Palavra da língua inglesa “start” que significa partida, começo e “up” movimento ou curso ascendente. Neste caso, significa fundar, abrir ou impulsionar um negócio. Então comece, inicialize. Com esse intuito de dar início
a algo as “StartUps” são
caracterizadas não exclusivamente mas, principalmente de novas empresas ou
negócios, aquelas que estão no início das suas atividades e que buscam alcançar
de forma inovadora o tão sonhado espaço no mercado. Digo não exclusivo, porque há
uma divergência quanto a esta denominação; As empresas emergentes por exemplo,
que também se enquadram, em grande maioria, no modelo de negócio das “StartUp”.
Surgido a muito tempo, este termo “StartUp” como negócio, só teve realmente seu “boom” de utilização como estrutura e ferramenta de modelo de
negócio na década de 90, na era da internet, das chamadas “ponto com”. Nesse período os novos negócios investiam de maneira
escalável e repetível para atenderem a expansão do mercado interno e
posteriormente da globalização. A ideia de ser repetível é pode ser realizado igualitariamente infinitas vezes sem perder a
característica inicial do negócio e sem a necessidade de customização radical
para cada cliente. Quanto ao escalável, pode se dizer que é justamente o
diferencial das “StartUps”, uma forma
de crescimento exponencial da receita, em contrapartida de um vagaroso crescimento
das despesas. Este modelo de negócio realiza replicadas vezes os mesmos
produtos e/ou serviços com crescimento expressivo de receita e de gastos
reduzidos.
Então podemos dizer que uma “StartUp” é uma empresa exclusivamente de e-Commerce, ou seja, de
comércio eletrônico ou internet? É claro que esta resposta é Não, mas, que é
muito mais objetivo e rápido montar um negócio eletrônico de software na
internet, do que montar uma metalúrgica nos mesmos moldes, é claro que é. Atingir um número
de clientes na mesma velocidade e rapidez com baixos custos é impraticável a metalúrgica em comparação aos softwares, mas, não impossível. Basicamente a
internet favorece e muito este modelo de negócio, principalmente aos modelos exigíveis, como a de ser repetível e escalável por exemplo.
Este conceito das “StartUps”, de ser uma forma de negócio com estruturas específicas, está ligado diretamente a um
cenário de grande incerteza. Por tratar-se de um processo que deverá ser repetido
diversas vezes e ter um planejamento com crescimento expressivo e com baixo custo, é também um
cenário de instabilidade constante, pois, um negócio pode ser bem elaborado e
fundamentado, ter um plano de negócio muito bem descrito, e não vingar, não ir
pra frente. O mercado muda constantemente, e aqueles seus clientes, agora não querem mais o seu formato de
negócio. Vou dar um exemplo, os empreendedores do ORKUT tinham uma “StartUp” bem montada e estruturada com
um potencial infinito de possibilidades, mas, hoje está disponível somente para retiradas de arquivos, encerrou suas atividades. Um mercado que hoje é crescente e estável, amanhã pode ser seu maior carrasco!
Qualquer pessoa que possua uma boa ideia e tenha a ação como
um fator primordial, poderá montar a sua! Porque tratando-se de ferramentas desenvolvedoras e tutoriais, a internet tem vários e vários recursos sobre o tema. Ser Empreendedor é imprescindível para ter uma “StartUp”, sair do papel e ir para a
labuta é fundamental para este tipo de negócio. Sendo assim separei um material elucidativo
para quem tem vontade e atitude de montar uma “StartUp” e ser um empreendedor. Este Livro é um lançamento e foi escrito com
vários “cases” de sucesso. Mostra que não há uma receita de bolo para empreender em qualquer negócio, mas que, há
sim como aprender corrigindo erros próprios e de outros em tempo hábil para impulsionar seu empreendimento.
“Sobre as StartUps a visão é: Erre! Mas, seja
rápido! Seja breve!”
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