Pesquise mais Matérias

Empresas Familiares - Um Negócio que Prospera.


O que é Empresa Familiar?

Para ser uma Empresa Familiar a organização deve estar ligada a família a, pelo menos, duas gerações. Possui hereditariedade na gestão, ou seja, a administração desta empresa é passada de pai para filho. Outra característica destas empresas é que tanto os valores institucionais quanto os culturais estão intrinsecamente associados e identificados com a família.
Em outras palavras, Empresa Familiar é aquela criada no seio familiar, passada de geração em geração, cujo os valores e gestão estão associados a cultura daquela família.


Vantagens e Desvantagens da Empresa Familiar:

Muitas vezes, as vantagens e desvantagens andam de mãos dadas neste tipo de empresas, cabendo ao gestor lidar com as situações que se apresentam de forma a sanar possíveis conflitos.
Em se falando de vantagens, uma das mais marcantes a própria gestão, onde o comando da organização é centralizado e a tomada de decisões é mais rápida e direta. Respeito e confiança na gestão da empresa, fidelidade e continuidade das diretrizes administrativas também são características muito marcantes.
As desvantagens podem residir em conflitos em relação aos laços afetivos, ao autoritarismo, falta de planejamento entre outros. Também há as desvantagens na falta de aptidão administrativa e na falta de preparação dos sucessores da empresa.
Por ser tratar de empresa familiar que, muitas vezes, é o “ganha pão” da família, não há a preocupação em cativar os sucessores, sendo que muitos deles trabalham na empresa. O pensamento óbvio é o de que ele irá, mais cedo ou mais tarde, assumir o controle da organização.
Para que não haja esta falta de interesse em se assumir o controle da empresa, deve-se criar um processo de continuidade e renovação na organização, tornando-a dinâmica e atrativa, sempre em constante renovação.


Como fazer a Empresa Familiar prosperar?

Primeiramente, o gestor deve estar preparado para assumir as funções administrativas da empresa. Para isso, ele deve estudar todas as minúcias do negócio, saber como a organização se movimenta como um todo.
Deve estar por dentro de toda a parte administrativa, contábil e operacional, conhecer seus pontos fortes e fracos, determinar metas e planos de curto, médio e longo prazo.
É interessante que se realize uma auditoria na empresa, tanto interna quanto externa, para que seja apurado toda e qualquer falha que haja na organização para que possa ser sanada o quanto antes.
Outro ponto importante é cultivar os valores da empresa que, como já mencionado, faz parte da cultura tanto organizacional quanto familiar da organização.



Quer conhecer Empresas Familiares de sucesso? Acesse:

Bacharel em Ciências Contábeis





Nenhum comentário:

Postar um comentário


Nossos Parceiros