Apesar das pessoas ainda seremdesconhecedoras do
termo Gamificação, é uma estratégia viva em nosso cotidiano já há alguns anos, é basicamente uma forma de utilizar mecanismos de incentivos, por meio de Jogos Eletrônicos.
Gamificação termo advindo do Inglês Gamification, que surgiu no final
de 2002 pela primeira vez através de um programador britânico, de um condado
situado ao sudeste da Inglaterra, Surrey. Nick Pelling, criador deste termo,
participou neste mesmo ano, como um dos desenvolvedores do Street Fighter Alpha
3 (2002), e também publicou seu artigo do Curso de MBA que fez pela Kingston University Business School,Surrey, UK.
“...Sem surpresa,
este foi o ponto quando eu cunhei a palavra deliberadamente feia
"gamification", pelo qual eu quis dizer aplicando design de interface
de usuário acelerado de jogo-like para fazer transações eletrônicas agradáveis
e rápidas.
Fonte: Nick Pelling (https://nanodome.wordpress.com/2011/08/09/the-short-prehistory-of-gamification/)
A Gamification só tomou força e
ganhou mercado 8 anos depois de seu surgimento ideológico, com as apresentações
do Palestrante Jesse Schell, Phd em game designer e Professor da Universidade de Carnegie Mellon,
ilustrando como seria o mundo com a Gamificação para tudo e para todos. No
mesmo ano Jane McGonigal lança o Livro “Reality is Broken”, apesar de não
utilizar o termo Gamification, sua
obra está repleta de exemplos de games e seus impactos positivos no mundo.
Diante de todo este início longínquo,
podemos dizer que a Gamificação é uma nova forma de desenvolver, atrair e
engajar os colaboradores por intermédio de um jogo eletrônico. Através de jogos
intuitivos que auxiliam no incentivo a positividade do colaborador, frente a
desmotivação e desistência. Influencia diretamente na capacitação, no
desenvolvimento de habilidades e competências de seus colaboradores, trazendo a
integração, por meio de dinâmicas, aumentando o senso colaborativo das equipes e
incentivando um comportamento de iniciativa colaborativa e organizacional.
Existem no mercado inúmeros
exemplos de Gamificação, desde Duolingo, Waze, Uber até o Pokemon Go. Mas como
o Pokemon Go pode ser útil em empresas, através da aquisição de pacotes de “Módulos
de Atração”, por exemplo, vendidos pelo próprio jogo, fazendo com que seu estabelecimento possua
vários Pokemons, entre outras funções. A Pizzaria L’inizio’s no Bairro
do Queens em Nova York, foi a primeira a investir em “Módulos de Atração” do Pokemon Go, e com
essa aquisição teve um aumento de 75% nas vendas em apenas um fim de semana.
Com a proliferação da Gamificação, por ser uma excelente e recente ferramenta, isso impulsionou todo o mercado principalmente
um seguimento ainda recente, o da Economia Compartilhada, com a maior parte de seu mercado advindos da Gamificação e todo o seus
recursos e ferramentas disponíveis.
Algumas empresas trabalham com dezenas de jogos coorporativos, para
engajamento, capacitação, desenvolvimento e motivação competitividade saudável.
Para saber os princípios básicos de qual é a melhor solução para seu negócio e
que necessidades deverá analisar, inicie com o que almeja alcançar e quais
objetivos devem atingir e solucionar com a Gamificação (análise de objetivos), depois
qual será o seus usuários e objetivos que eles deveram alcançar (metas). Sempre
haverá para seu negócio uma Gamificação disponível no mercado, basta saber
escolher a melhor ferramenta que irá usar. Lembre-se o “Ótimo é inimigo do Bom”,
comece com a sua realidade, mas deixe espaço para o crescimento e a expansão!
Links:
Graduado em Administração
MBA em Gestão de Pessoas
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