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QUALIDADE E SEUS CUSTOS!


Custo da qualidade é a soma dos custos envolvidos no processo para se atingir os padrões de qualidade pré-estabelecidos no projeto do produto ou serviço. É um sistema utilizado para identificação destes custos a fim de quantificar os componentes envolvidos na produção de produtos de alta ou baixa qualidade, na tentativa de reduzir ao máximo o custo total da produção. Uma organização de sucesso pode ser medida pelo desenvolvimento de estratégias que proporcionem o aumento de sua capacidade competitiva e a sua produtividade.
O Custo da Qualidade vem sendo considerado um fator fundamental para a tomada de decisões e cada vez mais as organizações utilizam e valorizam essa abordagem.
As ações das organizações devem estar sempre voltadas para extrair do Sistema de Gestão da Qualidade os melhores resultados, com base na implantação eficiente das respectivas ferramentas.
O custo da qualidade pode ser dividido basicamente em:

Custo de avaliação
São os custos (internos ou externos) relacionados à atividade de avaliação, de detecção ou inspeção da qualidade do produto ou serviço para que os mesmos atendam aos requisitos especificados no projeto. Alguns dos custos incluídos neste item são:
  • Inspeções de recebimento: são análises técnicas e de laboratórios para se determinar a qualidade do material adquirido.
  • Inspeções de processo: os custos advindos da avaliação realizada durante o processo de produção ou execução do produto ou serviço. Neste momento é verificado a conformidade do processo.
  • Inspeções de testes finais: são os custos de verificação do produto para sua aceitabilidade.

Custo de falhas
Estes custos correspondem aos produtos acabados que se encontram em não conformidade com o especificado no projeto. As reclamações de clientes e a força dispersa para atende-las entram neste tipo de custo. Aqui temos o custo de falha dividido em custo de falhas internas e custo de falhas externas, que são:
  • Custos de falhas internas: custos gerados em virtude de falhas no sistema de produção e que são identificados no período que compreende o pós-produção, ou seja, a partir do produto acabado e vai até o momento que antecede a entrega do produto ao consumidor. Os exemplos deste tipo de custos incluem os refugos, os retrabalhos, perdas de rendimento, entre outros
  • Custos de falhas externas: são os custos incorridos fora da operação interna, após o cliente ter recebido o produto. São custos como devolução do produto, utilização da garantia, despesas legais provenientes de ações jurídicas e dos custos por compensações, assim como disposição de itens defeituosos.

O Custo da Qualidade para a administração das organizações modernas fornece informações valiosas para o planejamento estratégico e contribui decisivamente para a otimização dos processos e do desempenho financeiro. Logo, os custos da qualidade, de uma forma geral, têm o objetivo de buscar a condição de zero defeito em todas as fases de qualquer processo produtivo, seja de produto, seja de prestação de serviços. Os desperdícios, por exemplo, implicam em custos da qualidade, porque tais produtos ou serviços foram gerados em dissonância com o que havia sido planejado e, consequentemente, comprometerá as metas de produção previamente estabelecidas; os desperdícios em determinada fase de um processo produtivo tendem a provocar escassez em outras áreas da produção.


Marcio Carvalho
Bacharel em Adm de Empresas
MBA Gestão de Pessoas
Cursando MBA Gestão Industrial


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