Uma franquia é como uma licença para usar a marca e
tecnologia de negócios na venda de determinados produtos ou serviços de uma
empresa, cedidos mediante determinadas condições firmadas em “contrato de
franquia”. Quem está cedendo os direitos é chamado franqueador e quem recebe
franqueado.
Muitas franquias nascem de negócios independentes que dão
certo e são reinventados no formato de modelos de negócios de sucesso e
fornecidos a outros empreendedores como franquias.
Franquia ou franchising
empresarial é o sistema pelo qual o franqueador cede ao franqueado o direito de
uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou
semiexclusiva de produtos ou serviços.
Vantagens
Iniciar
um negócio contando com a credibilidade de um nome ou marca já conhecida no
mercado: Como o franqueador dispõe de um cadastro financeiro
respeitável, o franqueado pode usufruir de descontos nos preços, de prazos mais
longos e de pagamentos em condições especiais. O franqueado terá também a
possibilidade de tirar proveito da vantagem competitiva de seu franqueador, uma
vez que seus produtos e/ou serviços já foram testados no mercado.
Contar
com o apoio do franqueador : As chances de um franqueado obter sucesso em
seu negócio utilizando-se do sistema de franquia formatada são maiores do que
as de uma pessoa que monta um negócio independente. O franqueador já possui uma
rede própria de distribuição e o sucesso da marca foi fortalecido após vários
testes de produtos. Além disso, o franqueado recebe orientação e treinamento do
franqueador, que tem interesse em zelar pelo seu nome/marca.
Existência
de um plano de negócio : Na maioria das vezes, o pequeno empreendedor
independente não dispõe de tempo e habilidade para prever fatos
político-sociais e econômicos que possam afetar o seu negócio. É bom poder
contar com o apoio de um franqueador competente, podendo instalar e expandir
com menor risco financeiro.
Maior
garantia de mercado: O franqueado poderá aproveitar a vantagem
competitiva de seu franqueador, que já testou seus produtos e marcas no
mercado. Além disso, planejou a sua expansão e é conhecedor do perfil dos
clientes. O franqueador também possui informações relevantes com relação ao
processo de melhor produzir e/ou vender e às estratégias de seus concorrentes.
Melhor
planejamento dos custos de instalação : Numa franquia formatada, o franqueador
calculará e informará o custo a ser rateado com os outros franqueados ao
fornecer o projeto arquitetônico e as plantas de engenharia de construção,
executar a fiscalização da obra e especificar máquinas e equipamentos.
Dessa forma, oferece o apoio necessário à construção e instalação da nova unidade, tomando por base os custos de sua unidade-padrão. Geralmente, num negócio independente, os custos de instalação fogem completamente da previsão, causando enormes problemas de fluxo de caixa ao empreendedor.
Dessa forma, oferece o apoio necessário à construção e instalação da nova unidade, tomando por base os custos de sua unidade-padrão. Geralmente, num negócio independente, os custos de instalação fogem completamente da previsão, causando enormes problemas de fluxo de caixa ao empreendedor.
Economia
de escala : Os custos de propaganda serão rateados entre
os franqueados da rede, com isso, haverá uma redução substancial nos
investimentos e, ainda, será possível melhorar a qualidade da propaganda. Além
disso, existe a vantagem relacionada aos preços obtidos por uma central de
compras da rede e ao investimento nos ativos fixos – como máquinas,
equipamentos e instalações –, que também sofre uma redução pela quantidade
necessária.
Possibilidade
de pesquisa e desenvolvimento : O custeio da pesquisa e desenvolvimento de
novos produtos e/ou aperfeiçoamento daqueles já existentes, caberá inteiramente
ao franqueador, que os testará em suas unidades antes de lançá-los na rede.
Desvantagem
Pouca
flexibilidade : Nos sistemas de franquia formatada, os
controles sobre as operações do franqueado são constantes e permanentes. O
objetivo das auditorias é detectar falhas no cumprimento das obrigações por
parte do franqueado, atuando nos controles financeiros e contábeis, assim como
no controle de operações reorientando para o rumo certo na gestão do negócio.
O franqueado deve estar ciente de que a interdependência mútua no sistema de franquia é uma condição fundamental para o desenvolvimento da rede.O sucesso e o fracasso serão compartilhados pelo franqueado e pelo franqueador.
O franqueado deve estar ciente de que a interdependência mútua no sistema de franquia é uma condição fundamental para o desenvolvimento da rede.O sucesso e o fracasso serão compartilhados pelo franqueado e pelo franqueador.
Localização
forçada: Apesar da possibilidade do franqueado de dar sugestões de
locais apropriados para a instalação do ponto de venda, o fato do franqueador
ter a responsabilidade final pela localização faz com que ele, na maioria dos
casos, a determine.
Muitas vezes, mesmo se o
franqueado possuir um bom imóvel para a sua instalação, o estudo feito para
localização da unidade franqueada pode indicar que o local não é apropriado
para o negócio.
Antes de escolher por abrir
uma franquia você deve avaliar o custo benefício do negócio. Algumas vezes você
pode perceber que o melhor é abrir a empresa por si, ao invés de comprar uma
franquia com alto custo e pouco valor real para o empreendimento. Não se
esqueça de que, assim como em qualquer negócio, uma franquia deve ser
lucrativa. Faça um bom plano de negócios considerando todos os aspectos
financeiros (taxa de franquia, royalties, porcentual destinado a propaganda,
custos fixos e variáveis, manutenção da franquia, etc), assim você terá maior
segurança.
Fonte : Sebrae
Cursando MBA Gestão Industrial
Nenhum comentário:
Postar um comentário