Um tema de alta tecnologia e de grande interesse de muitos, é também o desafio para vários empreendedores, que em busca incessante de conhecimento aprofundado em seu negócio não, deixa setores de outras praças o tanto quanto desfocado, até mesmo por não ter uma familiaridade com o tema, ou por não ter aptidão nenhuma com este setor, não falo aqui somente de TI, mas de Gestão de uma maneira generalizada, que para o sucesso de um negócio depende sim do destaque, mas ele ganha um jogo quem irá ganhar o campeonato só será o time, e como sabemos o jogo é só uma batalha da guerra pelo o sucesso.
Sendo assim pontuamos aqui algo relacionado com o tema TI, mas que também servirá para outros setores, não como o mesmo objetivo, mas sim com o mesmo ideal. Bora-lá vermos como cada um desses motivos influenciam na sua decisão de fazer uma gestão de TI.
7 PASSOS BÁSICOS PARA UMA GESTÃO DE TI EM SEU NEGÓCIO:
1) IDENTIFICAR QUE GRAU DE IMPORTÂNCIA TERÁ A TI PARA SEU NEGÓCIO:
Tendo em vista que você já identificou que seu empreendimento necessita de uma Gestão de TI. Veja se sua empresa realmente necessita de uma gestão de TI a curto, médio ou longo prazo. Identifique este grau de necessidade e pontue os prós e contras, sempre coloque no papel para visualizar as etapas.
Tendo em vista que você já identificou que seu empreendimento necessita de uma Gestão de TI. Veja se sua empresa realmente necessita de uma gestão de TI a curto, médio ou longo prazo. Identifique este grau de necessidade e pontue os prós e contras, sempre coloque no papel para visualizar as etapas.
2) IDENTIFICAR QUAL O SEU CAPITAL DISPONÍVEL PARA TAL INVESTIMENTO:
Precisa ser pontuado todas as etapas para implantar as ferramentas e não pode esquecer de seus processos e manutenção. Coloque tudo na ponta do lápis, isto será imprescindível. Mas lembre-se sempre de que Gestão de TI não é custo e sim investimento em melhorias.
Precisa ser pontuado todas as etapas para implantar as ferramentas e não pode esquecer de seus processos e manutenção. Coloque tudo na ponta do lápis, isto será imprescindível. Mas lembre-se sempre de que Gestão de TI não é custo e sim investimento em melhorias.
3) VERIFICAR QUAL RAMO DA GESTÃO DE TI SERÁ IMPLANTADO:
Atualmente a gestão dos serviços de TI que estão pontuados como essenciais são dois: A virtualização e o cloud computing. Hoje apenas as grandes empresas praticam tais sistemas, mas isto está acabando, pois deixou de ser um bicho de 7 cabeças e passou a ser uma necessidade dentre as demais.
Atualmente a gestão dos serviços de TI que estão pontuados como essenciais são dois: A virtualização e o cloud computing. Hoje apenas as grandes empresas praticam tais sistemas, mas isto está acabando, pois deixou de ser um bicho de 7 cabeças e passou a ser uma necessidade dentre as demais.
Analisar dentre as ferramentas disponíveis no mercado aquelas que realmente atendem a sua necessidade imediata, nada de sonhar muito além de suas capacidades, podem até possuírem ferramentas com grandes capacidades, mas em módulos para adaptar ao seu negócio. Lembre-se de que o ótimo é inimigo do bom.
5) VERIFICAR DENTRE AS FERRAMENTAS ESCOLHIDAS VOCÊ IRÁ NECESSITAR DE UMA EQUIPE, OU PODERÁ TER APENAS UM SUPORTE EXTERNO:
Sempre veja se o seu RH será afetado, pois isso acarretará um custo ao seu empreendimento, e este impacto será contínuo, isto ocorre também nas contratações de suporte externo que terão custos, mas que talvez poderá ser inferior ao da contratação de RH.
Sempre veja se o seu RH será afetado, pois isso acarretará um custo ao seu empreendimento, e este impacto será contínuo, isto ocorre também nas contratações de suporte externo que terão custos, mas que talvez poderá ser inferior ao da contratação de RH.
Com tudo funcionando o resultado deverá ser imediato, mesmo que modesto, devendo ser percebido no primeiro mês, pois como dito acima a Gestão de TI é um investimento e isto trará resultados.
7) ACOMPANHAR O DESENVOLVIMENTO DA GESTÃO DESDE A SUA IMPLANTAÇÃO:
Este acompanhamento é fundamental para verificar junto ao seu empreendimento se está tendo retorno no que foi implantado e quais ajustes deverá realizar para incluir nas atualizações e aperfeiçoamentos que serão realizados, pois a Gestão de TI não é algo estático, mas de grandes movimentos e mudanças.
Este acompanhamento é fundamental para verificar junto ao seu empreendimento se está tendo retorno no que foi implantado e quais ajustes deverá realizar para incluir nas atualizações e aperfeiçoamentos que serão realizados, pois a Gestão de TI não é algo estático, mas de grandes movimentos e mudanças.
Sócio/ Fundador GJF™
Nenhum comentário:
Postar um comentário