Pesquise mais Matérias

Ferramentas Empreendedoras: Missão, Visão e Valores, primeiro passo no caminho do sucesso!


Para que serve Missão, Visão e Valores ?


A procura por melhores resultados é algo imprescindível para que as organizações se mantenham competitivas em um cenário cadenciado tanto por regras advindas dos processos de internacionalização quanto pelo crescente nível de exigência pertencente a um novo perfil de consumidores. Desse modo, as organizações começam a atuar de forma bem mais ideológica e ainda, uma vez que os produtos e serviços mostram-se cada vez mais iguais e apresentam-se de maneira cada vez mais semelhante, as organizações atualmente andam apostando em um conjunto próprio de características – Missão, Visão e Valores – que as identifiquem e as diferencie dos demais.
Certamente você já deve ter ouvido ou lido sobre a importância que se faz necessário para uma empresa ter uma missão, uma visão e definir seus valores. Mas, você sabe para que serve isso na prática?  - A ferramenta Missão, Visão e Valores ajuda a definir cada um dos pontos e é indicada a organizações de todos os portes.  Este é um processo que visa determinar o propósito organizacional que será estabelecido de acordo com o segmento da empresa e seus stakeholders, isto é, os públicos de interesse da empresa (clientes, colaboradores, fornecedores, entre outros). 
Através dessa ferramenta bem elaborada, estabelecia e implementada a organização vai determinar uma direção estratégica, desde a integração das operações até a estratégia da companhia e da motivação de seu time. Dedicar o tempo que considerar ser necessário para refletir sobre o papel do negócio na sociedade se faz de súbita importância, pois a missão, visão e valores refletem também diretamente sobre o futuro, direção e caminho que a organização ou empreendimento irá trilhar. Se faz e é útil porque permite que o empreendedor reflita sobre o papel do seu negócio na sociedade e sobre o futuro de sua empresa. Esse trio Missão-Visão-Valores é um recurso poderoso para que empreendedores consigam planejar negócios diferenciados, atrair colaboradores engajados e se orgulhar de seu trabalho. A definição do trio é o ponto de partida do planejamento dos novos negócios dos empreendedores de primeira viagem e deve ser constantemente validado ao longo da existência da empresa. Empreendedores só são visionários quando conseguem manter intactos a missão, a visão e os valores definidos no início da empresa. Há diversas definições para esses termos, mas para esta ferramenta, vamos considerar que:
Missão: A missão deve responder o que a empresa ou a organização se propõe a fazer, e para quem.
Visão: A visão é a descrição do futuro desejado para a empresa. Esse enunciado reflete o alvo a ser procurado.
Valores: Os valores são princípios, ou crenças, que servem de guia, ou critério, para os comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas, que no exercício das suas responsabilidades, e na busca dos seus objetivos, estejam executando a Missão, na direção da Visão.

O Gestor Empreendedor




É importante que tanto os gestores como os colabores estejam alinhados com tudo que a empresa almeja. Assim, todos trabalham em prol de um mesmo objetivo e com os mesmos parâmetros. Esses são aspectos que precisam ser bem definidos a curto, médio e longo prazo e que norteiam o caminho dos negócios. O Conjunto formado pela missão, visão e valores representam a identidade organizacional. Todos devem saber claramente o propósito, a razão da existência da organização. É uma forma do empresário de motivar sua equipe, praticando os princípios que levaram a empresa ao sucesso inicial. Uma declaração de missão bem elaborada é imprescindível para que o mercado escolha a organização como sua fornecedora e ainda é um importante meio de direcionamento dos colaboradores. Além disso deve responder o que a empresa ou a organização se propõe a fazer, e para quem.


Bacharel em Adm de Empresas
MBA Gestão de Pessoas
Cursando MBA Gestão Industrial

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Nossos Parceiros