Atualmente, são lançados no mercado tantos produtos novos que aquilo que compramos hoje em pouco tempo se torna obsoleto. Muitas vezes, novos modelos nem trazem aperfeiçoamentos significativos. Outras vezes, um novo produto se apresenta excessivamente automatizado, sem que haja uma real necessidade. Assim, há vezes em que, depois de usar por algum tempo o modelo novo, achamos que o antigo era melhor.
Alguns produtos, todavia, são inteiramente novidades. Por exemplo, num momento escrevo este artigo utilizando um processador de texto que digita tanto as letras de origem chinesa ( os ideogramas kandi) como as japonesas (kana). É uma máquina totalmente nova, que nunca existiu antes e tem grande utilidade e eficiência. Na maioria das vezes, porém, achamos melhor usar produtos aos quais já estamos acostumados de longa data, em vez de trocá-los constantemente por modelos novos.
Um fabricante deve dedicar-se a produzir artigos de alta qualidade e de máxima durabilidade. Atualmente, os artigos japoneses são famosos no exterior por sua qualidade, e não tanto pelo preço. Eles merecem confiança de todos e um dos motivos é a excelente assistência técnica. É evidente que tais sucessos se devem à postura mental dos que responsáveis. A criação de um produto novo exige extraordinária dedicação e idealismo, que posteriormente devem ser estendidos à assistência técnica.
Isso aconteceu no lançamento do processador de texto. Como a máquina que uso pertence à fase inicial da produção, no inicio ela apresentou pequenas falhas de funcionamento. Mas os técnicos vieram prontamente para trocar as peças e levaram as defeituosas, provavelmente para estudar suas falhas e promover aperfeiçoamentos. É a repetição desse esforço que irá frutificar mais tarde, oferecendo embasamento à produção de novos artigos.
Essa postura mental com as máquinas deve ser a mesma diante da organização de pessoas. A disposição mental dos responsáveis é que cria e mantém o alto padrão de um sistema. É preciso sentir alegria e grande satisfação, incumbir-se do constante melhoramento de um produto, por menor que ele seja, e oferecer permanente assistência técnica. Jamais uma organização prosperará se o responsável permanecer agarrado ao cargo, como se disfrutasse de um título honorífico, sem qualquer entusiasmo para introduzir mudanças e melhoramentos. É necessário investir permanente o amor, a sabedoria e a dedicação que o ser humano já traz dentro de si, para que uma organização prospere.
Fonte: do original em japonês: Sakaeru Hitobito no Tame ni. Tradução: Aos que Buscam a Prosperidade.
Taniguchi, Seicho; Aos que Buscam a Prosperidade; 5. ed. rev.. São Paulo, 2014.
Pesquise mais Matérias
ATITUDE MENTAL AO LANÇAR UM NOVO PRODUTO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário