
Sendo assim pontuamos aqui algo relacionado com o tema TI, mas que também servirá para outros setores, não como o mesmo objetivo, mas sim com o mesmo ideal. Bora-lá vermos como cada um desses motivos influenciam na sua decisão de fazer uma gestão de TI.
7 PASSOS BÁSICOS PARA UMA GESTÃO DE TI EM SEU NEGÓCIO:
1) IDENTIFICAR QUE GRAU DE IMPORTÂNCIA TERÁ A TI PARA SEU NEGÓCIO:
Tendo em vista que você já identificou que seu empreendimento necessita de uma Gestão de TI. Veja se sua empresa realmente necessita de uma gestão de TI a curto, médio ou longo prazo. Identifique este grau de necessidade e pontue os prós e contras, sempre coloque no papel para visualizar as etapas.


Precisa ser pontuado todas as etapas para implantar as ferramentas e não pode esquecer de seus processos e manutenção. Coloque tudo na ponta do lápis, isto será imprescindível. Mas lembre-se sempre de que Gestão de TI não é custo e sim investimento em melhorias.
3) VERIFICAR QUAL RAMO DA GESTÃO DE TI SERÁ IMPLANTADO:
Atualmente a gestão dos serviços de TI que estão pontuados como essenciais são dois: A virtualização e o cloud computing. Hoje apenas as grandes empresas praticam tais sistemas, mas isto está acabando, pois deixou de ser um bicho de 7 cabeças e passou a ser uma necessidade dentre as demais.
Atualmente a gestão dos serviços de TI que estão pontuados como essenciais são dois: A virtualização e o cloud computing. Hoje apenas as grandes empresas praticam tais sistemas, mas isto está acabando, pois deixou de ser um bicho de 7 cabeças e passou a ser uma necessidade dentre as demais.

Analisar dentre as ferramentas disponíveis no mercado aquelas que realmente atendem a sua necessidade imediata, nada de sonhar muito além de suas capacidades, podem até possuírem ferramentas com grandes capacidades, mas em módulos para adaptar ao seu negócio. Lembre-se de que o ótimo é inimigo do bom.
5) VERIFICAR DENTRE AS FERRAMENTAS ESCOLHIDAS VOCÊ IRÁ NECESSITAR DE UMA EQUIPE, OU PODERÁ TER APENAS UM SUPORTE EXTERNO:
Sempre veja se o seu RH será afetado, pois isso acarretará um custo ao seu empreendimento, e este impacto será contínuo, isto ocorre também nas contratações de suporte externo que terão custos, mas que talvez poderá ser inferior ao da contratação de RH.


Com tudo funcionando o resultado deverá ser imediato, mesmo que modesto, devendo ser percebido no primeiro mês, pois como dito acima a Gestão de TI é um investimento e isto trará resultados.
7) ACOMPANHAR O DESENVOLVIMENTO DA GESTÃO DESDE A SUA IMPLANTAÇÃO:
Este acompanhamento é fundamental para verificar junto ao seu empreendimento se está tendo retorno no que foi implantado e quais ajustes deverá realizar para incluir nas atualizações e aperfeiçoamentos que serão realizados, pois a Gestão de TI não é algo estático, mas de grandes movimentos e mudanças.
Este acompanhamento é fundamental para verificar junto ao seu empreendimento se está tendo retorno no que foi implantado e quais ajustes deverá realizar para incluir nas atualizações e aperfeiçoamentos que serão realizados, pois a Gestão de TI não é algo estático, mas de grandes movimentos e mudanças.
Sócio/ Fundador GJF™
Nenhum comentário:
Postar um comentário