Estamos vivendo em um mundo onde o consumismo já se tornou algo habtiual entre praticamente a
grande maioria da população, onde comprar e vender se tornou necessidade,
necessidade sim ! E cada vez mais o fator que movimenta toda economia de
um país, nação e até mesmo do mundo. Impulsionados pela velocidade com que os
resultados precisam ser gerados e as metas necessitam ser batidas
muitas empresas, de micro a grandes organizações motivadas pelos números de
seu faturamento acreditam que apenas vender trará o sucesso duradouro aos seus
negócios se esquecendo de que a qualidade é satisfação de seus produtos e
serviços frente a concorrência irá atrair, cultivará e fidelizará quem
verdadeiramente é o patrão de qualquer empresa: O cliente! Pois é ele que trará
sucesso e longevidade aos negócios simplesmente por que os clientes consideram
a Qualidade o primeiro argumento para a aquisição de um bem ou serviço.
A
Qualidade e satisfação deles, hoje em dia deixou de ser um fator de competitividade
e evoluiu para algo essencial para sobrevivência de qualquer organização, pois
um produto ou serviço de qualidade além de significar um cliente
satisfeito, faz com que o mesmo se torne fiel e um grande propagador de sua
marca.
Sabe
aquele ditado que diz: - A melhor propaganda é a boca a boca. Pois é, hoje esse
ditado não só ganhou força, mas também dimensões imensuráveis, com o avanço
tecnológico e principalmente com as redes sociais tudo ficou a distância e a
velocidade de um clique, do elogio a uma crítica. Se há alguns anos um cliente
insatisfeito só promovia negativamente seu negócio entre seu círculo
social, hoje, este efeito pode ser devastador!
Um
comentário negativo feito em uma rede social pode viralizar em
questão de horas e trazer danos à imagem de seu negócio. A situação é ainda
mais grave quando lembramos que é muito mais fácil e barato manter sua
reputação intacta do que ter que reparar danos causados por clientes
insatisfeitos.
As
empresas que entendem todo esse contexto e compreendem que para um cliente aquele
produto que será adquirido ou serviço que será prestado significa a realização
de um sonho, um investimento ou até mesmo através de seus benefícios gera
qualidade de vida direta ou indireta a ele, tais empresas vem procurando investir cada vez
mais no conhecimento e satisfação desse patrão que hoje tem uma
infinidade de informações sobre o produto, serviço e até sobre o produto de sua
concorrência, ali na mesma velocidade de um click, o que faz
com que cada vez mais ele além de ter certeza do que realmente deseja, tem
também certeza do que realmente espera e aceita em um produto ou serviço.
Sem
sombra de dúvidas agradar e manter todos os clientes satisfeitos nunca foi, não
é, e nunca será uma tarefa fácil, porem diante de uma economia incerta
onde a sobrevivência de uma organização não está somente ligada a venda direta,
mas também na satisfação, manutenção e fidelização de seus clientes que pode diretamente
elevar sua marca,se torna cada vez mais um fator competitivo e um
diferencial extremamente significante para o sucesso das organizações e a
manutenção de seu capital. Com isso fica a pergunta: Vale ou não a pena manter
esse patrão sempre satisfeito?
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