Responsabilizar-se por
algo, dar o melhor de si na realização, avaliar e considerar resultados e
possíveis melhorias é a essência da virtude da Accountability.

A Accountability
Pessoal, relacionando-a como uma competência, pode ser desenvolvida a partir de
uma conscientização individual, do desejo de se tornar uma pessoa /
profissional melhor ou a partir de uma necessidade externa, como uma forte
pressão da empresa por melhores resultados.
Como uma virtude, a Accountability
Pessoal é vivenciada em várias tipos de relacionamentos: profissional, pessoal,
acadêmico, social, familiar, dentre outros, sendo seus benefícios amplamente
aproveitados, como por exemplo, um maior equilíbrio entre essas áreas, um
melhor alinhamento com seu propósito de vida e o aumento da capacidade de
realização, transformando adversidades em desafios e estes em oportunidades de
aprendizado e desenvolvimento.
O contrário de accountability
pessoal é a desculpability. Trata-se da habilidade de afastar de si a
responsabilidade, culpando os outros, as circunstâncias, ou tudo aquilo que
está à sua volta. É como um vírus ou aplicativo pré-instalado que funciona
turbinando o nosso instinto de defesa. Nascemos com ele e ele está conosco
presente na humanidade desde o início da civilização, o que pode ser percebido
em Gênesis, capítulo 3, versículos 11 e 12.
Accountability não é
inato. Pode, deve e precisa ser ensinado. E se não for praticado, é facilmente
esquecido. Somente quando é vivenciada de forma genuína, tornando-se algo
habitual, é que passa a incorporar no coração e mente da pessoa, mesclando um
princípio moral com a personalidade.
Empresas que
conseguiram incorporar elementos de accountability na sua cultura, quer seja
traduzindo como protagonismo, proatividade pessoal ou pensar e agir como dono,
vão sofrer menos, vão sair mais cedo da crise e podem até sair mais fortes do
que estavam. Não estou sozinho nesta crença. Segundo estudo global da McKinsey
& Company, accountability é uma das nove dimensões da saúde organizacional.
Encontrar oportunidades
e criar vantagens competitivas nesse cenário negativo, portanto, pode ser a
diferença para a empresa de hoje sobreviver até amanhã. Para isso, é essencial
que os gestores enfrentem o período valorizando um novo modo de vida, centrado
na essência e na sustentabilidade como valores centrais A accountability é o
caminho em direção ao êxito, pois torna viável o engajamento das pessoas em
torno de uma causa comum, com mais alegria e satisfação pessoal, dando um basta
à inércia a e estagnação. Nessa direção, uma atitude acccountable é uma
vantagem competitiva para transformar a crise em oportunidade.
Cursando MBA Gestão Industrial
Nenhum comentário:
Postar um comentário