O Comércio Internacional ou Comércio Exterior são basicamente semelhantes, é um conjunto de troca de bens e serviços realizados através de fronteiras internacionais e/ou territórios. Por isso todas as ações que envolvam as transações de bens e serviços realizadas por empresas ou países no âmbito Internacional pode ser considerado um Comércio Internacional ou Comércio Exterior. Sendo assim o Comércio Internacional é de fundamental importância aos Negócios, quanto para os Governos, pois ambos angariam recursos externos (ao seu mercado) para si.
Balança Comercial – Superávit ou Déficit Brasileiro
Para ter fluidez e ter uma constância em suas
atividades, o Comércio Internacional depende de fatores internos e externos ao
negócio, principalmente mercadológico. Um dos principais termômetros ao
Comércio Internacional é a chamada Balança Comercial. Este termômetro funciona
em decorrência da chamada Lei da oferta e da procura, quanto maior for a procura
mais rentável será ao vendedor, quanto maior for a oferta menos rentável ao
vendedor será.
A Balança Comercial é um termo econômico utilizados
para ponderar sobre tudo que foi exportado e importado de bens e serviços por
um País. Para ser considerado um País com uma Balança Comercial favorável e
positiva, ele deverá ter suas exportações em maior valor do que todas as suas
importações, caso contrário será considerado uma Balança Comercial desfavorável
ou negativa. Uma Balança Comercial Favorável ela apresenta um superávit, ou seja, vendeu para o mundo
(exportou) mais do que comprou do mundo, já uma Balança Comercial desfavorável ela
apresenta déficit, ou seja, ela
comprou do mundo (importou) muito mais que vendeu.
Após 2014, marco da maior Balança Comercial
Brasileira desfavorável, desde 1998, Déficit
de -US$ 4 bilhões. A Balança Comercial brasileira apresentou uma melhora expressiva e de grande valia, com um superávit
de US$ 900 milhões até meados de 2015. As Expectativas dos Mercados e de seus
investidores consultados pelo Banco Central para o final de 2015 era de que a
Balança Comercial fecharia em um superávit de US$ 3 bilhões. Nada disso
ocorreu, nem mesmo os mais otimistas acreditariam que nosso superávit fechasse o ano de 2015 no montante
de aproximadamente US$ 20 bilhões, revertendo significativamente o resultado
lastimável do ano de 2014 de aproximadamente -US$ 4 bilhões de déficit.
As Commodities Brasileiras
A Palavra Commodity vem do Inglês, que significa “mercadoria”, por tratar-se de um termo muito antigo, eles consideravam mercadorias ou commodities, basicamente os produtos advindos de mineração e ou agrícolas, que tem sua produção em larga escala e sem sofrerem muita transformação (manufatura), as chamadas matérias-primas. Elas são divididas em quatro categorias bem distintas, as Agrícolas, Minerais, Financeiras e Ambientais.
As commodities
brasileiras são a base do Comércio Internacional de nossa economia, sendo um
dos maiores produtores e exportadores de commodities do mundo. O Brasil tem
como principais commodities comercializadas e produzidas, a Soja (para a china,
como um dos maiores compradores, por exemplo), a Laranja (um dos maiores
compradores é o Estados Unidos), o Café (que tem como um dos maiores compradores
a Alemanha), além do Petróleo, Minério de Ferro, Bauxita e o próprio Alumínio. Apesar de nosso
País ser um dos maiores produtores de commodities, dependemos de leis e preços estabelecidos
internacionalmente para a comercialização destes produtos. Como toda balança
comercial depende da comercialização ora importação, ora exportação, as commodities dependem da chamada lei de oferta e de procura, que as influenciam diretamente afetando assim seu mercado e seus valores de comércio.
O que os Gestores tem a ver com tudo isso?
O que os Gestores tem a ver com tudo isso?
Um Gestor como visto em outras matérias sempre tem que estar atento ao mercado interno e externo ao seu negócio. Desta forma o Gestor tem muito a ver com tudo isso, trarei dois exemplos para elucidar como o gestor, independente de qual seja o tamanho da sua empresa (grande ou micro), é influenciado diretamente em seu negócio.
1º) Supondo que uma empresa comercializa internacionalmente seu produto, se tivermos uma balança comercial desfavorável, como em 2014, isso quer dizer que esta empresa teve suas exportações reduzidas, ou até mesmo encerradas, trazendo grandes perdas no resultado da empresa.
2º) Supondo que a empresa não comercialize internacionalmente seu produto, se tivermos o mesmo quadro da anterior, uma balança comercial desfavorável, como em 2014, isso quer dizer que, aqueles que não conseguiram comercializar no exterior, pulverizaram seus produtos no mercado interno, causando uma injeção de oferta neste mercado, e quando a oferta é em demasia os rendimentos caem, pois a concorrência pelo mercado aumenta e o valor da mercadoria/ serviço despenca.
Visto deste ângulo podemos observar que um Gestor atento ao mercado internacional e a balança comercial, principalmente em seu ramo de atuação, tem vantagens competitivas sobre as demais concorrências desinformadas.
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