“A qualidade é a
nossa melhor garantia da fidelidade do cliente, a nossa mais forte defesa
contra a competição estrangeira e o único caminho para o crescimento e para os
lucros”.
Jack Welch
Qualidade Vs Sua Importância
A qualidade é
um fator de importância em qualquer setor da vida humana, visto que a qualidade
e a satisfação são praticamente sinônimos. A qualidade de um produto ou
serviço está intimamente relacionada com a amplitude que este produto ou serviço pode oferecer ao
usuário.
O conceito de
qualidade pode ser definido de várias maneiras porém sua aplicação é que vai
determinar o sucesso ou não das organizações, a palavra qualidade tem sido sim,
nos últimos anos sinônimo de sucesso ou fracasso para muitas organizações,
fruto da capacidade que cada uma tem de interpretar adequadamente o conceito.
Hoje, os clientes
exigem produtos com características que satisfaçam as suas necessidades, estas
respectivas necessidades são expressas nas especificações de produto, e são
geralmente, designadas como requisitos do cliente , pois é fato os clientes não
mudam de fornecedor quando estão satisfeitos com o produto ou serviço que lhes
é fornecido.
Um pouco de Sistema de Qualidade Total (Total Quality Management – TQM)
Existem vários
motivos para que uma empresa decida implementar um sistema eficiente de Gestão
da Qualidade Total sendo o principal o aumento dos lucros que ele pode trazer.
Simultaneamente consegue uma maior fidelidade de clientes e um mercado mais
estável. A produtividade aumenta se existirem menos desperdícios e os processos
forem optimizados, e se as organizações tomarem para si a premissa que a qualidade é fundamental para subsistência
de toda uma organização!
Segundo Chiavenato,
em sua obra “Introdução à Teoria Geral da Administração, enquanto a melhoria
contínua da qualidade é aplicável no nível operacional, a qualidade total
estende o conceito de qualidade para toda a organização, abrangendo todos os
níveis organizacionais, desde o pessoal do escritório e do chão de fábrica até
a alta cúpula em um envolvimento total.
Chiavenato nos
apresenta, na mesma obra, uma lista chamada “Os 10 mandamentos da Qualidade
Total” que pode nos ilustra bem os mantras dessa ferramenta, Confira:
1 Satisfação do
cliente;
2 Delegação;
3 Gerência;
5 Desenvolvimento das
pessoas;
6 Disseminação de
informações;
7 Não aceitação de
erros;
8 Constância de
propósitos;
9 Garantia de
qualidade;
10 Gerência de
Processos.
Benefícios
Com a utilização
dessa ferramenta ocorre um acentuado decréscimo de recursos desperdiçados, pois
quanto mais cedo encontrar um defeito, menor será o custo da produção, a
prevenção é mais barata que a detecção. Com isso há uma oportunidade de aumentar
o lucro da empresa.
A Gestão da Qualidade Total também traz
benefícios para os clientes internos (funcionários), pois com sua implantação dessa
ferramenta há um aumento da capacidade de comunicação, melhor trabalho em
equipe, proporciona melhoria no conforto e bem estar dos trabalhadores, menor
risco de acidentes de trabalho, consequentemente os funcionários irão trabalhar
mais motivados. A empresa que utiliza a ferramenta Gestão da Qualidade Total se destaca das demais no mercado, além de ter
uma oportunidade de expansão dentro do contexto onde está inserida, por essas
questões, um sistema de Gestão da Qualidade eficaz vem a oferecer muitos
benefícios, além da diferenciação do produto e da organização frente ao
mercado, mas eles somente podem ser alcançados pelas organizações que os
reconheceu e o acolheu piamente.
Bacharel em Adm de Empresas
MBA Gestão de Pessoas
Cursando MBA Gestão Industrial
Livro: Introdução à Teoria Geral da Administração; Chiavenato
Boa noite gostaria de entender o que é (7 Não aceitação de erros)???
ResponderExcluirA não aceitação de erros, não significa não errar, mas: buscar acertar sempre, reconhecer quando se comete erros, aprender com erros, conhecer suas causas, eliminar estas causas, assegurar que estes erros não serão cometidos novamente ou estarão sob condições controladas.
ExcluirUma organização que incorpora este princípio, possui valores:
O padrão de desempenho desejável deve ser o de “zero defeito";
Todos tem clara noção do que é estabelecido como “o certo”;
Processos formalizados dentro do princípio da garantia da qualidade;
Os desvios podem e devem ser medidos para localizar a causa principal do problema e planejar ações corretivas.
Marcio Carvalho
Sócio - Fundador Gestão de um Jeito Fácil.