Motivação sem sombra de dúvidas é o que nos
move, nos impulsiona e faz com que superemos nossos limites.
Essa pequena frase já não é mais novidade no
meio empresarial e tão pouco todos nós sabemos que é basicamente um mantra para
gestão de pessoas. Para manter a competitividade em um mercado que se
renova todos os dias, as empresas precisam estar atentas às práticas que podem
auxiliar no alcance dos objetivos. É aqui que entra a importância da
valorização do funcionário.
Os principais agentes responsáveis pelo alcance
desses resultados são os colaboradores. Funcionários felizes e motivados
produzem mais e melhor, além de serem mais comprometidos.
Porém quando pensamos na motivação como algo
individual para cada pessoa podendo o não ser de forma coletiva temos que
buscar uma fórmula que equalize e deixe os resultados balanceados.
Você deve estar se perguntando, mas o que você
quer dizer com isso Márcio?
Uma pessoa pode se motivar por N coisas
individualmente ou em conjunto, porém se ela não se sente valorizada por sua
mão de obra, intelectualidade, profissionalismo ou comprometimento dificilmente
ela se motiva a entregar resultados diferenciados.
Tudo isso por que somos movidos a recompensa
seja ela emocional, financeira ou material.
Baixa
remuneração é uma das principais causas pelas quais os bons profissionais
abandonam as empresas em busca de melhores oportunidades.
O
salário que sua empresa paga aos funcionários é suficiente para atender às
necessidades de sobrevivência deles? Está de acordo com os níveis do mercado?
Está alinhado com o escopo do trabalho que o funcionário desenvolve na empresa?
Funcionários
associam boa remuneração a reconhecimento de forma automática. Se a empresa não
paga bem, entende-se que ela não valoriza seus colaboradores.
Como
veremos adiante, salário não é a única forma de fazer com que seus funcionários
se sintam estimados. Porém, ainda é um dos atributos mais atrativos para
os bons profissionais se manterem interessados em trabalhar em uma empresa.
Embora boa
remuneração seja imprescindível, não cometa o erro de pensar que encher o bolso
dos seus funcionários de dinheiro é suficiente para passar a mensagem de que
sua empresa valoriza os colaboradores.
Em
muitos casos, os salários que a empresa oferece já são atrativos, mas os
funcionários sentem falta de outros incentivos. É diante desta necessidade
que os benefícios podem se apresentar como uma ótima solução complementar.
No
esforço empreendido para valorizar funcionários e reter talentos, os benefícios
podem ser até mais importantes do que a remuneração propriamente dita.
Empresas
que oferecem benefícios, desde os mais básicos, como plano de saúde,
odontológico e auxílio-creche, até os mais incomuns, como vale-cultura,
convênios com instituições de ensino e prêmio-férias, são vistas como mais
humanas e mais sensíveis às necessidades dos seus funcionários. oferecer
remuneração compatível com o mercado e benefícios que agreguem valor à
percepção de valorização do funcionário.
Porém,
se sua empresa faz tudo isso sem a preocupação de reconhecer as boas práticas e
os bons resultados que seus funcionários entregam, todo o esforço e dinheiro
investidos podem não gerar o resultado desejado.
Utilize
as avaliações de
desempenho para acompanhar o desenvolvimento dos seus
colaboradores. Valorize o bom desempenho. Funcionários reconhecidos se
sentem mais motivados a continuar entregando bons resultados.
Como já mencionei anteriormente em outros artigos
o capital humano é o ativo que gera resultados direto para as organizações independentemente
do tamanho, formato ou seguimento de uma empresa. Reconhecer e valorizar esse
capital, motiva, potencializa e maximiza esses resultados. Afinal o capital
humano é a principal peça de um imenso quebra cabeça chamado resultado e quando
não é dado o valor real a ela, ou simplesmente ela é menosprezada ele pode
optar por não contribuir de forma motivada para que a empresa a qual ele está
inserido gere resultados diferenciados impactando diretamente, no clima,
cultura e desenvolvimento organizacional.
Reter talentos
não é uma tarefa fácil. Exige esforço, investimento, acompanhamento constante
do mercado e uma boa estratégia de gestão de recursos humanos. Porém, os
benefícios são inúmeros para a empresa e para o colaborador.
A
valorização do funcionário é essencial para que sua empresa possa garantir um
ambiente de trabalho favorável ao desenvolvimento, cheio de bons profissionais
dando suporte à empresa na busca pelo alcance das metas e objetivos.
Se uma empresa foca apenas em
resultados, sem perceber que quem traz os resultados são as pessoas,
dificilmente o sucesso vai ser pleno e duradouro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário