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A Qualidade Preventiva como Vantagem Competitiva.

Cada vez mais e mais as organizações de um modo geral vem objetivando a vantagem competitiva e um diferencial frente a concorrência em épocas as quais se busca cada vez mais a satisfação do seu cliente final.
Apenas esse final de frase já seria o suficiente para se refletir a importância da qualidade de maneira preventiva para qualquer empresa ou organização que presa pela sobrevivência em meio a esse mundo organizacional extremamente competitivo.
Como clientes ao analisar um produto na hora da compra fazemos nosso checklist básico, que começa desde, precisarmos ou não realmente do produto passando pelos padrões estéticos de nossa preferência e posteriormente "vai" até seu custo e benefício, porém, onde a opinião realmente se determina é em sua qualidade, se ele irá atender ou não a suas expectativas quanto sua durabilidade, resistência e aplicabilidade, pois isso será o que determinará sua vida útil. E, como é bom quando escolhemos um produto que supera nossas expectativas. Não é verdade?
Está aí o diferencial competitivo para que um produto tenha destaque no mercado evidenciando a marca de uma empresa ou organização. Porém, para um produto atender essa tal "expectativa" exige das organizações muito empenho e comprometimento em busca de evolução constante de seu produto ou serviço de forma generalizada, adicionando a importância ideal a cada fase do processo e gerando a devida atenção e valor a todos os pontos de sua cadeia produtiva. Começando do fornecedor que atendendo as especificações contribui de forma ativa e que direta ou indiretamente influenciam na qualidade do produto gerando resultados positivos e impactantes ao negócio, e vai até o pós-venda que irá evidenciar os pontos que necessitam ser aperfeiçoados, transformando-os em oportunidades de crescimento e desenvolvimento.
Tratar a qualidade de forma preventiva não é uma tarefa simples nem tão pouco fácil mais que gera resultados positivos e contribui para uma organização se manter sustentável e competitiva. Não se trata de uma tarefa simples, pois envolve uma mudança de cultura, comportamento, atitudes e visão, e tão pouco não se trata de uma tarefa fácil pois envolve "N" fatores que ainda algumas organizações enxergam como passivos ou não dão a real importância que tal fator tem sobre o seu negócio.
Fatores esses preventivos, como investir em treinamento e aperfeiçoamento de sua mão de obra, e isso vai além de treinar uma equipe ou o profissional para que siga os procedimentos e produza corretamente. Envolve também, desenvolver em seus colaboradores uma visão diferenciada do impacto que sua decisão diária tem sobre o que está sendo produzido, como está sendo produzido e para que está sendo produzido. Com isso sensibilizá-los de tal forma que venha a evidenciar as oportunidades de melhorias fazendo com que os mesmos entendam a real importância da satisfação e das expectativas que o cliente tem sobre o produto, gerando resultados positivos e diferenciados. Basicamente, entende-los para atendê-los ainda melhor de forma homogênea.
Criando em todo o ambiente organizacional um bom relacionamento entre clientes e fornecedores internos, gerando uma atmosfera de comprometimento com o negócio e principalmente com o produto ou serviço, para que com isso gere efetivamente uma cadeia de valor e resultados positivos, surpreendendo assim quaisquer expectativas.
Pois em um todo e ao final o que realmente gera valor para uma empresa é ter um cliente consumindo seu produto ou adquirindo seus serviços totalmente satisfeito, e surpreendendo-o positivamente deixará sua marca em evidência gerando consequentemente resultados significativos ao negócio.





“Há três tipos de empresas: Empresas que tentam levar os seus clientes onde eles não querem ir; empresas que ouvem os seus clientes e depois respondem às suas necessidades e empresas que levam os seus clientes aonde eles ainda não sabem que querem ir.” (Gary Hamel)





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