O conceito de
Supply Chain Management surgiu como uma evolução natural do conceito de
Logística. Enquanto a Logística representa uma integração interna de
atividades, o Supply Chain Management representa sua integração externa, pois
estende a coordenação dos fluxos de materiais e informações aos fornecedores e
ao cliente final. Atualmente, com a crescente pressão do mercado global
altamente competitivo, é de vital importância a busca permanente de fontes de
competitividade que impactam positivamente na participação de mercado, nas margens
e no valor econômico das empresas.
Neste contexto,
a gestão integrada da cadeia de abastecimento Supply Chain Management - é
reconhecida como uma resposta adequada, juntamente com o apoio do comércio
eletrônico em ampla ascensão atualmente e em uma economia incerta como a que
controla o mundo atualmente demanda retornos maiores nos investimentos de
qualquer empresa. Com a definição dos orçamentos, as pressões aumentam cada vez
mais, fazendo do sucesso do supply chain algo mais desejado do que nunca e através do
gerenciamento de toda cadeia de suprimentos é possível identificar gargalos, ou
seja, onde os principais focos de atrasos ocorrem e focalizar as atenções
reduzindo o prazo de introdução desses produtos no mercado, e também em uma análise
de valor e custo pode revelar fontes para potenciais redução de custos.
Dos executivos de Supply Chain de hoje em
dia se espera não apenas um controle mais eficaz da sua área de atuação como
também a capacidade de proporcionar rapidamente resultados significativos que
beneficiem a organização como um todo. Por esta razão, os executivos de Supply Chain não são mais deixados para segundo plano nas companhias, agora eles estão
à frente e no centro da estratégia das corporações e o impacto do seu trabalho
é visível imediatamente tanto para os clientes, como para os colaboradores,
fornecedores e acionistas, e os profissionais que trabalham com Supply Chain
sabe que as empresas estão pressionando cada vez mais para que o seu trabalho
tenha resultados na rápida eficiência das operações, além da demanda pelo
fortalecimento da competitividade. O objetivo principal do Supply Chain
Management é criar valor para o consumidor final com variedades de produtos,
qualidade, bons serviços e custos adequados com ganhos para os clientes e
acionistas e para que isso aconteça é preciso integrar os processos-chave em
toda a cadeia. Do consumidor final até os fornecedores de insumos.
Confira abaixo um vídeo sobre O que é Supply Chain ? - Entrevista com
Carlos Panitz presidente da INBRASC (Instituto Brasileiro de Supply Chain)
Nenhum comentário:
Postar um comentário