Seja em pequenas, médias ou
em grandes empresas, o principal papel do gestor basicamente é assegurar o
desenvolvimento da empresa, através da geração sustentada de lucros.
Gerir em si envolve
uma gama de habilidades como: Planejar, Organizar, Dirigir, Comunicar, Motivar e Controlar. Estas habilidades são essenciais para que o gestor alcance os
objetivos da organização. A gestão eficiente e eficaz de um negócio é um fator
determinante para sua prosperidade e exige preparo, conhecimento e habilidades
dos líderes para atuar inclusive em situações adversas.
Hoje o papel do
gestor é tema importante dentro das universidades, e estar à frente de uma
equipe leva o gestor a exercer aqueles princípios adquiridos dentro da sala de
aula, como planejamento, organização, liderança e controle. Planejar por si busca
definir o futuro da empresa ou projeto, os recursos que serão utilizados, gerir
bem as pessoas que participarão do desenvolvimento do projeto ou atuarão dentro
da organização ajudará a trilhar de forma eficaz os caminhos para alcançar os
objetivos com sucesso.
O gestor precisa
estar apto a perceber, refletir, criticar, ensinar, decidir e agir em condições
totalmente adversas, o bom relacionamento interpessoal é um dos fatores que
influenciam no satisfatório desempenho das produções diárias de um grupo. Uma
equipe que trabalha unida em prol do mesmo objetivo alcança com qualidade e
eficiência o que é proposto pelo seu líder.
O papel do gestor
nesse processo é de grande importância, afinal é de sua responsabilidade
administrar os conflitos existentes entre os componentes do “time” e fazer com
que o clima seja agradável e sinérgico, onde a união e a cooperação entre os colaboradores
prevaleçam. Ser gestor depende também da expertise técnica e operacional de
seus colaboradores para conceber um planejamento que atenda às necessidades da
empresa e seja condizente com a realidade da organização cabe a ele
identificar as fraquezas a serem corrigidas nas equipes e é ele quem pode
identificar precocemente os talentos dentre a massa de colaboradores para que
possam ser lapidados. Porém, há uma atividade em que a atuação do gestor é sua
exclusividade: a direção. A direção executada pelo gestor permite que ele
desenvolva uma ampla visão de negócio e seja capaz de identificar possíveis
influências negativas nas atividades da empresa, preparando sua equipe para
reagir da melhor forma possível às situações que estão por vir.
Dirigir nesse âmbito significa
liderar, ser capaz de comunicar-se de forma clara e objetiva, motivar os
colaboradores e assisti-los no que for necessário para que desempenhem suas
atividades da melhor forma possível, sempre seguindo os objetivos de seu departamento dentro da organização. E esta é uma figura que serve de orientação para que
os demais colaboradores sigam desenvolvendo o trabalho da maneira mais
proveitosa possível, sempre evoluindo como profissionais e seres humanos de forma eficiente e de maneira eficaz.
Bacharel em Adm de Empresas
MBA Gestão de Pessoas
MBA Gestão Industrial
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