O que é Liderança?
O
conceito de liderança vem passando por transformações ao longo dos anos,
diversos autores divergem sobre o tema e como definir da melhor forma esta
palavra tão utilizada nos dias atuais.
Na
teoria Liderança é a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores
e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos. Mas será
que é apenas isso?
Ser
líder não é uma tarefa simples, não basta apenas exercer sua autoridade. O líder tem a função de unir os elementos de um
grupo, para que juntos possam alcançar os objetivos estabelecidos pela
organização ou almejados pelos mesmos, liderança não consiste apenas em
“mandar”, mas sim inspirar para que as atividades sejam realizadas com afinco e
dedicação por parte de todos.
Novas
abordagens sobre o tema defendem que a liderança é um comportamento que pode
ser exercitado e aperfeiçoado, e para muitos estudiosos as duas coisas podem
acontecer e, ainda que seja uma característica intrínseca, a liderança precisa
ser aperfeiçoada no decorrer do desenvolvimento da pessoa, porem, para um líder
existe habilidades pré-estabelecidas que envolvem: Carisma, paciência,
respeito, disciplina e principalmente, a capacidade de influenciar os seus
subordinados.
Tipos e Modelos de liderança.
Conhecer
melhor alguns modelos de liderança também ajudam a compreender um pouco mais a
arte de liderar.
Exigente: Observa
todos os detalhes e não deixa nenhum deslize passar despercebido. Muito crítico, observador e perfeccionista, esse
líder acredita que a excelência é o caminho para a obtenção do sucesso.
Autocrático: Não
promove a participação efetiva da equipe nos projetos, toma sozinho todas as
decisões necessárias e costuma oprimir seus subordinados, enxergando neles
concorrentes, e não, colaboradores. Ele sempre conduz os processos com muita
energia e vigor, mas, como não valoriza as competências, os conhecimentos e os
resultados dos subordinados, acaba criando um ambiente de trabalho no qual os
profissionais são cobrados excessivamente. Isso causa certo desconforto e
limita a performance do grupo. É mais conhecido como um chefe do que um líder.
Liberal: Dá aos
colaboradores liberdade para exercerem suas funções sem interferências diretas. É uma forma de demonstrar confiança na capacidade dos colaboradores e
de dar a eles mais autonomia. No entanto, o líder liberal precisa estar atento
para que os colaboradores não fiquem sem condução nem cometam erros graves e
prejudiquem o desempenho da empresa.
Visionário: Tem
senso de oportunidade e um otimismo latente. Capaz de antecipar tendências, é
empreendedor e tem disposição para correr riscos. Essa capacidade de prever as
reações do mercado está sempre amparada em pesquisas e análises de
comportamento das pessoas sobre produtos ou serviços. Esse tipo de liderança
reconhece a importância dos colaboradores para a obtenção de bons resultados.
Democrático: Permite
que todos os liderados participem das decisões importantes do grupo e acredita
em idéias, críticas e sugestões são importantes para aperfeiçoamento dos
projetos, da equipe e da organização como um todo. Essa abertura de espaço para
diálogos, a comunicação efetiva e os feedbacks constantes facilitam a solução
de problemas internos e garantem os bons resultados dessa liderança.
E um dos conceitos mais atuais, O Leader Coach: Sabe
delegar com assertividade, uma vez que identifica as capacidades individuais de
cada um de seus liderados e as utiliza para potencializar seus resultados. Ele
apresenta desafios e novidades motivadoras, que criam um ambiente colaborativo
e empreendedor, favorável à evolução profissional e ao alcance das metas da
empresa. Modelada pelos princípios do Coaching, esse tipo de liderança estimula
as competências, conduz projetos em parceria, leva em conta as opiniões dos
colaboradores e os motiva a confiarem no trabalho desenvolvido.
A liderança e sua Importância Organizacional
Em
uma organização, a liderança é de fundamental importância,pois está relacionada
com o sucesso ou o fracasso, como conseguir ou não atingir os objetivos
definidos.
No
contexto empresarial ou de uma organização, é importante saber fazer a
distinção entre líder e chefe.
Um
chefe tem a autoridade para mandar e exigir obediência dos elementos do grupo
porque muitas vezes se considera superior a eles. Um bom líder aponta a direção
para o sucesso, exercendo disciplina, paciência, compromisso, respeito e
humildade. Ele também deve transmitir os valores e a missão da empresa ou
organização, e informar a todos sobre a importância que possuem para a
organização. Essa interação favorece a motivação dos colaboradores e,
consequentemente, seu desempenho.
Pessoas
que possuem as competências de um líder são muito importantes para as
organizações, uma vez que sua atuação junto aos colaboradores propicia diversos
benefícios.
Ao
conhecer as competências de cada um dos colaboradores que integram sua equipe,
o líder consegue orquestrar seus liderados em direção aos objetivos da empresa.
Assim, ele alinha os esforços de todos aos objetivos estratégicos da
organização o que não é fácil e faz da liderança ou líder um artista em meio a
vários e vários empecilhos e barreiras diárias e fazer as dificuldades,
diferenças e competências se transformarem em resultado para empresa ou
organização a qual ele está inserido. Devido uma gama de fatores e estilos, a
liderança em si chega a ser um equilíbrio situacional, líder se adapta ponderadamente diante de certas situações,
o que consiste da relação entre estilo do líder, maturidade do liderado e
situação encontrada evidenciando mais uma vez que não existe um estilo de
liderança adequado para todas as situações, mas
ocasiões e estilos diferentes de gestores o que mostra a importância da
sinergia ponderada entre todos os fatores para se levar o objetivo principal
que é trazer resultado a organização.
Fonte: Wikipédia
Bacharel em Adm de Empresas
MBA Gestão de Pessoas
Cursando MBA Gestão Industrial
MBA Gestão de Pessoas
Cursando MBA Gestão Industrial
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