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Qualidade e Sistema de Qualidade Total (Total Quality Management – TQM)


“A qualidade é a nossa melhor garantia da fidelidade do cliente, a nossa mais forte defesa contra a competição estrangeira e o único caminho para o crescimento e para os lucros”. 

                                                                                                                        Jack Welch

Qualidade Vs Sua Importância


A qualidade é um fator de importância em qualquer setor da vida humana, visto que a qualidade e a satisfação são praticamente sinônimos. A qualidade de um produto ou serviço está intimamente relacionada com a amplitude que este produto ou serviço pode oferecer ao usuário.


O conceito de qualidade pode ser definido de várias maneiras porém sua aplicação é que vai determinar o sucesso ou não das organizações, a palavra qualidade tem sido sim, nos últimos anos sinônimo de sucesso ou fracasso para muitas organizações, fruto da capacidade que cada uma tem de interpretar adequadamente o conceito.


Hoje, os clientes exigem produtos com características que satisfaçam as suas necessidades, estas respectivas necessidades são expressas nas especificações de produto, e são geralmente, designadas como requisitos do cliente , pois é fato os clientes não mudam de fornecedor quando estão satisfeitos com o produto ou serviço que lhes é fornecido.   

      


Um pouco de Sistema de Qualidade Total (Total Quality Management – TQM)



Existem vários motivos para que uma empresa decida implementar um sistema eficiente de Gestão da Qualidade Total sendo o principal o aumento dos lucros que ele pode trazer. Simultaneamente consegue uma maior fidelidade de clientes e um mercado mais estável. A produtividade aumenta se existirem menos desperdícios e os processos forem optimizados, e se as organizações tomarem para si a premissa que  a qualidade é fundamental para subsistência de toda uma organização!


Segundo Chiavenato, em sua obra “Introdução à Teoria Geral da Administração, enquanto a melhoria contínua da qualidade é aplicável no nível operacional, a qualidade total estende o conceito de qualidade para toda a organização, abrangendo todos os níveis organizacionais, desde o pessoal do escritório e do chão de fábrica até a alta cúpula em um envolvimento total.

Chiavenato nos apresenta, na mesma obra, uma lista chamada “Os 10 mandamentos da Qualidade Total” que pode nos ilustra bem os mantras dessa ferramenta, Confira:


1 Satisfação do cliente;


2 Delegação;

3 Gerência;
4 Melhoria Contínua;
5 Desenvolvimento das pessoas;
6 Disseminação de informações;
7 Não aceitação de erros;
8 Constância de propósitos;
9 Garantia de qualidade;
10 Gerência de Processos.


Benefícios



Com a utilização dessa ferramenta ocorre um acentuado decréscimo de recursos desperdiçados, pois quanto mais cedo encontrar um defeito, menor será o custo da produção, a prevenção é mais barata que a detecção. Com isso há uma oportunidade de aumentar o lucro da empresa. A Gestão da Qualidade Total  também traz benefícios para os clientes internos (funcionários), pois com sua implantação dessa ferramenta há um aumento da capacidade de comunicação, melhor trabalho em equipe, proporciona melhoria no conforto e bem estar dos trabalhadores, menor risco de acidentes de trabalho, consequentemente os funcionários irão trabalhar mais motivados. A empresa que utiliza a ferramenta Gestão da Qualidade Total  se destaca das demais no mercado, além de ter uma oportunidade de expansão dentro do contexto onde está inserida, por essas questões, um sistema de Gestão da Qualidade eficaz vem a oferecer muitos benefícios, além da diferenciação do produto e da organização frente ao mercado, mas eles somente podem ser alcançados pelas organizações que os reconheceu e o acolheu piamente.



Bacharel em Adm de Empresas
MBA Gestão de Pessoas
Cursando MBA Gestão Industrial




Livro: Introdução à Teoria Geral da Administração; Chiavenato

2 comentários:

  1. Boa noite gostaria de entender o que é (7 Não aceitação de erros)???

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    Respostas
    1. A não aceitação de erros, não significa não errar, mas: buscar acertar sempre, reconhecer quando se comete erros, aprender com erros, conhecer suas causas, eliminar estas causas, assegurar que estes erros não serão cometidos novamente ou estarão sob condições controladas.
      Uma organização que incorpora este princípio, possui valores:
      O padrão de desempenho desejável deve ser o de “zero defeito";
      Todos tem clara noção do que é estabelecido como “o certo”;
      Processos formalizados dentro do princípio da garantia da qualidade;
      Os desvios podem e devem ser medidos para localizar a causa principal do problema e planejar ações corretivas.
      Marcio Carvalho
      Sócio - Fundador Gestão de um Jeito Fácil.

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