Pesquise mais Matérias

HOME OFFICE - Conceito de Flexibilidade




       
 Em tradução livre, Home Office significa trabalhar em casa, porém podemos definir como um trabalho portátil, que pode ser realizado em casa, num restaurante, padaria, café, hotel e outros lugares.
Este tipo de estrutura de trabalho vem sendo procurada tanto por empregados de empresas, principalmente em grandes centros urbanos, como uma alternativa ao stress do trânsito, por exemplo.  Profissionais autônomos, como advogados, consultores, contadores, engenheiros, arquitetos, entre outros, também recorrem a este modelo de estrutura de trabalho devido a sua flexibilidade de horário e espaço, uma vez que pode desempenhar suas atividades em qualquer lugar.
Para adotar o Home Office, o profissional precisa ter disciplina, ser organizado e se dedicar ao trabalho. Mesmo que não esteja em um escritório convencional, o profissional não pode deixar de zelar por sua imagem, acordar quando quiser e se dispor a trabalhar  duas ou três horas por dia, por exemplo. Muito pelo contrário, quando ele faz parte de um quadro de funcionários de uma empresa, seus resultados serão ainda mais cobrados, muitas vezes deverá comparecer a empresa dois ou três dias da semana ou, ao menos, a reuniões periódicas.  O seu horário de expediente também pode se estender um pouco mais.
Outra situação muito comum, tanto para profissionais empregados quanto para autônomos, é a chamada de videoconferência, onde sua imagem deverá estar impecável, demonstrando que, mesmo em um ambiente não convencional, ele possui atitude profissional. Arrume-se para trabalhar, mesmo em casa. Se não requer uma vestimenta mais formal, uma calça, uma camisa polo e um sapato são ideais. Para as mulheres, estar com os cabelos e unhas arrumados, uma maquiagem leve e roupas alinhadas também é muito importante. Afinal, até mesmo ao telefone, o desmazelo é perceptível.


Dicas para quem pretende trabalhar em Home Office:

  1. Faça uma autoavaliação: Você tem a disciplina necessária, não dispersa com facilidade, é organizado, cumpre prazos e sabe estabelecer metas?
  2. Pesquise sobre seu ramo de atividade, a região e o mercado onde você está inserido.
  3. Se você é o colaborar de uma empresa, tem interesse nesta modalidade de trabalho, se informe há a possibilidade de desempenhar suas funções remotamente.
  4. Elabore um plano de trabalho diário, seus compromissos, agenda e horários.
  5. Evite as tentações dos ambientes não convencionais, tais como a TV, geladeira, uma ida ao shopping ou um drink com amigos em meio ao seu “expediente”. Programe-se.
  6. Se optar por trabalhar em casa, crie um ambiente agradável, dinâmico e profissional, livre de interrupções, ruídos dos demais moradores. Adapte um espaço para esta finalidade.
No Brasil, o Home Office tem se popularizado, sendo mais comum em grandes cidades. Porém, muitos países já adotam este conceito há muito tempo, tais como os Estados Unidos e Inglaterra, que viram um aumento no rendimento de seus profissionais que optaram por uma estrutura mais enxuta.


Quer saber mais? Acesse:




Bacharel em Ciências Contábeis



Nenhum comentário:

Postar um comentário


Nossos Parceiros