Vivemos na era digital, onde mais de 3,2
bilhões de pessoas tem acesso à internet, segundo a UIT (União Internacional das
Telecomunicações), órgão ligado a ONU – isso é equivalente a 40%
da população mundial.
Independentemente do tamanho de sua empresa um
fator é preponderante entre os profissionais especialistas em comunicação e
estratégias de comunicação: as mídias sociais são de essencial importância
para empresas de qualquer segmento.
Uma das principais questões que envolve essa
realidade é o fato de muitas empresas acreditarem que basta só estar presente
na rede está ótimo. Que não há necessidade de um
acompanhamento, gerenciamento e geração de conteúdo eficaz e
relevante, pertinentes com o universo da marca, então, o que era para ser um
ponto positivo na reputação da marca pode se tornar negativo tudo isso devido
as redes sociais exigirem de seus
membros um dinamismo excepcional simplesmente por que não basta estar nelas, é
preciso fazer parte desse mundo digital o que significa entende-lo e
atualizar-se constantemente, tanto seus conhecimentos sobre o público alvo que
faz parte dela quanto seu perfil, para que o seu cliente esteja cada vez mais
próximo de sua marca. Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, Google+,
Pinterest, blogs… No cenário atual, é indiscutível a influência dos canais
virtuais de comunicação social. Para se ter uma ideia, aqui no Brasil, as
pessoas passam, em média, oito horas por mês conectadas às redes sociais.
Mas qual a real importância da sua empresa ter
uma página no Facebook, no Google+ ou uma conta no Twitter, Linkedin e etc?
Um estudo realizado pela Allin1Social na rede
social que mais se consolidou levantou os dados mais recentes do Facebook no
Brasil.
Os usuários brasileiros já somam 72 milhões de
pessoas o que equivale a 7,3% dos usuários totais, e é o segundo país no
ranking mundial, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. O mesmo estudo também
apontou que o grupo mais popular, com 84,5% do total, são usuários acima de 18
anos.
No Twitter o Brasil também ocupa a segunda
posição do ranking mundial que possui um total de 200 milhões de usuários. Já
no Google Plus o Brasil fica em terceiro lugar, estando atrás apenas de Estados
Unidos e Índia.
Um estudo de janeiro de 2016 mostra
como o brasileiro está conectado a esses canais. São 103 milhões de contas
ativas nas redes sociais e 88 milhões de conexões via aplicativos de rede social
média para dispositivos móveis. E a tendência é que esses números cresçam.
Ou seja, a resposta é simples: Porque é lá que
seus clientes estão!
As páginas das empresas nas redes sociais não
servem simplesmente como uma vitrine, onde os produtos e serviços são expostos
e nada mais acontece. Elas estão servindo como referência para os consumidores
saberem se utilizam ou não o que você está oferecendo.
Antes de sair de casa ou frequentar lugares
pela primeira vez como restaurantes, hotéis, pet shops, cabelereiros e bares,
muitas pessoas pesquisam opiniões na web sobre os serviços e atendimento
prestados. Também se tornou comum a busca de informações como endereço,
telefone e site, dentro da própria página da empresa, por ser mais cômodo para
o usuário que já está na rede social procurar lá mesmo.
Contudo as redes sociais estreitam o
relacionamento entre cliente e empresa, sendo que diversos consumidores
preferem postar uma mensagem nas mídias a entrar em contato com o SAC da
organização. Estar próximo ao cliente contribui para a resolução de problemas
que possam vir a ocorrer, sem que estes tomem proporções maiores. Lembrando que
o modo como as mídias são utilizadas podem definir o seu sucesso ou o seu
fracasso.
Outra questão super importante: Como lidar com
esse usuário proativo, que se manifesta positivamente e negativamente expondo
sua opinião para outros potenciais consumidores? Surge então a necessidade das
empresas serem extremamente transparentes e oferecerem um serviço compatível
com a necessidade de seu público, pois é importante salientar que: As redes
sociais abrem espaço para um consumidor ativo, e os mesmos meios que podem
ajudar a fortalecer a marca podem também ofuscá-la. Pois é, o boca a boca ganhou
força. O importante é passar uma boa imagem da marca, transmitir conteúdo
relevante, atingir o público-alvo e, principalmente, saber lidar com o
consumidor insatisfeito. Para tanto, como tudo no mundo Business, para que dê tudo
certo é necessário planejamento e estratégias.
Marcio Carvalho
Marcio Carvalho
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