Pesquise mais Matérias

A PARÁBOLA DA DEMISSÃO DA FORMIGA DESMOTIVADA


Todos os dias, uma formiga chegava cedinho ao escritório e pegava duro no trabalho. A Formiga era Produtiva e Feliz.
O Gerente Marimbondo estranhou a formiga trabalhar sem supervisão e pensou:
- Se ela é produtiva sem supervisão, será mais ainda, se for supervisionada.
Colocou uma Barata, que preparava belíssimos relatórios e tinha muita experiência, como supervisora.
A primeira preocupação da Barata foi a de padronizar o horário de entrada e de saída da Formiga. Logo, a Barata precisou de uma Secretária para ajudar a preparar os relatórios e contratou também uma Aranha para organizar os arquivos e controlar as ligações telefônicas.
O Marimbondo ficou encantado com os Relatórios da Barata e pediu também gráficos com indicadores e análises das tendências que eram mostradas em reuniões. A Barata, então, contratou uma Mosca, e comprou um computador com impressora colorida. Logo, a Formiga Produtiva e Feliz, começou a se lamentar de toda aquela movimentação de papéis e reuniões!
O Marimbondo conclui que era o momento de criar a função de Gestor para a área onde a Formiga Produtiva e (nem tão) Feliz trabalhava.
O cargo foi dado a uma Cigarra, que mandou colocar carpete no seu escritório e comprar uma cadeira especial.... A nova Gestora Cigarra logo precisou de um computador e se uma assistente, a Pulga (sua assistente na empresa anterior) para ajudá-la a preparar um plano estratégico de melhorias e um controle do orçamento para a área onde trabalhava a Formiga, que já não cantarolava mais e cada dia se tornava mais chateada.
A Cigarra, então, convenceu o Gerente Marimbondo, que era preciso fazer uma pesquisa de clima. Mas, o Marimbondo, ao rever as finanças, se deu conta de que a Unidade na qual a Formiga trabalhava já não "Rendia" como antes e contratou a Coruja, uma prestigiada consultora, muito famosa, para realizar um diagnóstico da situação. A Coruja permaneceu três meses nos escritórios e emitiu um grande Relatório, com vários volumes, que concluía:
- Há muita gente nesta empresa!


E adivinha quem o Gerente Marimbondo mandou demitir?
A Formiga, é claro, porque ela andava muito DESMOTIVADA e ABORRECIDA.


Autor Desconhecido.


Entendemos as dificuldades e necessidades de crescimento das empresas, mas, o que não vemos como Gestor é a real mudança que isso implica e afeta a todos no negócio, é necessário o prever antes do remediar. 
Uma frase que representa tudo isso é: "Os funcionários abandonam seus Gestores e não as Empresas em que trabalham". Já é notório aos Gestores, que um dos principais motivos, de um profissional competente se desmotivar e optar por mudar de emprego, é por conta da "Chefia", mesmo sabendo que estes profissionais adoram e vestem a camisa da empresa.
A grande maioria dos FDP (Fundador, Dono e Proprietário) ou Acionistas destas empresas,  não ficam sabendo do ocorrido, e com isso tornam o futuro da empresa incerto, pois uma empresa "Boa e Saudável" nada mais é do que um conjunto de bons colaboradores (E bons Stakeholders)
Portanto Máquinas de uma linha produtiva, não produzem e nem Atendem Clientes sozinhasnão ao menos no atual modelo de indústria que ainda vem perpetuando em nosso pais (3.0), e até mesmo nas industrias auto suficientes e extremamente auto produtivas como o conceito que vem sendo apresentado através da tão citada 4° revolução industrial, ao qual origina-se o nome deste novo conceito chamado Industria 4.0 necessitando ao menos, serem programadas por alguém.


Muita atenção caros gestores! A final...

 “O que traz o verdadeiro Resultado a uma empresa são as pessoas, elas sim, são o verdadeiro Ativo de qualquer negócio”.




Administrador com
MBA em Gestão de Pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Nossos Parceiros