Pesquise mais Matérias

A Cadeia de Suprimentos Supply Chain Management


O conceito de Supply Chain Management surgiu como uma evolução natural do conceito de Logística. Enquanto a Logística representa uma integração interna de atividades, o Supply Chain Management representa sua integração externa, pois estende a coordenação dos fluxos de materiais e informações aos fornecedores e ao cliente final. Atualmente, com a crescente pressão do mercado global altamente competitivo, é de vital importância a busca permanente de fontes de competitividade que impactam positivamente na participação de mercado, nas margens e no valor econômico das empresas. 

Neste contexto, a gestão integrada da cadeia de abastecimento Supply Chain Management - é reconhecida como uma resposta adequada, juntamente com o apoio do comércio eletrônico em ampla ascensão atualmente e em uma economia incerta como a que controla o mundo atualmente demanda retornos maiores nos investimentos de qualquer empresa. Com a definição dos orçamentos, as pressões aumentam cada vez mais, fazendo do sucesso do supply chain algo mais desejado do que nunca e através do gerenciamento de toda cadeia de suprimentos é possível identificar gargalos, ou seja, onde os principais focos de atrasos ocorrem e focalizar as atenções reduzindo o prazo de introdução desses produtos no mercado, e também em uma análise de valor e custo pode revelar fontes para potenciais redução de custos. 

Dos executivos de Supply Chain de hoje em dia se espera não apenas um controle mais eficaz da sua área de atuação como também a capacidade de proporcionar rapidamente resultados significativos que beneficiem a organização como um todo. Por esta razão, os executivos de Supply Chain não são mais deixados para segundo plano nas companhias, agora eles estão à frente e no centro da estratégia das corporações e o impacto do seu trabalho é visível imediatamente tanto para os clientes, como para os colaboradores, fornecedores e acionistas, e os profissionais que trabalham com Supply Chain sabe que as empresas estão pressionando cada vez mais para que o seu trabalho tenha resultados na rápida eficiência das operações, além da demanda pelo fortalecimento da competitividade. O objetivo principal do Supply Chain Management é criar valor para o consumidor final com variedades de produtos, qualidade, bons serviços e custos adequados com ganhos para os clientes e acionistas e para que isso aconteça é preciso integrar os processos-chave em toda a cadeia. Do consumidor final até os fornecedores de insumos.

Confira abaixo um vídeo sobre  O que é Supply Chain ? - Entrevista com Carlos Panitz presidente da INBRASC (Instituto Brasileiro de Supply Chain)
                                                                                                          
Bacharel em Adm de Empresas
MBA Gestão de Pessoas
Cursando MBA Gestão Industrial

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Nossos Parceiros