KPI
é a sigla para o termo em inglês Key Performance Indicator, que significa
indicador-chave de Desempenho. Esse indicador é utilizado para medir o
desempenho dos processos de uma empresa e, com essas informações, colaborar
para que alcance seus objetivos.
Trata-se de uma técnica muito utilizada por executivos e lideres em suas gestões, pois possibilita que comuniquem o desenvolvimento da empresa
aos demais colaboradores que estão abaixo deles em um nível hierárquico.
No
mundo empresarial, os KPIs são medidas quantificáveis para compreender se os
objetivos estão sendo atingidos. Consequentemente, esses indicadores determinam
se é preciso tomar atitudes diferentes que melhorem os resultados atuais. Os
indicadores-chave de desempenho só devem ser alterados se os objetivos
primários de uma empresa também sofrer alteração.
Alguns exemplos concretos de KPI são:
Time to Market - Corresponde ao tempo de lançamento de um produto, que começa com
a idealização do conceito e termina quando está disponível para venda.
Lead Time - Consiste no tempo de duração de um determinado processo.
Stock Out - Indica quantas vezes ou quantos dias um determinado produto em estoque chega ao saldo zero.
Lead Time - Consiste no tempo de duração de um determinado processo.
Stock Out - Indica quantas vezes ou quantos dias um determinado produto em estoque chega ao saldo zero.
Market Share - Fatia de mercado que um determinado produto conquistou durante
um determinado período de tempo.
Produtividade Homem/hora - Número de unidades produzidas por cada indivíduo que trabalha na
empresa.
Ociosidade - % de tempo que uma equipe, unidade de construção ou máquina
ficam sem produzir.
Giro de Estoque - Consumo(Saídas) / Saldo Médio de estoque.
Por
meio dos KPIs, todos os funcionários conhecem e tornam-se envolvidos na missão
da corporação, a fim de alinhar os esforços em torno das estratégias
estabelecidas por seus superiores.
Com eles, os líderes também se baseiam para
analisar e decidir sobre uma mudança de atuação, caso os números apontem para
um cenário abaixo do esperado. Porem Um dos grandes desafios para a construção de um KPI é a definição da
meta a ser alcançada. Para tanto, o gestor precisa saber exatamente aonde quer
chegar e quais são os passos necessários para se atingir esse objetivo. Muitas
organizações relativamente grandes e que possuem negócios complexos, principalmente
no Brasil, surpreendentemente ainda são bastante amadoras quanto a uma
definição precisa dos objetivos a serem alcançados, os passos necessários para
alcançá-los e a forma de acompanhar essas informações (planilhas, dashboards ou software).
Um dos grandes
erros das empresas é a utilização de grande esforço para atividades que não são
relevantes ao seu core business (Parte
central de um Negócio ). E esse erro também se reflete nos objetivos dos indicadores de
performance que acabam se distanciando cada vez mais dos objetivos estratégicos
das organizações.
Além disso,
muitas vezes os indicadores de cada área não estão ligados aos objetivos
estratégicos das organizações, definidos por meio do BSC (Balanced Scorecard),
por exemplo.
Para se definir os objetivos dos KPIs, além da data e de onde se
quer chegar, é preciso utilizar algum tipo de metodologia. Uma metodologia de
definição de objetivos é chamada SMART – specific, measurable, attainable, relevante time-bound. Na tradução para o
português: específico, mensurável, atingível, relevante e temporizável.
Exemplo de objetivo: aumentar o ticket médio por cliente em 35%, mensurado por meio de software financeiro, em um prazo de 2 anos.
(S) Específico: ticket médio por cliente;
(M) Mensurável: medido por meio de
software financeiro;
(A). Atingível: lançamento de novos
benefícios para agregar valor ao produto/serviço;
(R) Relevante: o aumento do ticket médio permite maior saúde financeira par a empresa;
(T) Temporizável: durante um ano.
(R) Relevante: o aumento do ticket médio permite maior saúde financeira par a empresa;
(T) Temporizável: durante um ano.
Os KPIs são
importantes porque oferecem um diagnóstico da empresa para se posicionar melhor
no mercado que, por ser dinâmico, apresenta sempre novos desafios. Tê-las sobre
a mira é importante para comparar processos e, então, saber o que se espera de
resultados.
Afinal, quando
se mantém os olhos em determinados pontos no horizonte, fica mais fácil não se
perder no percurso até lá.
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