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O velho e seu Jardim: A IMPORTÂNCIA DO PENSAMENTO ESTRATÉGICO PARA A LIDERANÇA

 Esta é uma história que demonstra bem as vantagens de um pensamento estratégico.
Um velho vivia sozinho em Minnesota. Ele queria cavar seu jardim, mas era um trabalho muito pesado. Seu único filho, que normalmente o ajudava, estava na prisão. O velho então escreveu a seguinte carta ao filho, reclamando de seu problema:
"Querido Filho, estou triste porque, ao que parece, não vou poder plantar meu jardim este ano. Detesto não poder fazê-lo porque sua mãe sempre adorava a época do plantio depois do inverno. Mas eu estou velho demais para cavar a terra. Se você estivesse aqui, eu não teria esse problema, mas sei que você não pode me ajudar com o jardim, pois está na prisão. Com amor, Papai”.
Pouco depois o pai recebeu o seguinte telegrama:
"Pelo Amor de Deus, papai, não escave o jardim! Foi lá que eu escondi os corpos”.
As quatro da manhã do dia seguinte, uma dúzia de agentes do FBI e policiais apareceram e cavaram o jardim inteiro, sem encontrar nenhum corpo. Confuso, o velho escreveu uma carta para o filho contando o que acontecera.
O filho respondeu:
"Pode plantar seu jardim agora, papai. Isso é o máximo que eu posso fazer no momento”.
Pensamento estratégico é a capacidade de um profissional de raciocinar de forma conectiva, isto é, de enxergar pontos de interação entre fatos, culturas e realidades distintas na relação empresa-mercado. Esse tipo de pensamento pode ser observado no modus operandi (modo de operação) do gestor: se mais aberto, de largos horizontes e visão de médio-longo prazo, maior tende a ser a sua capacidade de pensar estrategicamente; ou se fechado, inseguro e de raciocínio voltado apenas para o curto prazo, menor é a tendência a esse tipo de elaboração mental.  O estrategista procura alinhar os desafios de hoje com uma perspectiva de futuro, a partir de uma visão sistêmica da organização.
A diferença entre líderes estratégicos e gerentes operacionais tornou-se um tema comum no mundo corporativo devido à expansão do número de empresas competindo de modo global. Quanto mais a tecnologia derruba barreiras à interação humana, mais os atributos pessoais fazem a diferença na gestão das empresas e de seus processos internos. Há tempos o concorrente deixou de estar na outra esquina para estar em qualquer lugar do mundo, as pessoas – funcionários e clientes – estão mais críticas, o valor dos conceitos permeia as relações humanas e empresariais. Por exemplo, ano após ano sobe o número de queixas nos órgãos de defesa do consumidor sobre a qualidade dos produtos e serviços das empresas, não porque essa qualidade caiu, mas simplesmente porque não acompanhou o ritmo de crescimento da exigência dos clientes. O pensamento do líder precisa estar atento a estas realidades.
A clareza de raciocínio para tomar decisões estratégicas de maior relevância exige do gestor a observação das tendências de seu cenário setorial e suas relações com o microambiente organizacional. O pensamento estratégico aplicado a cada decisão leva o líder a refletir nos desdobramentos a médio-longo prazo e em como operacionalizar tais decisões. Infelizmente essa competência não é a mais comum no mercado.
Antes de querer respostas é preciso aprender a fazer as perguntas certas. Essa é a essência do pensamento estratégico. Questionar nos permite interpretar cenários, conjugar recursos, identificar o ponto nevrálgico de cada questão. Essa habilidade só se desenvolve exercitando a análise sobre causas e efeitos, ao mesmo tempo em que nos leva a superar a passividade mental das pessoas acostumadas a esperar as coisas prontas, mastigadas. A criticidade sadia, lúcida e sistêmica, fruto dessa reflexão, facilita a identificação de novas oportunidades, a partir da observação das tendências de mudança decorrentes das inovações tecnológicas e seus reflexos sobre o comportamento humano, e aproveitá-las de maneira positiva com o uso das competências organizacionais.
O bom líder auxilia a construção mental do grupo na busca por soluções atuais e possibilidades futuras, uma técnica a ser aprimorada constantemente de modo a fortalecer a autoridade moral proveniente do respeito pautado em ações e não em palavras. O pensamento capaz de expandir o pensamento dos outros é o diferencial do líder. É justamente o pensar estratégico que leva o administrador a uma gestão mais produtiva e capaz de fazer diferença.

Gerenciamento é substituir músculos por pensamentos, folclore e superstição por conhecimento, e força por cooperação.” ― Peter Drucker


Bacharel em ADM. de Empresas
MBA Gestão de Pessoas
MBA Gestão Industrial

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