Durante muitos anos, a organização hospitalar
foi vista como uma mera prestadora de serviços assistenciais.
Com as mudanças globais e avanços
de outros setores da economia, chega a vez de que – hospitais, clínicas e
demais entidades de saúde – passem por uma transformação cultural, estrutural,
financeira, tecnológica, de processos, de qualidade e outras; necessitando,
para essa evolução, de profissionais preparados para dar conta desses aspectos.
O ramo da saúde é um espaço muito amplo para o
trabalho em diversas áreas, considerando vários segmentos onde um profissional
pode adquirir emprego. Além de promover o bem-estar humano, o profissional da
área da saúde colabora com a vida, sendo um aliado ideal ao público que busca
por respostas aos seus problemas.
Entre diversas áreas do ramo da saúde, a
administração também é essencial para garantir a organização e a ordem no
trabalho de grandes hospitais, clínicas e redes de saúde regionais. O trabalho
de um administrador hospitalar, por exemplo, envolve tanto a garantia do bem-estar
de seus pacientes como o bem-estar dos funcionários, organizando o trabalho e
gerenciando determinado espaço em prol do serviço da equipe.
A gestão em saúde é responsável por fazer
funcionar esse sistema nas esferas federal, estadual e municipal, administrando
os serviços e adotando práticas comprometidas com objetivos que buscam a
eficiência e a qualidade do atendimento. Logo, a gestão hospitalar também tem o
mesmo papel, em escala menor, dentro do hospital ou unidade de saúde.
Como as instituições de assistência à
saúde são compostas pelos mais diversos setores, com equipes multidisciplinares
e demandas muito específicas, os profissionais de gestão hospitalar precisam
ter conhecimentos em políticas públicas de saúde e administração. Já que,
atualmente, as Parcerias Público-Privadas (PPPs) na área de saúde se tornaram
comuns. E essas parcerias requerem gerenciamento racional com qualidade, capacidade
de investimentos, metas, controles, inclusive social, gerando sustentabilidade
e perpetuidade.
Um dos grandes problemas da administração de
instituições complexas, como os hospitais, são “vícios” como a corrupção e o
desperdício, por isso, a solução destes problemas passa por uma gestão mais
profissional e ética.
O gestor hospitalar tem como objetivo delegar
funções, evitar falhas de comunicação, escassez ou excesso de empregados,
gastos desnecessários ou outros problemas que gera desperdício, ineficiência,
prejuízo à produção ou déficit orçamentário no hospital.
O hospital abriga diversos profissionais e
setores que se encerram em um só objetivo: estabelecer um conjunto de esforços
para servir à saúde e ao bem-estar do paciente.
No entanto, um hospital só é capaz de fornecer
a seus pacientes o melhor serviço possível com os devidos investimentos
administrados de forma adequada e com um planejamento bem pensado e estruturado.
E é por isso que a gestão hospitalar deve levar
em conta que, assim como uma empresa, o hospital também depende de fundos e
precisa oferecer vantagens a seus clientes.
Conforme definido pela Organização Mundial de
Saúde (OMS), um hospital é parte integrante de uma organização médica e social
cuja missão consiste em proporcionar assistência médica e de saúde completa,
tanto curadora como preventiva e cujos serviços chegam ao âmbito familiar. Por
isso, o papel da gestão hospitalar é muito amplo e complexo, visando a
integração da unidade de saúde como um todo, sem se distanciar dos princípios
éticos e legais e sempre considerando que todos os serviços oferecidos são
igualmente essenciais.
Dentre as habilidades que se destacam para
esse novo gestor em saúde, podemos mencionar: Saber gerenciar a equipe de
trabalho; promover e manter o relacionamento com a equipe e os usuários de
saúde; desenvolver o trabalho de equipe; ser criativo; ter poder de
comunicação; Identificar e resolver problemas; ser motivador da equipe, ser
líder.
O grande desafio das organizações hospitalares
é claro, saber e poder identificar esses profissionais e conseguir
desenvolvê-los, aprimorando seu conhecimento, melhorando suas habilidades e
construindo suas atitudes, dando-lhes a oportunidade de fazer com que suas
ideias e soluções se concretizem, transformando esse potencial em sucesso para
todos.
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