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REDES SOCIAIS: Qual a sua Importância para as Empresas ?


Vivemos na era digital, onde mais de 3,2 bilhões de pessoas tem acesso à internet, segundo a UIT (União Internacional das Telecomunicações), órgão ligado a ONU – isso é equivalente a 40% da população mundial.
Independentemente do tamanho de sua empresa um fator é preponderante entre os profissionais especialistas em comunicação e estratégias de comunicação: as mídias sociais são de essencial importância para empresas de qualquer segmento.
Uma das principais questões que envolve essa realidade é o fato de muitas empresas acreditarem que basta só estar presente na rede está ótimo. Que não há necessidade de um acompanhamento, gerenciamento e geração de conteúdo eficaz e relevante, pertinentes com o universo da marca, então, o que era para ser um ponto positivo na reputação da marca pode se tornar negativo tudo isso devido as redes sociais  exigirem de seus membros um dinamismo excepcional simplesmente por que não basta estar nelas, é preciso fazer parte desse mundo digital o que significa entende-lo e atualizar-se constantemente, tanto seus conhecimentos sobre o público alvo que faz parte dela quanto seu perfil, para que o seu cliente esteja cada vez mais próximo de sua marca. Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, Google+, Pinterest, blogs… No cenário atual, é indiscutível a influência dos canais virtuais de comunicação social. Para se ter uma ideia, aqui no Brasil, as pessoas passam, em média, oito horas por mês conectadas às redes sociais.
Mas qual a real importância da sua empresa ter uma página no Facebook, no Google+ ou uma conta no Twitter, Linkedin e etc?
Um estudo realizado pela Allin1Social na rede social que mais se consolidou levantou os dados mais recentes do Facebook no Brasil.
Os usuários brasileiros já somam 72 milhões de pessoas o que equivale a 7,3% dos usuários totais, e é o segundo país no ranking mundial, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. O mesmo estudo também apontou que o grupo mais popular, com 84,5% do total, são usuários acima de 18 anos.
No Twitter o Brasil também ocupa a segunda posição do ranking mundial que possui um total de 200 milhões de usuários. Já no Google Plus o Brasil fica em terceiro lugar, estando atrás apenas de Estados Unidos e Índia.
Um estudo de janeiro de 2016 mostra como o brasileiro está conectado a esses canais. São 103 milhões de contas ativas nas redes sociais e 88 milhões de conexões via aplicativos de rede social média para dispositivos móveis. E a tendência é que esses números cresçam.
Ou seja, a resposta é simples: Porque é lá que seus clientes estão!
As páginas das empresas nas redes sociais não servem simplesmente como uma vitrine, onde os produtos e serviços são expostos e nada mais acontece. Elas estão servindo como referência para os consumidores saberem se utilizam ou não o que você está oferecendo.
Antes de sair de casa ou frequentar lugares pela primeira vez como restaurantes, hotéis, pet shops, cabelereiros e bares, muitas pessoas pesquisam opiniões na web sobre os serviços e atendimento prestados. Também se tornou comum a busca de informações como endereço, telefone e site, dentro da própria página da empresa, por ser mais cômodo para o usuário que já está na rede social procurar lá mesmo.
Contudo as redes sociais estreitam o relacionamento entre cliente e empresa, sendo que diversos consumidores preferem postar uma mensagem nas mídias a entrar em contato com o SAC da organização. Estar próximo ao cliente contribui para a resolução de problemas que possam vir a ocorrer, sem que estes tomem proporções maiores. Lembrando que o modo como as mídias são utilizadas podem definir o seu sucesso ou o seu fracasso.

Outra questão super importante: Como lidar com esse usuário proativo, que se manifesta positivamente e negativamente expondo sua opinião para outros potenciais consumidores? Surge então a necessidade das empresas serem extremamente transparentes e oferecerem um serviço compatível com a necessidade de seu público, pois é importante salientar que: As redes sociais abrem espaço para um consumidor ativo, e os mesmos meios que podem ajudar a fortalecer a marca podem também ofuscá-la. Pois é, o boca a boca ganhou força. O importante é passar uma boa imagem da marca, transmitir conteúdo relevante, atingir o público-alvo e, principalmente, saber lidar com o consumidor insatisfeito. Para tanto, como tudo no mundo Business, para que dê tudo certo é necessário planejamento e estratégias.



Marcio Carvalho



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