Para que serve Missão, Visão e Valores ?
A procura por melhores
resultados é algo imprescindível para que as organizações se mantenham
competitivas em um cenário cadenciado tanto por regras advindas dos processos
de internacionalização quanto pelo crescente nível de exigência pertencente a
um novo perfil de consumidores. Desse modo, as organizações começam a atuar de
forma bem mais ideológica e ainda, uma vez que os produtos e serviços
mostram-se cada vez mais iguais e apresentam-se de maneira cada vez mais
semelhante, as organizações atualmente andam apostando em um conjunto próprio
de características – Missão, Visão e Valores – que as identifiquem e as diferencie
dos demais.
Certamente
você já deve ter ouvido ou lido sobre a importância que se faz necessário para
uma empresa ter uma missão, uma visão e definir seus valores. Mas, você sabe
para que serve isso na prática? - A
ferramenta Missão, Visão e Valores ajuda
a definir cada um dos pontos e é indicada a organizações de todos os portes. Este é um processo que visa determinar o
propósito organizacional que será estabelecido de acordo com o segmento da
empresa e seus stakeholders, isto é, os públicos de interesse da empresa
(clientes, colaboradores, fornecedores, entre outros).
Através
dessa ferramenta bem elaborada, estabelecia e implementada a organização vai
determinar uma direção estratégica, desde a integração das operações até a
estratégia da companhia e da motivação de seu time. Dedicar o tempo que
considerar ser necessário para refletir sobre o papel do negócio na sociedade se
faz de súbita importância, pois a missão, visão e valores refletem também diretamente
sobre o futuro, direção e caminho que a organização ou empreendimento irá
trilhar. Se faz e é útil porque permite que o empreendedor reflita sobre o
papel do seu negócio na sociedade e sobre o futuro de sua empresa. Esse trio
Missão-Visão-Valores é um recurso poderoso para que empreendedores consigam
planejar negócios diferenciados, atrair colaboradores engajados e se orgulhar
de seu trabalho. A definição do trio é o ponto de partida do planejamento dos
novos negócios dos empreendedores de primeira viagem e deve ser constantemente
validado ao longo da existência da empresa. Empreendedores só são visionários
quando conseguem manter intactos a missão, a visão e os valores definidos no
início da empresa. Há diversas definições para esses termos, mas para esta ferramenta,
vamos considerar que:
Visão: A visão é a descrição do futuro desejado para a
empresa. Esse enunciado reflete o alvo a ser procurado.
Valores: Os valores são
princípios, ou crenças, que servem de guia, ou critério, para os
comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas, que no
exercício das suas responsabilidades, e na busca dos seus objetivos, estejam
executando a Missão, na direção da Visão.
O Gestor Empreendedor
É importante que tanto os gestores como os colabores
estejam alinhados com tudo que a empresa almeja. Assim, todos trabalham em prol
de um mesmo objetivo e com os mesmos parâmetros. Esses são aspectos que
precisam ser bem definidos a curto, médio e longo prazo e que norteiam o
caminho dos negócios. O Conjunto formado pela missão, visão e valores
representam a identidade organizacional. Todos devem saber claramente o
propósito, a razão da existência da organização. É uma forma do empresário de
motivar sua equipe, praticando os princípios que levaram a empresa ao sucesso
inicial. Uma declaração de missão bem elaborada é imprescindível para que o
mercado escolha a organização como sua fornecedora e ainda é um importante meio
de direcionamento dos colaboradores. Além disso deve responder o que a empresa
ou a organização se propõe a fazer, e para quem.
Bacharel em Adm de Empresas
MBA Gestão de Pessoas
Cursando MBA Gestão Industrial
Nenhum comentário:
Postar um comentário