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E-COMMERCE / COMERCIO ELETRÔNICO: O que é, seus Desafios, Oportunidades e Os 7 Tipos


O e-commerce, que em português significa comércio eletrônico, é uma modalidade de comércio que realiza suas transações financeiras por meio de dispositivos e plataformas eletrônicas, como computadores e celulares. Um exemplo deste tipo de comércio é comprar ou vender produtos em lojas virtuais. No início, o e-commerce era utilizado basicamente para vender bens tangíveis com valores modestos, como: livros e CDs. Hoje, ele é utilizado para comercializar desde produtos que custam milhões, como: iates, carros de luxo e mansões, até produtos que há pouco tempo eram inimagináveis pela sua incompatibilidade com este tipo de comércio, como roupas, perfumes e alimentos.
O e-commerce já é uma realidade instalada no Brasil e empresário de pequenos negócios deve conhecê-lo, aproveitando as vantagens que ele pode gerar, como aumento das vendas e divulgação da empresa local para todo o país e até mesmo para o exterior. 
Este canal de vendas com o consumidor possui desafios e oportunidades a serem vencidos pelos empresários, como: a concorrência, a segurança na hora de vender os produtos para seus consumidores, a criação do site e sua infraestrutura comercial, parcerias na entrega e variedade de produtos online a serem entregues. 
É preciso que os empresários estejam atentos a algumas informações importantes. São elas:
·         A empresa precisa escolher o nicho de mercado que vai atender
·         Se a concorrência possui vendas pela internet
·         O que esses consumidores procuram e se eles utilizam efetivamente a internet como uma ferramenta de compra
·         O tipo de produto que irá comercializar na internet
·         Conhecer os aspectos legais dos produtos que serão vendidos; analisar quais produtos estão fazendo sucesso de vendas na internet
·         Procurar ter um custo mais baixo
·         Disponibilizar uma entrega ao consumidor segura e rápida
Loja online
Quando a empresa já tem as decisões sobre o mercado, produtos, concorrência e consumidores, um dos maiores desafios é a criação da loja online – o site que será a vitrine e a comunicação entre a empresa e o consumidor. 
É importante que o site contenha o máximo de informações sobre a empresa e os produtos, mas de forma objetiva. Como a loja virtual não possui vendedores, quanto mais informações e imagens sobre o produto, mais fácil o consumidor encontrará o que procura. Estímulos como descontos especiais, promoções ou qualquer outra recompensa, tornam o processo de compra ainda mais rápido.
Para atender essa tendência de mercado, o Sebrae indica o site Primeiro E-commerce.
Canais de comunicação
Um dos desafios da abertura da loja virtual é deixar o consumidor satisfeito e sanar o máximo de dúvidas possível. Para isso o empresário precisa possibilitar canais de comunicação diretos entre o consumidor e a empresa. Uma das ferramentas utilizadas são as perguntas frequentes, que ficam disponibilizadas no próprio site. Os chats virtuais e os telefones das centrais de atendimentos aos clientes também são canais a serem utilizados.
Divulgação
Após deixar o site pronto, a empresa precisa divulgar sua página para ficar conhecida e começar a ter visitações e vendas. Algumas formas de divulgar são: inserir a empresa em sites de buscas (Google, Yahoo, MSN), e-mails marketing, anúncios em outras páginas, blogs ou banners.

Segundo informações dos sites: E-commerce News vlojas.com, eles podem ser classificados em 7.
1 – Business to Consumer (B2C): Nesse ramo de e-commerce, a relação é estabelecida entre a organização (business) e o cliente (customer). Resumidamente, empresas online vendendo serviços e produtos para o cliente final. O C2C pode ser exemplificado pelas trocas comerciais que ocorrem no portal do Mercado Livre, onde pessoas físicas anunciam, vendem e compram diversos produtos.
2 – Business to Business (B2B): Consiste na relação de negócios entre empresas, como venda somente no atacado. Não existe a interação com cliente como pessoa física. Normalmente feito entre fabricantes e lojas. Sites populares como a Americanas.com Submarino e Amazon.com são exemplos de sites de e-commerce Business to Consumer.
3 – Consumer to Consumer (C2C): Este tipo de comércio eletrônico consiste na negociação entre duas pessoas físicas, normalmente estabelecida através de um intermediador, como os sites de leilão de produtos e afins, entre eles temos: MercadoLivre e eBay
4 – Peer to Peer (P2P): Consiste em pessoas compartilhando, normalmente de arquivos digitais, sem a necessidade do intermediador. Para isso ambas partes devem ter instalado um software que permita a busca e a posterior transferência dos arquivos. Como exemplo temos o site 4shared.
Importante lembrar que neste ramo de e-commerce possui baixíssimo retorno financeiro e muitas vezes é associado a pirataria e crimes virtuais.
5 – m-Commerce: Esta definição é relativamente nova e consiste em estabelecer uma transação comercial com o uso de um dispositivo móvel (celular, smartphone, tablet, …). Devido ao aumento de venda e utilização desses dispositivos, a consolidação deste tipo de comércio é uma aposta para um futuro próximo.
6 – s-commerce: Esta é a versão do comércio eletrônico que se preocupa com as redes sociais como forma de atrair e fidelizar o cliente, ou o e-commerce que faz uso da principal qualidade de uma rede social: o relacionamento entre pessoas, seja para opinião de um produto, divulgação de promoções, etc. Um exemplo é o site ponto frio.
7 – T-Commerce: Esta modalidade de comércio eletrônico faz uso da TV Digital como meio de se vender produtos para os telespectadores. O telespectador pode a qualquer momento do programa na TV comprar o produto que está sendo exibido, seja por débito direto no cartão de crédito ou estabelecimento de um contato direto com o vendedor.
Fonte: Sebrae, E-commerce News e vlojas.com


Marcio Carvalho
Bacharel em Adm de Empresas
MBA Gestão de Pessoas

Cursando MBA Gestão Industrial


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