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A Importância da Precificação e do Conhecimento Financeiro

O mundo moderno com concorrências globalizadas trouxe uma necessidade para o mundo empresarial, a profissionalização das empresas de qualquer porte e em especial de seus administradores. Tais conhecimentos são os princípios essenciais da Administração: Prever, Planejar, Organizar, Coordenar e Controlar, que não há mudanças profundas entre grandes empresas e pequenos empreendedores requerendo somente os conhecimentos teóricos. Hoje não é possível se arriscar abrindo seu negócio ou administrar empresas apenas com o conhecimento empírico (sem teoria), mas para atingir um desempenho eficiente é necessário utilizar as teorias e a área financeira merece um destaque especial.
Todo empresário a qual constitui seu negócio tem a intenção de que este possa lhe gerar riquezas ao decorrer do tempo, e uma boa organização juntamente com planejamento financeiro é essencial para isto, pois, a administração financeira é responsável pela sustentação do empreendimento por ser incumbida de ampliar os retornos ao empresário que pode remunerar melhor aos seus colaboradores, ou melhor, considere-os como seus sócios para maximizar os retornos.

Existem vários cálculos financeiros gerenciais que constituem um dos principais pilares do sucesso ou talvez o maior pilar para que as empresas cresçam e sobrevivam. Os empresários precisam ter esta visão de desempenho e de rentabilidade desses empreendimentos, pois podem remunerar melhor seus colaboradores/ ‘sócios’, motivando-os, e por isso deve buscar os conhecimentos básicos para uma gestão mais eficiente, contar com um bom gerente financeiro e ou contratar uma consultoria. Gitman grande estudioso de administração financeira diz que para se tornar um bom administrador é preciso fazer um curso de finanças.
Quando pensamos em margem de lucro é importante saber que existe o lucro contábil (apurado pelo setor contábil e atendendo a lei), lucro financeiro que está ligada diretamente a fluxo de entrada de recursos (receitas) e as saídas (despesas) na administração financeira. Também se faz necessário explicar que há ainda o “lucro contributivo” de cada produto para alcançar o resultado de lucro desejado. O lucro contributivo é conhecido no campo teórico como mark-up, ou seja, um índice de ganho desejado que será aplicado no custo do produto para auxiliar na obtenção do lucro final, e no campo empírico (sem base teórica) ‘margem de lucro’. Existem duas maneiras de aplicar este índice (mark-up) considerando que uma é a empírica e a outra mais adequada a teórica com dois métodos a divisão (por baixo) e a multiplicativa. Explicarei a precificação pelo Mark-up teórico multiplicativa, e comparar com a visão simplista ou empírica de pessoas que não contam com as teorias de administração financeira observem:
Um empresário que adquiriu um produto por 10,00 e deseja ter um lucro sobre este produto de 100%, na visão empírica a qual eu também possuía antes de minha formação, faria o seguinte cálculo como convivi e aprendi, e ainda é muito comum:
10,00 + 100% = 20,00 preço de venda, ou seja, estou ‘lucrando 100%’ desconsideremos os impostos para entender apenas a precificação, depois incluir impostos é outra parte que não tratarei neste momento.
 Bem esse método teórico conhecido como mark-up multiplicador, porém o aprendi com a experiência de cursos técnicos, faculdade e pós graduação, me expandiram os horizontes e acredito que seja a maneira mais adequada, veja a sensível diferença, trabalharei com uma margem de 60% vejamos:
100 / 40 = 2,5 logo 10,00 x 2,5 = 25,00 percebam a diferença que o cálculo pode causar no caixa de sua empresa, é claro que outros fatores precisam ser observados se este preço será aceito pelo mercado? Posso oferecer um diferencial para o cliente com este ganho a mais! Poderei remunerar melhor meus funcionários! Terei um retorno maior! Sucesso e bons negócios!


Contato: (12)98125-4897/ 98828-0136


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