Ao longo da história o
conceito de marketing pessoal vem sendo apresentado com várias definições, porém
no âmbito atual Marketing Pessoal surge como uma ferramenta imprescindível no
que tange ao destaque de um profissional no mercado de trabalho. Ou seja, a
pessoa será uma imagem de marca projetada no mercado de trabalho e pode
considerar-se como “produto” na busca de uma carreira de constante ascensão, ou
simplesmente sua própria vitrine para as organizações. Desta forma, pode-se
considerar que o objetivo do marketing pessoal é construir uma imagem positiva
do indivíduo perante as pessoas e organizações, na busca do sucesso pessoal e
profissional o marketing pessoal pode começar a qualquer momento e em qualquer
lugar.
Vale então salientar que, o
sucesso não é apenas uma virtude e sim um conjunto de fatores dentro de todo um
contexto e alguns fatores importantes podem contribuir para o bom Marketing
Pessoal.
O ponto de partida para o
desenvolvimento de um bom marketing pessoal eu diria que é comunicar-se de
forma adequada, pois nos dias atuais a busca da excelência na comunicação é
fundamental para tornar-se um profissional de sucesso.
Diz o provérbio popular que
“a primeira impressão é a que fica”. Geralmente essa primeira impressão é
causada realmente de forma imediata, com base no que se vê ou ainda antes de se
trocar algumas palavras com a pessoa. Neste sentido, entende-se que a
comunicação não se dá apenas verbalmente, mas também de forma inconsciente,
quando se demonstra vários aspectos da personalidade, como timidez, agressividade,
nervosismo, ou um simples olhar e marketing comercial, a embalagem do produto
pode ser utilizada de forma estratégica para chamar a atenção da clientela e
aumentar as vendas. No marketing pessoal isso não é diferente, por isso sim! “A
primeira impressão sempre é a que fica, desta forma e bom sempre se ponderar e
lembrar-se que sempre o menos acaba sendo mais, segundo Carlos A. Silva professor
de MBA na Faculdade Anhanguera e Pós-Graduação na Fundação Getúlio Vargas “É fácil
complicar e muito difícil descomplicar”, então o marketing pessoal se resume em não ser
apenas como você se vê, mas sim como as pessoas e principalmente como as organizações,
seu superior ou seu futuro empregador te enxerga, pois, como é mencionado de
forma popular:
- Você nunca terá uma segunda chance de causar
uma primeira impressão.
Bacharel em Adm de Empresas
MBA Gestão de Pessoas
Cursando MBA Gestão Industrial
Nenhum comentário:
Postar um comentário