas acessórias e também nos
dados levantados na elaboração do Plano.
Embora
seja um pouco trabalhosa, a Análise Financeira, pode ser feita por qualquer
pessoa com um pouco de paciência e conhecimentos básicos de finanças. Para
facilitar seu trabalho você pode adquirir um modelo de Análise Financeira já pronto, e substituir os dados do modelo,
pelos dados de sua empresa. Você encontra as planilhas financeiras já prontas
em: www.lebooks.com.br.
Além das planilhas de demonstrações
apresentadas acima, você vai precisar montar outras planilhas que darão
embasamento e possibilitarão a elaboração das demonstrações. Essas planilhas
acessórias também deverão fazer parte do Plano de Negócios de forma a mostrar
como os resultados foram obtidos.
METAS E CRONOGRAMAS A LÁPIS.
Os cronogramas de atividades e metas, elaborados
para cada um dos tópicos anteriores, possibilitarão agora a montagem de um
cronograma geral. O cronograma deverá servir como um roteiro das atividades
importantes que deverão ser realizadas em cada mês e, também, para verificar o
alcance das metas dentro dos prazos estabelecidos. Colocar aqui informações ou dados que dão
embasamento ou complementam as análises obtidas no Plano de Negócios. Dados
como artigos, reportagens, pesquisas, bem como outras informações que você
considere relevantes para a gestão da empresa e a compreensão do projeto.
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