É fato que o mundo muda
constantemente, o que influência no comportamento humano e nas empresas. Junto
com essa evolução nasceram as gerações: Baby Boomers (nascidos na década
40/50); geração X (década de 60/80) geração Y (nascidos após a década de 80) e
geração Z (nascidos depois de 1995).
Antigamente uma geração
era definida a cada 25 anos, porém, nos dias de hoje, já não se espera mais um
quarto de século para se instaurar uma nova classe genealógica. Atualmente os
especialistas apontam que uma nova geração surge a cada 10 anos apenas. Nas
empresas, isso implica em pessoas de diferentes idades e costumes vivendo em um
mesmo ambiente de trabalho, trocando experiências e gerenciando conflitos em
períodos cada vez menores.
Conhecer as
características gerais de cada geração é essencial para ajustar a atitude. Um
olhar mais profundo traz o entendimento da forma como cada grupo tende a pensar
e agir. Saber o que é importante para cada um é fundamental neste processo.
Independente da geração, motivadores variam muito entre profissionais. Se
dinheiro representa sucesso para um, qualidade de vida ou estabilidade podem
ser bem mais importantes para outros.
Em uma visão
panorâmica:
- Os baby boomers e a geração X sentem que tiveram que carregar o mundo nas costas, e por isso valorizam o trabalho duro e a dedicação.
- A geração Y, por sua vez, precisou se adaptar para encontrar um lugar ao sol em meio às transformações que presenciou.
- E, finalmente, a geração Z acredita que o mundo lhe pertence e está pronta para moldá-lo à sua imagem e semelhança.
Saiba um pouco mais
sobre elas:
Os
baby boomers
Mulheres e homens
nascidos após o fim da II Guerra Mundial, os chamados baby boomers,
cresceram em um contexto no qual a estabilidade era a chave. A sua educação
rígida e os valores solidamente estabelecidos fazem deles líderes capazes e
obstinados, mas podem sentir dificuldade em lidar com mudanças.
A
geração X
Surgida em meados da década
de 1960, essa geração viu o computador e outros eletrônicos chegarem às casas e
escritórios, além de testemunhar o fim da ditadura no Brasil e as convulsões
provocadas pelos diversos movimentos sociais que tomaram conta do planeta.
Embora entendam que a tecnologia é a sua aliada, eles se sentem ameaçados pela
postura desafiadora e competitiva dos que vieram depois deles.
A
geração Y
Também conhecida como
“geração da internet”, essas pessoas nascidas a partir da década de 1980 veem a
inovação como algo natural e intrínseco ao ambiente que as cerca. São
extremamente adaptáveis, conseguem se dedicar a várias tarefas simultaneamente
e adoram experiências novas (na verdade, precisam delas para se sentirem
motivados).
A
geração Z
Mundo off-line? Para
essa geração, tal coisa é inconcebível. Sua origem está nas décadas de 1990 e
nos anos 2000, o que significa que estão começando a chegar ao mercado de
trabalho. Individualistas e, às vezes, antissociais, esses jovens adotaram a
velocidade como filosofia de vida, e as redes sociais como expressão maior de
sua natureza fluida.
Segundo O Jornal da
Globo (matéria disponível em https://www.youtube.com/watch?v=I65De0L971w).
Independente da geração a que o profissional pertença, o objetivo principal de
uma empresa é obter lucro. Para essa finalidade não existe uma receita
absoluta, porém, para se estabelecer, ela exige um requisito básico dos
colaboradores envolvidos, que é a capacidade de se trabalhar em equipe. Em
qualquer que seja a organização multissensorial, nenhum profissional é dotado
de todas as competências necessárias a todos os seus processos, desde o
atendimento até a produção. A evolução profissional individual sempre depende
do aprendizado, que por sua vez depende da troca de experiências. Essa troca só
é possível de pessoa para pessoa e geralmente a faixa etária não é equivalente.
Todas as gerações têm a
ensinar umas às outras e feliz daquele que é capaz de ouvir corretamente e se
impor corretamente. Mas o que é ser correto? O comportamento correto é aquele
que visa o equilíbrio, sem excessos. Um profissional mais velho, mesmo tendendo
naturalmente ao conservadorismo, precisa compreender que o mais novo possui os
atributos da inovação, da energia, da motivação e da habilidade em lidar com o
novo. Assim as gerações mais antigas dependem dessas características alheias
para se renovarem diante de um novo cenário dos negócios. Hoje tudo está
conectado e as tarefas a serem executadas pelas pessoas dependem dessa conexão.
Já os mais novos,
independente da sua competência e da sua aptidão para o exercício aprimorado de
suas funções, precisam atingir o equilíbrio através da sobriedade dos mais
velhos. As gerações mais antigas têm a capacidade bem definida de pensar
estrategicamente, o que torna suas decisões estatisticamente mais acertadas.
Enquanto o jovem pode inovar constantemente por meio das suas ideias os
profissionais das gerações anteriores viabilizam a inovação sem os prejuízos
que estas podem causar por não terem sido concebidas de maneira estratégica.
Atualmente, muitos líderes das gerações Baby Boomer e X estão se tornando cada vez mais Y. Isso devido ao crescimento exponencial do volume de informações que devem ser consumidas diária e instantaneamente. Embora a maioria dos executivos tenham tido sua formação e início de carreira em uma época diferente da de hoje, eles começam a esboçar um novo perfil de comportamento diante de uma nova realidade: ou se envolvem ou serão envolvidos.
Portanto, a empresa do futuro se apresentará como aquela que será capaz de conciliar diferentes gerações em um mesmo ambiente de trabalho, extraindo o que cada profissional tem de melhor e equilibrando os potenciais individuais em função do bem estar coletivo.
Atualmente, muitos líderes das gerações Baby Boomer e X estão se tornando cada vez mais Y. Isso devido ao crescimento exponencial do volume de informações que devem ser consumidas diária e instantaneamente. Embora a maioria dos executivos tenham tido sua formação e início de carreira em uma época diferente da de hoje, eles começam a esboçar um novo perfil de comportamento diante de uma nova realidade: ou se envolvem ou serão envolvidos.
Portanto, a empresa do futuro se apresentará como aquela que será capaz de conciliar diferentes gerações em um mesmo ambiente de trabalho, extraindo o que cada profissional tem de melhor e equilibrando os potenciais individuais em função do bem estar coletivo.
Bacharel em ADM. de Empresas
MBA Gestão de Pessoas
MBA Gestão Industrial
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