Custo da qualidade é a soma dos custos
envolvidos no processo para se atingir os padrões de qualidade pré-estabelecidos
no projeto do produto ou serviço. É um sistema utilizado para identificação
destes custos a fim de quantificar os componentes envolvidos na produção de produtos
de alta ou baixa qualidade, na tentativa de reduzir ao máximo o custo total da produção.
Uma organização de sucesso pode ser medida
pelo desenvolvimento de estratégias que proporcionem o
aumento de sua capacidade competitiva e a sua produtividade.
O Custo da Qualidade vem sendo considerado um
fator fundamental para a tomada de decisões e cada vez mais as
organizações utilizam e valorizam essa abordagem.
As ações das organizações devem estar sempre
voltadas para extrair do Sistema de Gestão da Qualidade os
melhores resultados, com base na implantação eficiente das
respectivas ferramentas.
O custo da qualidade pode ser dividido basicamente
em:
Custo
de avaliação
São os custos (internos ou externos) relacionados
à atividade de avaliação, de detecção ou inspeção da qualidade do produto ou
serviço para que os mesmos atendam aos requisitos especificados no projeto. Alguns
dos custos incluídos neste item são:
- Inspeções de recebimento: são análises técnicas e de laboratórios para se determinar a qualidade do material adquirido.
- Inspeções de processo: os custos advindos da avaliação realizada durante o processo de produção ou execução do produto ou serviço. Neste momento é verificado a conformidade do processo.
- Inspeções de testes finais: são os custos de verificação do produto para sua aceitabilidade.
Custo
de falhas
Estes custos correspondem aos produtos acabados
que se encontram em não conformidade com o especificado no projeto. As
reclamações de clientes e a força dispersa para atende-las entram neste tipo de
custo. Aqui temos o custo de falha dividido em custo de falhas internas e custo
de falhas externas, que são:
- Custos de falhas internas: custos gerados em virtude de falhas no sistema de produção e que são identificados no período que compreende o pós-produção, ou seja, a partir do produto acabado e vai até o momento que antecede a entrega do produto ao consumidor. Os exemplos deste tipo de custos incluem os refugos, os retrabalhos, perdas de rendimento, entre outros
- Custos de falhas externas: são os custos incorridos fora da operação interna, após o cliente ter recebido o produto. São custos como devolução do produto, utilização da garantia, despesas legais provenientes de ações jurídicas e dos custos por compensações, assim como disposição de itens defeituosos.
O Custo da Qualidade para a administração das
organizações modernas fornece informações valiosas para
o planejamento estratégico e contribui decisivamente para
a otimização dos processos e do desempenho financeiro. Logo,
os custos da qualidade, de uma forma geral, têm o objetivo de buscar a condição
de zero defeito em todas as fases de qualquer processo produtivo, seja de
produto, seja de prestação de serviços. Os desperdícios, por exemplo, implicam
em custos da qualidade, porque tais produtos ou serviços foram gerados em
dissonância com o que havia sido planejado e, consequentemente, comprometerá as
metas de produção previamente estabelecidas; os desperdícios em determinada
fase de um processo produtivo tendem a provocar escassez em outras áreas da
produção.
Cursando MBA Gestão Industrial
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