O
mundo moderno com concorrências globalizadas trouxe uma necessidade para o
mundo empresarial, a profissionalização das empresas de qualquer porte e em
especial de seus administradores. Tais conhecimentos são os princípios
essenciais da Administração: Prever, Planejar, Organizar, Coordenar e Controlar,
que não há mudanças profundas entre grandes empresas e pequenos empreendedores requerendo
somente os conhecimentos teóricos. Hoje não é possível se arriscar abrindo seu
negócio ou administrar empresas apenas com o conhecimento empírico (sem teoria),
mas para atingir um desempenho eficiente é necessário utilizar as teorias e a
área financeira merece um destaque especial.
Todo empresário a qual constitui seu negócio tem a intenção de que este
possa lhe gerar riquezas ao decorrer do tempo, e uma boa organização juntamente
com planejamento financeiro é essencial para isto, pois, a administração
financeira é responsável pela sustentação do empreendimento por ser incumbida
de ampliar os retornos ao empresário que pode remunerar melhor aos seus
colaboradores, ou melhor, considere-os como seus sócios para maximizar os
retornos.
Existem
vários cálculos financeiros gerenciais que constituem um dos principais pilares
do sucesso ou talvez o maior pilar para que as empresas cresçam e sobrevivam.
Os empresários precisam ter esta visão de desempenho e de rentabilidade desses
empreendimentos, pois podem remunerar melhor seus colaboradores/ ‘sócios’, motivando-os,
e por isso deve buscar os conhecimentos básicos para uma gestão mais eficiente,
contar com um bom gerente financeiro e ou contratar uma consultoria. Gitman
grande estudioso de administração
financeira diz que para se tornar um bom administrador é preciso
fazer um curso de finanças.
Quando
pensamos em margem de lucro é importante saber que existe o lucro contábil
(apurado pelo setor contábil e atendendo a lei), lucro financeiro que está
ligada diretamente a fluxo de entrada de recursos (receitas) e as saídas
(despesas) na administração
financeira. Também se faz necessário explicar que há ainda o “lucro
contributivo” de cada produto para alcançar o resultado de
lucro desejado. O lucro contributivo é conhecido no campo teórico como mark-up, ou seja, um índice de ganho
desejado que será aplicado no custo do produto para auxiliar na obtenção do
lucro final, e no campo empírico (sem base teórica) ‘margem de lucro’. Existem
duas maneiras de aplicar este índice (mark-up)
considerando que uma é a empírica e a outra mais adequada a teórica com dois
métodos a divisão (por baixo) e a multiplicativa. Explicarei a precificação
pelo Mark-up teórico multiplicativa, e
comparar com a visão simplista ou empírica de pessoas que não contam com as
teorias de administração financeira observem:
Um empresário que adquiriu um produto por 10,00 e deseja ter um lucro
sobre este produto de 100%, na visão empírica a qual eu também possuía antes de
minha formação, faria o seguinte cálculo como convivi e aprendi, e ainda é
muito comum:
10,00 + 100% = 20,00 preço de venda, ou seja,
estou ‘lucrando 100%’ desconsideremos os impostos para entender apenas a
precificação, depois incluir impostos é outra parte que não tratarei neste
momento.
Bem esse
método teórico conhecido como mark-up
multiplicador, porém o aprendi com a experiência de cursos técnicos, faculdade
e pós graduação, me expandiram os horizontes e acredito que seja a maneira mais
adequada, veja a sensível diferença, trabalharei com uma margem de 60% vejamos:
100 /
40 = 2,5 logo 10,00 x 2,5 = 25,00 percebam a diferença que o cálculo pode
causar no caixa de sua empresa, é claro que outros fatores precisam ser observados
se este preço será aceito pelo
mercado? Posso oferecer um diferencial para o cliente com este ganho a mais! Poderei
remunerar melhor meus funcionários! Terei um retorno maior! Sucesso e bons
negócios!
Contato: (12)98125-4897/ 98828-0136
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