Em tradução livre, Home Office significa
trabalhar em casa, porém podemos definir como um trabalho portátil, que pode ser
realizado em casa, num restaurante, padaria, café, hotel e outros lugares.
Este tipo de estrutura de trabalho
vem sendo procurada tanto por empregados de empresas, principalmente em grandes centros
urbanos, como uma alternativa ao stress do trânsito, por exemplo. Profissionais autônomos, como advogados,
consultores, contadores, engenheiros, arquitetos, entre outros, também recorrem a este
modelo de estrutura de trabalho devido a sua flexibilidade de horário e espaço, uma vez que
pode desempenhar suas atividades em qualquer lugar.
Para adotar o Home Office, o
profissional precisa ter disciplina, ser organizado e se dedicar ao trabalho. Mesmo
que não esteja em um escritório convencional, o profissional não pode deixar de
zelar por sua imagem, acordar quando quiser e se dispor a trabalhar duas ou
três horas por dia, por exemplo. Muito pelo contrário, quando ele faz parte de um quadro de funcionários
de uma empresa, seus resultados serão ainda mais cobrados, muitas vezes deverá
comparecer a empresa dois ou três dias da semana ou, ao menos, a reuniões periódicas.
O seu horário de expediente também pode
se estender um pouco mais.
Outra situação muito comum, tanto
para profissionais empregados quanto para autônomos, é a chamada de videoconferência,
onde sua imagem deverá estar impecável, demonstrando que, mesmo em um ambiente
não convencional, ele possui atitude profissional. Arrume-se para trabalhar,
mesmo em casa. Se não requer uma vestimenta mais formal, uma calça, uma camisa
polo e um sapato são ideais. Para as mulheres, estar com os cabelos e unhas arrumados,
uma maquiagem leve e roupas alinhadas também é muito importante. Afinal, até
mesmo ao telefone, o desmazelo é perceptível.
Dicas
para quem pretende trabalhar em Home Office:
- Faça uma autoavaliação: Você tem a disciplina necessária, não dispersa com facilidade, é organizado, cumpre prazos e sabe estabelecer metas?
- Pesquise sobre seu ramo de atividade, a região e o mercado onde você está inserido.
- Se você é o colaborar de uma empresa, tem interesse nesta modalidade de trabalho, se informe há a possibilidade de desempenhar suas funções remotamente.
- Elabore um plano de trabalho diário, seus compromissos, agenda e horários.
- Evite as tentações dos ambientes não convencionais, tais como a TV, geladeira, uma ida ao shopping ou um drink com amigos em meio ao seu “expediente”. Programe-se.
- Se optar por trabalhar em casa, crie um ambiente agradável, dinâmico e profissional, livre de interrupções, ruídos dos demais moradores. Adapte um espaço para esta finalidade.
No Brasil, o Home Office tem se popularizado,
sendo mais comum em grandes cidades. Porém, muitos países já adotam este
conceito há muito tempo, tais como os Estados Unidos e Inglaterra, que viram um
aumento no rendimento de seus profissionais que optaram por uma estrutura mais
enxuta.
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