Pesquise mais Matérias

GESTÃO HOSPITALAR : PROFISSÃO DE DESAFIOS E GRANDES OPORTUNIDADES

Durante muitos anos, a organização hospitalar foi vista como uma mera prestadora de serviços assistenciais.
Com as mudanças globais e avanços de outros setores da economia, chega a vez de que – hospitais, clínicas e demais entidades de saúde – passem por uma transformação cultural, estrutural, financeira, tecnológica, de processos, de qualidade e outras; necessitando, para essa evolução, de profissionais preparados para dar conta desses aspectos.
O ramo da saúde é um espaço muito amplo para o trabalho em diversas áreas, considerando vários segmentos onde um profissional pode adquirir emprego. Além de promover o bem-estar humano, o profissional da área da saúde colabora com a vida, sendo um aliado ideal ao público que busca por respostas aos seus problemas.
Entre diversas áreas do ramo da saúde, a administração também é essencial para garantir a organização e a ordem no trabalho de grandes hospitais, clínicas e redes de saúde regionais. O trabalho de um administrador hospitalar, por exemplo, envolve tanto a garantia do bem-estar de seus pacientes como o bem-estar dos funcionários, organizando o trabalho e gerenciando determinado espaço em prol do serviço da equipe.
A gestão em saúde é responsável por fazer funcionar esse sistema nas esferas federal, estadual e municipal, administrando os serviços e adotando práticas comprometidas com objetivos que buscam a eficiência e a qualidade do atendimento. Logo, a gestão hospitalar também tem o mesmo papel, em escala menor, dentro do hospital ou unidade de saúde.
Como as instituições de assistência à saúde são compostas pelos mais diversos setores, com equipes multidisciplinares e demandas muito específicas, os profissionais de gestão hospitalar precisam ter conhecimentos em políticas públicas de saúde e administração. Já que, atualmente, as Parcerias Público-Privadas (PPPs) na área de saúde se tornaram comuns. E essas parcerias requerem gerenciamento racional com qualidade, capacidade de investimentos, metas, controles, inclusive social, gerando sustentabilidade e perpetuidade.
Um dos grandes problemas da administração de instituições complexas, como os hospitais, são “vícios” como a corrupção e o desperdício, por isso, a solução destes problemas passa por uma gestão mais profissional e ética.
O gestor hospitalar tem como objetivo delegar funções, evitar falhas de comunicação, escassez ou excesso de empregados, gastos desnecessários ou outros problemas que gera desperdício, ineficiência, prejuízo à produção ou déficit orçamentário no hospital.
O hospital abriga diversos profissionais e setores que se encerram em um só objetivo: estabelecer um conjunto de esforços para servir à saúde e ao bem-estar do paciente.
No entanto, um hospital só é capaz de fornecer a seus pacientes o melhor serviço possível com os devidos investimentos administrados de forma adequada e com um planejamento bem pensado e estruturado.
E é por isso que a gestão hospitalar deve levar em conta que, assim como uma empresa, o hospital também depende de fundos e precisa oferecer vantagens a seus clientes.
Conforme definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), um hospital é parte integrante de uma organização médica e social cuja missão consiste em proporcionar assistência médica e de saúde completa, tanto curadora como preventiva e cujos serviços chegam ao âmbito familiar. Por isso, o papel da gestão hospitalar é muito amplo e complexo, visando a integração da unidade de saúde como um todo, sem se distanciar dos princípios éticos e legais e sempre considerando que todos os serviços oferecidos são igualmente essenciais.
Dentre as habilidades que se destacam para esse novo gestor em saúde, podemos mencionar: Saber gerenciar a equipe de trabalho; promover e manter o relacionamento com a equipe e os usuários de saúde; desenvolver o trabalho de equipe; ser criativo; ter poder de comunicação; Identificar e resolver problemas; ser motivador da equipe, ser líder.
O grande desafio das organizações hospitalares é claro, saber e poder identificar esses profissionais e conseguir desenvolvê-los, aprimorando seu conhecimento, melhorando suas habilidades e construindo suas atitudes, dando-lhes a oportunidade de fazer com que suas ideias e soluções se concretizem, transformando esse potencial em sucesso para todos.


 Marcio Carvalho
Bacharel em ADM. de Empresas
MBA Gestão de Pessoas
MBA Gestão Industrial

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Nossos Parceiros