Pesquise mais Matérias

O Papel do Gestor dentro da Organização


Seja em pequenas, médias ou em grandes empresas, o principal papel do gestor basicamente é assegurar o desenvolvimento da empresa, através da geração sustentada de lucros.

Gerir em si envolve uma gama de habilidades como: Planejar, Organizar, Dirigir, Comunicar, Motivar e Controlar. Estas habilidades são essenciais para que o gestor alcance os objetivos da organização. A gestão eficiente e eficaz de um negócio é um fator determinante para sua prosperidade e exige preparo, conhecimento e habilidades dos líderes para atuar inclusive em situações adversas.

Hoje o papel do gestor é tema importante dentro das universidades, e estar à frente de uma equipe leva o gestor a exercer aqueles princípios adquiridos dentro da sala de aula, como planejamento, organização, liderança e controle. Planejar por si busca definir o futuro da empresa ou projeto, os recursos que serão utilizados, gerir bem as pessoas que participarão do desenvolvimento do projeto ou atuarão dentro da organização ajudará a trilhar de forma eficaz os caminhos para alcançar os objetivos com sucesso.

O gestor precisa estar apto a perceber, refletir, criticar, ensinar, decidir e agir em condições totalmente adversas, o bom relacionamento interpessoal é um dos fatores que influenciam no satisfatório desempenho das produções diárias de um grupo. Uma equipe que trabalha unida em prol do mesmo objetivo alcança com qualidade e eficiência o que é proposto pelo seu líder.

O papel do gestor nesse processo é de grande importância, afinal é de sua responsabilidade administrar os conflitos existentes entre os componentes do “time” e fazer com que o clima seja agradável e sinérgico, onde a união e a cooperação entre os colaboradores prevaleçam. Ser gestor depende também da expertise técnica e operacional de seus colaboradores para conceber um planejamento que atenda às necessidades da empresa e seja condizente com a realidade da organização cabe a ele identificar as fraquezas a serem corrigidas nas equipes e é ele quem pode identificar precocemente os talentos dentre a massa de colaboradores para que possam ser lapidados. Porém, há uma atividade em que a atuação do gestor é sua exclusividade: a direção. A direção executada pelo gestor permite que ele desenvolva uma ampla visão de negócio e seja capaz de identificar possíveis influências negativas nas atividades da empresa, preparando sua equipe para reagir da melhor forma possível às situações que estão por vir.

Dirigir nesse âmbito significa liderar, ser capaz de comunicar-se de forma clara e objetiva, motivar os colaboradores e assisti-los no que for necessário para que desempenhem suas atividades da melhor forma possível, sempre seguindo os objetivos de seu departamento dentro da organização. E esta é uma figura que serve de orientação para que os demais colaboradores sigam desenvolvendo o trabalho da maneira mais proveitosa possível, sempre evoluindo como profissionais e seres humanos de forma eficiente e de maneira eficaz.



Bacharel em Adm de Empresas
MBA Gestão de Pessoas
 MBA Gestão Industrial





Nenhum comentário:

Postar um comentário


Nossos Parceiros