Cada vez mais e mais as organizações de um modo
geral vem objetivando a vantagem competitiva e um diferencial frente a
concorrência em épocas as quais se busca cada vez mais a satisfação do seu
cliente final.
Apenas esse final de frase já seria o suficiente
para se refletir a importância da qualidade de maneira preventiva para qualquer
empresa ou organização que presa pela sobrevivência em meio a esse mundo
organizacional extremamente competitivo.
Como clientes ao analisar um produto na hora da
compra fazemos nosso checklist básico, que começa desde, precisarmos ou não
realmente do produto passando pelos padrões estéticos de nossa preferência e posteriormente
"vai" até seu custo e benefício, porém, onde a opinião realmente se
determina é em sua qualidade, se ele irá atender ou não a suas expectativas
quanto sua durabilidade, resistência e aplicabilidade, pois isso será o que determinará
sua vida útil. E, como é bom quando escolhemos um produto que supera nossas
expectativas. Não é verdade?
Está aí o diferencial competitivo para que um
produto tenha destaque no mercado evidenciando a marca de uma empresa ou
organização. Porém, para um produto atender essa tal "expectativa"
exige das organizações muito empenho e comprometimento em busca de evolução
constante de seu produto ou serviço de forma generalizada, adicionando a importância
ideal a cada fase do processo e gerando a devida atenção e valor a todos os
pontos de sua cadeia produtiva. Começando do fornecedor que atendendo as
especificações contribui de forma ativa e que direta ou indiretamente
influenciam na qualidade do produto gerando resultados positivos e impactantes
ao negócio, e vai até o pós-venda que irá evidenciar os pontos que necessitam
ser aperfeiçoados, transformando-os em oportunidades de crescimento e
desenvolvimento.
Tratar a qualidade de forma preventiva não é
uma tarefa simples nem tão pouco fácil mais que gera resultados positivos e
contribui para uma organização se manter sustentável e competitiva. Não se
trata de uma tarefa simples, pois envolve uma mudança de cultura,
comportamento, atitudes e visão, e tão pouco não se trata de uma tarefa fácil
pois envolve "N" fatores que ainda algumas organizações enxergam como
passivos ou não dão a real importância que tal fator tem sobre o seu negócio.
Fatores esses preventivos, como investir em
treinamento e aperfeiçoamento de sua mão de obra, e isso vai além de treinar
uma equipe ou o profissional para que siga os procedimentos e produza
corretamente. Envolve também, desenvolver em seus colaboradores uma visão
diferenciada do impacto que sua decisão diária tem sobre o que está sendo
produzido, como está sendo produzido e para que está sendo produzido. Com isso
sensibilizá-los de tal forma que venha a evidenciar as oportunidades de melhorias
fazendo com que os mesmos entendam a real importância da satisfação e das
expectativas que o cliente tem sobre o produto, gerando resultados positivos e diferenciados.
Basicamente, entende-los para atendê-los ainda melhor de forma homogênea.
Criando em todo o ambiente organizacional um
bom relacionamento entre clientes e fornecedores internos, gerando uma
atmosfera de comprometimento com o negócio e principalmente com o produto ou
serviço, para que com isso gere efetivamente uma cadeia de valor e resultados
positivos, surpreendendo assim quaisquer expectativas.
Pois em um todo e ao final o que realmente gera
valor para uma empresa é ter um cliente consumindo seu produto ou adquirindo seus
serviços totalmente satisfeito, e surpreendendo-o positivamente deixará sua
marca em evidência gerando consequentemente resultados significativos ao negócio.
“Há três tipos de empresas: Empresas
que tentam levar os seus clientes onde eles não querem ir; empresas que ouvem
os seus clientes e depois respondem às suas necessidades e empresas que levam
os seus clientes aonde eles ainda não sabem que querem ir.” (Gary Hamel)
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