Competir não para ser a melhor
empresa do mundo, mas, sim, para ser a melhor empresa PARA o mundo. Essa é a
proposta do Movimento Global das Empresas B. Essas empresas têm como
missão redefinir o conceito de sucesso nos negócios usando a lógica do mercado.
São empresas que tem lucro, mas que também tem o propósito de oferecer soluções
concretas a problemas sociais e ambientais através da
força dos negócios.
As
companhias participantes dessa rede recebem o certificado Empresa B (BCorp), que é concedido depois
de uma ampla análise das práticas empresarias, em todas as esferas, como a
relação com trabalhadores, comunidade, meio ambiente, modelo de negócio, fornecedores,
governança, além de práticas de transparência.
A
certificação de Empresa B é uma ferramenta de melhoria contínua, que ajuda as
Empresas B a melhorarem constantemente. O
conceito das “B Corps” foi criado pelo B-Lab nos EUA em 2006, com a proposta de redefinir o sucesso
para os negócios. Hoje, há mais de 950 companhias – 75 delas na América Latina
- em 30 países e 60 setores. No Brasil, esse conceito chegou há pouco tempo,
liderado pelo Comitê pela Democratização da Informática (CDI) em parceria com o Sistema B, representante do movimento na América Latina, e já possuí
46 empresas com o certificado.
Segundo o site do sistema
B têm como valores e missão:
1. Resolver
problemas sociais e ambientais a partir dos produtos e serviços oferecidos
pelas próprias empresas; e nas práticas laborais e socioambientais, atender as
comunidades, os fornecedores e os públicos de interesse;
2. Um
rigoroso processo de certificação, que examina todos os aspectos da empresa e
que deve atender aos padrões de desempenho mínimos, além de ter um forte
compromisso com a transparência no relatar publicamente seu impacto
socioambiental;
3. Também
fazer as mudanças legais para proteger sua missão ou finalidade comercial e,
portanto, combinar o interesse público com o privado. Isso também irá construir
uma confiança com os cidadãos, clientes, colaboradores e novos investidores.
Por que as Empresas estão se qualificando no SISTEMA B
Além do
óbvio benefício de se tornar uma empresa oficialmente engajada com a
sustentabilidade em seu ramo de atividade pelo sistema B, outros fatores tornam
a certificação fornecida pela B Lab ainda mais atraente, como economizar em
serviços de acesso (CRM-Salesforces, e-commerce etc), atrair investidores
ligados à economia solidária (os chamados empreendedores sociais) e participar
de campanhas publicitárias promovidas pela B-Corp.
Sendo o sistema B é a oportunidade perfeita para as empresas
participem das mudanças que já estão acontecendo na forma como os negócios
funcionam. Ele permite as empresas melhorarem a qualidade de vida dos seus
funcionários, além da oportunidade de criar valor não só para os acionistas,
mas também para a sociedade como um todo.
Além disso,
essa visão é cada vez mais importante para a comunidade, sendo fator de
influência para compra do consumidor. Então, se as empresas não se adaptam a
essa realidade, ficam defasadas e acabam ultrapassadas pelas que já se
adequaram.
Boa parte das
empresas já entendem a isso e, além de perceber, decidiram usar isso a seu
favor, mas como? Marketing. Se isso é importante para o mercado consumidor,
passa a ser importante para as organizações como um todo. Pois atendendo aos
valores de seus compradores, as organizações passam a ter um diferencial com
relação a seus concorrentes.
Agora você deve estar pensando, tudo bem, isso é importante, mas
como o Sistema B de empresas me ajuda nisso?
Nenhum comentário:
Postar um comentário