Para ser uma Empresa Familiar a organização deve estar
ligada a família a, pelo menos, duas gerações. Possui hereditariedade na
gestão, ou seja, a administração desta empresa é passada de pai para filho.
Outra característica destas empresas é que tanto os valores institucionais quanto
os culturais estão intrinsecamente associados e identificados com a família.
Em outras palavras, Empresa Familiar é aquela criada
no seio familiar, passada de geração em geração, cujo os valores e gestão estão
associados a cultura daquela família.
Vantagens e Desvantagens da
Empresa Familiar:
Muitas vezes, as vantagens e desvantagens andam de
mãos dadas neste tipo de empresas, cabendo ao gestor lidar com as situações que
se apresentam de forma a sanar possíveis conflitos.
Em se falando de vantagens, uma das mais marcantes a própria
gestão, onde o comando da organização é centralizado e a tomada de decisões é
mais rápida e direta. Respeito e confiança na gestão da empresa, fidelidade e
continuidade das diretrizes administrativas também são características muito marcantes.
As desvantagens podem residir em conflitos em relação aos laços afetivos, ao autoritarismo, falta de planejamento entre
outros. Também há as desvantagens na falta de aptidão administrativa e na falta
de preparação dos sucessores da empresa.
Por ser tratar de empresa familiar que, muitas vezes, é o “ganha pão” da família, não há a preocupação em cativar os sucessores, sendo que muitos deles trabalham na empresa. O pensamento óbvio é o de que ele
irá, mais cedo ou mais tarde, assumir o controle da organização.
Para que não haja esta falta de interesse em se
assumir o controle da empresa, deve-se criar um processo de continuidade e
renovação na organização, tornando-a dinâmica e atrativa, sempre em constante
renovação.
Primeiramente, o gestor deve estar preparado para
assumir as funções administrativas da empresa. Para isso, ele deve estudar
todas as minúcias do negócio, saber como a organização se movimenta como um
todo.
Deve estar por dentro de toda a parte administrativa, contábil
e operacional, conhecer seus pontos fortes e fracos, determinar metas e planos
de curto, médio e longo prazo.
É interessante que se realize uma auditoria na
empresa, tanto interna quanto externa, para que seja apurado toda e qualquer
falha que haja na organização para que possa ser sanada o quanto antes.
Outro ponto importante é cultivar os valores da
empresa que, como já mencionado, faz parte da cultura tanto organizacional quanto
familiar da organização.
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