O que faz
você ser percebido além do usual? Quais são suas estratégias para gerar
extraordinariedade? Qual comportamento você adota como diferencial competitivo?
Entre
outras coisas, eu diria que comportamentos como proatividade e atitudes de
extraordinariedade fazem total diferença!
Um
profissional que deseja se destacar no meio profissional deve estar consciente
em oferecer algo mais que os demais, deve fugir do obvio, deve entregar além do
esperado, criar um sentimento "ancora" no outro.
Um
exemplo recente: tive dois clientes de orientação de carreira, ambos
excelentes, com currículos invejáveis, ambos empregados, mas querendo ficar no
radar dos headhunters e selecionadores,
ambos querem se manter recolocáveis.
No meio
de nossas conversas comentei sobre ser professora acadêmica, minha paixão por
ensinar e repartir conhecimentos.
Dias
depois solicitei ao primeiro cliente se ele poderia ir até a escola onde sou
professora ministrar uma palestra voluntária, respondeu em seguida que iria,
mas que as despesas de locomoção ele cobraria de mim: 20 km de distância, sem
pedágio e com carro próprio. Eu pensei, "tudo bem, afinal ele terá
despesas, é justo!"
O segundo
cliente, dias depois entrou em contato comigo, e sem eu pedir me perguntou se
eu queria que ele fosse até a faculdade onde sou professora, disse que tinha
prazer em ministrar palestras sobre seus conhecimentos e vivencias e que seria
um prazer me ajudar sem custo algum, afinal fazer o que se gosta não tem preço!
Detalhe: 120km de distância, 03 pedágios e com carro próprio!
Repito:
ambos recolocados, ganhando relativamente bem e no mesmo nível intelectual, mas
muito diferentes emocionalmente ! Currículos parecidos, mas valores, crenças e
comportamentos totalmente opostos!
Qual dos
dois gerou uma vivência positiva no curto relacionamento profissional que teve
comigo?
Nestes
momentos vemos quem sabe fazer a gestão da sua
marca, quem tem uma boa inteligência relacional e emocional,
quem sabe fazer networking e se tornar inesquecível aos olhos de uma
headhunter.
O segundo
profissional descobriu rapidamente minha paixão, quais são meus valores e
decidiu repartir para somar, o primeiro só pensou no preço, não viu
possibilidade de investimento, não agregou valor, e se não “a-cordar” para a
vida e para o mercado de trabalho, embora continue adquirindo competências
técnicas, lhe faltará competências emocionais. Saber compreender, entender e
lidar com pessoas é questão de sobrevivência nos dias de hoje!
Mais que
lidar com processos, só damos resultados efetivos quando realmente entendemos
de gente!
A-cordar
vem de gerar Acordos Positivos, parcerias produtivas. E você? Já acordou para
sua vida profissional? O que tem feito para se tornar inesquecível?
Orientadora de Carreira, Headhunter e Coach de Executivos da principais industrias da região, com mais de 30 mil conexões no Linkedin, 5000 conexões no facebook, apoiadora de importantes entidades como ABRH e CIESP regional. Organizadora das quatro edições do CONGREVAP, um congresso para gestores! Possui formação na área administrativa, é tecnologa em RH e Psicóloga está graduando em psicologia e é pós graduada Gestão de Pessoas pela UNIFEI. É palestrante profissional desde 2014.
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