Pesquise mais Matérias

A Parábola do Velho Lenhador: EFICIÊNCIA X EFICÁCIA

Certa vez, um velho lenhador, conhecido por sempre vencer os torneios que participava, foi desafiado por um outro lenhador jovem e forte para uma disputa. A competição chamou a atenção de todos os moradores da localidade. Muitos acreditavam que finalmente o velho perderia a condição de campeão dos lenhadores, em função da grande vantagem física do jovem desafiante.
 No dia marcado, os dois competidores começaram a disputa, na qual o jovem se entregou com grande energia e convicto de que seria o novo campeão. De tempos em tempos olhava para o velho e, às vezes, percebia que ele estava sentado. Pensou que o adversário estava velho demais para a disputa, e continuou cortando lenha com todo vigor.
Ao final do prazo estipulado para a competição, foram medir a produtividade dos dois lenhadores e pasmem! O velho vencera novamente, por larga margem, aquele jovem e forte lenhador.
Intrigado, o moço questionou o velho:
- Não entendo, muitas das vezes quando eu olhei para o senhor, durante a competição, notei que estava sentando, descansando, e, no entanto, conseguiu cortar muito mais lenha do que eu, como pode!!
- Engano seu! Disse o velho. Quando você me via sentado, na verdade, eu estava amolando meu machado. E percebi que você usava muita força e obtinha pouco resultado.


Diferença entre eficiência e eficácia


O que é eficiência? A eficiência é o processo de executar aquilo que foi planejado, ou seja, é colocar a “mão na massa”. Considere, por exemplo, o processo de construção de uma casa: quanto tempo demorou para a obra ser concluída? Quanto você gastou? Você usou mais ou menos recursos do que o esperado? Caso você tenha conseguido fazer tudo a tempo, gastando menos tempo e recursos, então você foi eficiente.
Um líder eficiente é capaz de coordenar, planejar e organizar o trabalho de seus subordinados da melhor maneira, respeitando a competência de cada um. A capacidade de conduzir pessoas com eficiência é um dos grandes diferenciais competitivos do mercado, pois garante o aumento da produtividade, redução dos conflitos e aceleração dos resultados.
O que é eficácia? Ser eficaz é conseguir atingir seu objetivo. Utilizando o mesmo exemplo da construção, se você conseguiu construir a sua casa e finalizar a obra da maneira como foi planejada, então você foi eficaz. A eficácia está relacionada ao resultado.
Quando um líder eficaz impulsiona sua equipe a alcançar os objetivos da organização, ele certamente irá tornar a equipe mais eficaz e melhor preparada para enfrentar os desafios.
Caso você esteja se perguntando se é melhor ser eficiente ou eficaz, a resposta é: as duas coisas. Na medida do possível, você deve ser eficiente e eficaz na mesma medida.

Fonte: http://www.ibccoaching.com.br




Bacharel em ADM. de Empresas
MBA Gestão de Pessoas
MBA Gestão Industrial






Nenhum comentário:

Postar um comentário


Nossos Parceiros