Uma franquia é como uma licença para usar a marca e
tecnologia de negócios na venda de determinados produtos ou serviços de uma
empresa, cedidos mediante determinadas condições firmadas em “contrato de
franquia”. Quem está cedendo os direitos é chamado franqueador e quem recebe
franqueado.

Franquia ou franchising
empresarial é o sistema pelo qual o franqueador cede ao franqueado o direito de
uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou
semiexclusiva de produtos ou serviços.
Vantagens
Iniciar
um negócio contando com a credibilidade de um nome ou marca já conhecida no
mercado: Como o franqueador dispõe de um cadastro financeiro
respeitável, o franqueado pode usufruir de descontos nos preços, de prazos mais
longos e de pagamentos em condições especiais. O franqueado terá também a
possibilidade de tirar proveito da vantagem competitiva de seu franqueador, uma
vez que seus produtos e/ou serviços já foram testados no mercado.
Contar
com o apoio do franqueador : As chances de um franqueado obter sucesso em
seu negócio utilizando-se do sistema de franquia formatada são maiores do que
as de uma pessoa que monta um negócio independente. O franqueador já possui uma
rede própria de distribuição e o sucesso da marca foi fortalecido após vários
testes de produtos. Além disso, o franqueado recebe orientação e treinamento do
franqueador, que tem interesse em zelar pelo seu nome/marca.
Existência
de um plano de negócio : Na maioria das vezes, o pequeno empreendedor
independente não dispõe de tempo e habilidade para prever fatos
político-sociais e econômicos que possam afetar o seu negócio. É bom poder
contar com o apoio de um franqueador competente, podendo instalar e expandir
com menor risco financeiro.
Maior
garantia de mercado: O franqueado poderá aproveitar a vantagem
competitiva de seu franqueador, que já testou seus produtos e marcas no
mercado. Além disso, planejou a sua expansão e é conhecedor do perfil dos
clientes. O franqueador também possui informações relevantes com relação ao
processo de melhor produzir e/ou vender e às estratégias de seus concorrentes.
Melhor
planejamento dos custos de instalação : Numa franquia formatada, o franqueador
calculará e informará o custo a ser rateado com os outros franqueados ao
fornecer o projeto arquitetônico e as plantas de engenharia de construção,
executar a fiscalização da obra e especificar máquinas e equipamentos.
Dessa forma, oferece o apoio necessário à construção e instalação da nova unidade, tomando por base os custos de sua unidade-padrão. Geralmente, num negócio independente, os custos de instalação fogem completamente da previsão, causando enormes problemas de fluxo de caixa ao empreendedor.
Dessa forma, oferece o apoio necessário à construção e instalação da nova unidade, tomando por base os custos de sua unidade-padrão. Geralmente, num negócio independente, os custos de instalação fogem completamente da previsão, causando enormes problemas de fluxo de caixa ao empreendedor.
Economia
de escala : Os custos de propaganda serão rateados entre
os franqueados da rede, com isso, haverá uma redução substancial nos
investimentos e, ainda, será possível melhorar a qualidade da propaganda. Além
disso, existe a vantagem relacionada aos preços obtidos por uma central de
compras da rede e ao investimento nos ativos fixos – como máquinas,
equipamentos e instalações –, que também sofre uma redução pela quantidade
necessária.
Possibilidade
de pesquisa e desenvolvimento : O custeio da pesquisa e desenvolvimento de
novos produtos e/ou aperfeiçoamento daqueles já existentes, caberá inteiramente
ao franqueador, que os testará em suas unidades antes de lançá-los na rede.
Desvantagem
Pouca
flexibilidade : Nos sistemas de franquia formatada, os
controles sobre as operações do franqueado são constantes e permanentes. O
objetivo das auditorias é detectar falhas no cumprimento das obrigações por
parte do franqueado, atuando nos controles financeiros e contábeis, assim como
no controle de operações reorientando para o rumo certo na gestão do negócio.
O franqueado deve estar ciente de que a interdependência mútua no sistema de franquia é uma condição fundamental para o desenvolvimento da rede.O sucesso e o fracasso serão compartilhados pelo franqueado e pelo franqueador.
O franqueado deve estar ciente de que a interdependência mútua no sistema de franquia é uma condição fundamental para o desenvolvimento da rede.O sucesso e o fracasso serão compartilhados pelo franqueado e pelo franqueador.
Localização
forçada: Apesar da possibilidade do franqueado de dar sugestões de
locais apropriados para a instalação do ponto de venda, o fato do franqueador
ter a responsabilidade final pela localização faz com que ele, na maioria dos
casos, a determine.
Muitas vezes, mesmo se o
franqueado possuir um bom imóvel para a sua instalação, o estudo feito para
localização da unidade franqueada pode indicar que o local não é apropriado
para o negócio.

Fonte : Sebrae
Cursando MBA Gestão Industrial
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