Pessoas estão sempre buscando a razão de sua existência. Negócios também existem por uma razão. Você já pensou nisso?
As pessoas estão sempre se questionando sobre sua existência: de onde vieram, porque estão aqui e para onde vão. É filosófico, mas faz parte da vida. E assim como pessoas, negócios também existem por um motivo - ou pelo menos, deveriam.
Quando um negócio é criado, seu objetivo é vender algum produto ou serviço, certo? Mas como saber O QUE e PARA QUEM sem antes entender que problema resolve? Você busca por alguma coisa na sua vida sem ter uma necessidade? Se você não está doente, vai ao médico? Pode ser que por rotina, mas é com o objetivo de prevenção para não ter um problema, certo? Sempre se busca uma solução para um problema.
Mas vamos voltar à questão inicial. Um dos grandes nomes do Marketing da atualidade, o Simon Sinek, tem uma teoria chamada "Golden Circle" ou círculo dourado. Consiste em três premissas básicas: PORQUE, COMO e O QUE. São três circulos concêntricos sendo que o miolo é o PORQUE, em seguida vem o COMO e o último é o O QUE. Infelizmente a grande maioria dos negócios no mundo começam de fora para dentro: exploram o O QUE, ou seja, falam sobre o que estão entregando, depois falam COMO e por último PORQUE. Mas as empresas mais exitosas do mundo fazem o caminho inverso, que é o correto. Você primeiro comunica ao público o PORQUE de sua existência, no que você acredita, que problema você resolve e instiga o público sobre uma necessidade que talvez nem sabiam que tinham. Então você diz COMO irá fazê-lo e finalmente O QUE vai entregar. Vamos dar um exemplo: Você vende meias. Então você alcança seu público dizendo que eles não precisam mais sentir frio nos pés e se sentirem incomodados porque agora existem as meias XYZ feitas de algodão reforçado para a sua comodidade, que podem ser compradas em qualquer loja de departamento.
Reparou que você começou se conectando com seu público e se relacionando com um problema que ele tem? E que você está oferecendo a solução de forma acessível?Caso você somente diga ao público que vende as meias XYZ, você não está apontando a necessidade e não está trabalhando o valor do seu produto, certo? Você é apenas mais um no mercado. Você quer ser apenas mais um?
Como diz Simon Sinek: "as pessoas não compram O QUE você faz, mas PORQUE você faz". Tenha uma razão de existir. Seja necessário ao público. Conecte-se com ele. Seja empático. Resolva um problema. Tenha clientes fiéis e prospere.
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