“Clientes
podem demitir todos de uma empresa, do alto executivo para baixo, simplesmente
gastando seu dinheiro em algum outro lugar.” (Sam Walton, fundador da rede
Wall-Mart).
Clientes são realmente importantes !
O cliente é a principal razão de existência de qualquer empresa e satisfazê-los
deve ser o principal foco das organizações. Afinal, são eles que
possibilitam o desenvolvimento da empresa em um mercado cada vez mais
competitivo. Por isso, estar atendo às necessidades dos clientes é
imprescindível.
O sucesso de qualquer empresa, independente da área de atuação, depende da mesma coisa: a satisfação dos seus clientes. Todos nós, como consumidores, percebemos como o mundo está se transformando muito rapidamente. As relações entre empresas e clientes têm mudado a cada dia, e hoje, independentemente do porte ou segmento, uma empresa deve conhecer profundamente seu público consumidor para melhor atendê-los.
O sucesso de qualquer empresa, independente da área de atuação, depende da mesma coisa: a satisfação dos seus clientes. Todos nós, como consumidores, percebemos como o mundo está se transformando muito rapidamente. As relações entre empresas e clientes têm mudado a cada dia, e hoje, independentemente do porte ou segmento, uma empresa deve conhecer profundamente seu público consumidor para melhor atendê-los.
Hoje em dia as
empresas tentam diariamente vender sempre mais, difundir-se em novos mercados,
oferecer serviços melhores e atendimentos mais eficientes, mas se nas empresas
em questão "o cliente estivesse em primeiro lugar", com certeza todos
os objetivos mencionados acima seriam alcançados facilmente em muito menos
tempo, as organizações precisam dos clientes para sobreviver e as pessoas que nelas trabalham necessitam entender bem isso, pois os mesmos precisam das organizações para se realizar profissionalmente, portanto todos os
colaboradores precisam saber se relacionar bem e acima de tudo entender a importância de seu serviço prestado para a satisfação dos clientes da organização.
Como o mundo dos negócios está cada vez mais competitivo, algumas áreas inclusive
bastante saturadas e sem muitos diferenciais, algumas marcas conseguem ainda manter-se no topo mesmo com uma concorrência cada vez maior, e isso está
diretamente ligado a satisfação que o cliente tem com relação à marca,
seja por qual motivo for, preço, acessibilidade, qualidade dos produtos, valor
agregado a mercadoria, experiência de compras anteriores e entrega eficiente. Os
fatores podem ser os mais diversos ou mesmo um conjunto de todos esses citados
acima esse é o grande diferencial das empresas que são líderes de mercado: o
foco na necessidade, no desejo e, acima de tudo, na satisfação dos seus
clientes. Sem a existência deles, a empresa não tem sentido de existência.
A
felicidade do cliente não depende apenas do atendimento recebido na empresa,
mas também da qualidade do produto e do compromisso da empresa em entregar o
prometido no prazo, e clientes
satisfeitos são mais fiéis à marca, com alto índice de retorno para fazer novos
negócios. Dessa forma a empresa consegue um percentual de fechamento superior a
seus concorrentes. Além disso, o cliente fiel não só volta como indica a
companhia e a torna referência, suas opiniões são mais consideradas do que toda
a propaganda paga, é a chamada propaganda boca a boca, mais eficiente e sem
nenhum custo.
Cliente X Crise + Importância
No
momento do gerenciamento de uma crise que está atualmente é que você mostra ao seu cliente o quanto ele
é importante e o quanto damos valor. Saber do que os clientes gostam pode
ajudar você a passar e prevenir crises futuras, além de facilitar o processo de comunicação e
entendimento com o seu cliente.
Naturalmente,
durante uma crise séria ou uma recessão como estamos passando o consumidor adota prioridades mais restritas e passa a gastar menos. Quando as vendas começam a cair, as empresas em
geral cortam custos, reduzem preços e adia novos investimentos. Despesas de
marketing em áreas como comunicação e pesquisa costumam ser podadas de forma
generalizada. Só que esse corte indiscriminado de custos talvez seja um erro.
Embora
seja sensato reduzir custos, deixar de sustentar a marca ou não examinar novas
necessidades da clientela principal pode colocar em risco o desempenho no longo
prazo, ou seja, não cortar mas sim usar esse recurso de forma estratégica fará toda a diferença. Empresas que examinam com uma lupa as necessidades de
clientes, que aplicam ao orçamento de marketing um bisturi e não um cutelo e
que ajustam com agilidade estratégias, táticas e linhas de produtos em resposta
a alterações na demanda têm mais chances do que outras de vicejar — tanto
durante, quanto depois de uma recessão. Toda empresa precisa entender as mudanças
em padrões de consumo e ajustar sua estratégia à nova realidade, para com isso
superar a recessão e acima de tudo manter seu cliente satisfeito e fiel,
segundo Raynond Loew: - “Vender não é mostrar produtos ou serviços. Vender é
levantar necessidades que podem ser supridas com seus produtos e serviços”.
E a Gestão disso tudo ?
A gestão em
qualquer empresa, varejo ou distribuidor, tem fundamental importância. Não
basta conhecer o produto. Para vender mais e melhor, é necessário ter uma estrutura
de gestão comercial diferenciada que entenda o mercado e proporcione um
atendimento diferenciado aos clientes, não há mais espaço para o "tirador
de pedidos", A preparação diária como o cliente é fundamental para que
empresas de todos os segmentos enfrentem os desafios impostos pela economia.
Para isso, é necessário acompanhar constantemente as movimentações do mercado e
também a forma como os consumidores - cada dia mais exigente - buscam se relacionar
com as marcas e as organizações. O cenário econômico mundial apresenta uma
dinâmica ainda mais desafiadora, que exige das empresas e seus gestores a busca
pela inovação constante, especialmente nas áreas comerciais e marketing como
citado no início do artigo por Sam Walton, fundador da rede Wall-Mart: - “Clientes
podem demitir todos de uma empresa, do alto executivo para baixo, simplesmente
gastando seu dinheiro em algum outro lugar.
Marcio Carvalho
Marcio Carvalho
Bacharel em ADM de Empresas
MBA Gestão de Pessoas
MBA Gestão Industrial
Acredito também que os clientes possuem poderes que são fundamentais a existência de uma empresa. Sam Walton, fundador da rede Wall-Mart: - “Clientes podem demitir todos de uma empresa, do alto executivo para baixo, simplesmente gastando seu dinheiro em algum outro lugar.fiz uma cópia do texto
ResponderExcluirJoel sem dúvidas a valorização deles contribuí diretamente para o desenvolvimento ou a retração de uma organização, e podem sim demitir todos de uma empresa, simplesmente consumindo o produto de sua preferência ou necessidade em outra organização!
ResponderExcluirAtt
Márcio Carvalho
Sócio - Fundador