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Quanto uma empresa perde quando não valoriza sua mão de obra?


Motivação sem sombra de dúvidas é o que nos move, nos impulsiona e faz com que superemos nossos limites.
Essa pequena frase já não é mais novidade no meio empresarial e tão pouco todos nós sabemos que é basicamente um mantra para gestão de pessoas. Para manter a competitividade em um mercado que se renova todos os dias, as empresas precisam estar atentas às práticas que podem auxiliar no alcance dos objetivos. É aqui que entra a importância da valorização do funcionário.
Os principais agentes responsáveis pelo alcance desses resultados são os colaboradores. Funcionários felizes e motivados produzem mais e melhor, além de serem mais comprometidos.
Porém quando pensamos na motivação como algo individual para cada pessoa podendo o não ser de forma coletiva temos que buscar uma fórmula que equalize e deixe os resultados balanceados.
Você deve estar se perguntando, mas o que você quer dizer com isso Márcio?  
Uma pessoa pode se motivar por N coisas individualmente ou em conjunto, porém se ela não se sente valorizada por sua mão de obra, intelectualidade, profissionalismo ou comprometimento dificilmente ela se motiva a entregar resultados diferenciados.
Tudo isso por que somos movidos a recompensa seja ela emocional, financeira ou material.
Baixa remuneração é uma das principais causas pelas quais os bons profissionais abandonam as empresas em busca de melhores oportunidades.
O salário que sua empresa paga aos funcionários é suficiente para atender às necessidades de sobrevivência deles? Está de acordo com os níveis do mercado? Está alinhado com o escopo do trabalho que o funcionário desenvolve na empresa?
Funcionários associam boa remuneração a reconhecimento de forma automática. Se a empresa não paga bem, entende-se que ela não valoriza seus colaboradores.
Como veremos adiante, salário não é a única forma de fazer com que seus funcionários se sintam estimados. Porém, ainda é um dos atributos mais atrativos para os bons profissionais se manterem interessados em trabalhar em uma  empresa.
Embora boa remuneração seja imprescindível, não cometa o erro de pensar que encher o bolso dos seus funcionários de dinheiro é suficiente para passar a mensagem de que sua empresa valoriza os colaboradores.
Em muitos casos, os salários que a empresa oferece já são atrativos, mas os funcionários sentem falta de outros incentivos. É diante desta necessidade que os benefícios podem se apresentar como uma ótima solução complementar.
No esforço empreendido para valorizar funcionários e reter talentos, os benefícios podem ser até mais importantes do que a remuneração propriamente dita.
Empresas que oferecem benefícios, desde os mais básicos, como plano de saúde, odontológico e auxílio-creche, até os mais incomuns, como vale-cultura, convênios com instituições de ensino e prêmio-férias, são vistas como mais humanas e mais sensíveis às necessidades dos seus funcionários. oferecer remuneração compatível com o mercado e benefícios que agreguem valor à percepção de valorização do funcionário.
Porém, se sua empresa faz tudo isso sem a preocupação de reconhecer as boas práticas e os bons resultados que seus funcionários entregam, todo o esforço e dinheiro investidos podem não gerar o resultado desejado.
Utilize as avaliações de desempenho para acompanhar o desenvolvimento dos seus colaboradores. Valorize o bom desempenho. Funcionários reconhecidos se sentem mais motivados a continuar entregando bons resultados.
Como já mencionei anteriormente em outros artigos o capital humano é o ativo que gera resultados direto para as organizações independentemente do tamanho, formato ou seguimento de uma empresa. Reconhecer e valorizar esse capital, motiva, potencializa e maximiza esses resultados. Afinal o capital humano é a principal peça de um imenso quebra cabeça chamado resultado e quando não é dado o valor real a ela, ou simplesmente ela é menosprezada ele pode optar por não contribuir de forma motivada para que a empresa a qual ele está inserido gere resultados diferenciados impactando diretamente, no clima, cultura e desenvolvimento organizacional.
 Agora imagine essa peça importante fazendo parte do quebra cabeça chamado Resultado em um concorrente simplesmente porque ele valoriza o talento, esforço e a entrega de seus funcionários.
Reter talentos não é uma tarefa fácil. Exige esforço, investimento, acompanhamento constante do mercado e uma boa estratégia de gestão de recursos humanos. Porém, os benefícios são inúmeros para a empresa e para o colaborador.
A valorização do funcionário é essencial para que sua empresa possa garantir um ambiente de trabalho favorável ao desenvolvimento, cheio de bons profissionais dando suporte à empresa na busca pelo alcance das metas e objetivos.
Se uma empresa foca apenas em resultados, sem perceber que quem traz os resultados são as pessoas, dificilmente o sucesso vai ser pleno e duradouro.







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