Pesquise mais Matérias

FINANÇAS PESSOAIS – Programe seu orçamento, seu futuro agradece.


Como em todos os aspectos da vida de um empreendedor, empresário, empregado e, até mesmo, da dona de casa, fazer um planejamento de gastos é de fundamental importância para a saúde do bolso de uma empresa ou de uma casa.
O controle financeiro de uma empresa é realizado de forma transparente e clara, na maioria das vezes, devido às obrigações fiscais, tributárias e de fiscalização. Sendo assim, este controle também pode ser aplicado nas finanças pessoais de todos, para que se tenha conhecimento do quanto se “ganha” e do quanto se “gasta”.
Assim sendo, seguem algumas dicas bastante úteis para realizar o planejamento financeiro de sua vida pessoal:

1.    Crie uma planilha de controle financeiro
Parece simples e realmente é. Mas mantenha esta planilha atualizada. Até mesmos os gastos mais irrelevantes devem ser contabilizados, uma vez que eles formam uma parcela significativa no final de um ano. Procure também não abrir “contas” na padaria perto do trabalho ou pagar tudo no cartão, até mesmo no de débito, por exemplo, pois quando não manuseamos o dinheiro no ato de uma compra, geralmente não damos o seu devido valor.

2.    Converta seus gastos em horas trabalhadas – De que forma?
Primeiramente, você sabe quanto você ganha por hora? Esta pergunta é de fácil resposta. Divida seu salário por 220 horas e você saberá. Assim sendo, ao olhar o valor do produto, divida pelo valor de sua hora trabalhada e você verá quanto trabalhou para comprá-lo.

  3.    Certifique-se da real necessidade de seus gastos
   Na hora de comprar, pense bem se o produto é realmente útil, se você já não tem um similar ou se realmente irá usá-lo. Isso também pode ser aplicado a roupas, sapatos, utensílios de cozinha, material de escritório entre outros gastos.

4.    Assinaturas de revistas, jornais, TV
Atualmente, várias revistas e jornais disponibilizam seus conteúdos na internet. Assim sendo, verifique se o informativo de seu interesse não está entre eles. Assinatura de TV também deve ser analisada, você já reparou que muitas pessoas assinam TV e assistem somente aos canais abertos e que muitos canais fechados têm uma programação extremamente repetitiva? Avalie, compare e elimine os gastos desnecessários. Existem outras alternativas para você poder assistir ao seu programa e seriado favorito e até mesmo a filmes. Explore essas alternativas e contabilize a economia alcançada.

5.    Fundo de Emergência
É muito importante que você tenha em mente um fundo de emergência, para uma eventual necessidade de interrupção de suas atividades de trabalho, seja por motivo de falta de saúde, maternidade, demissão ou até mesmo lazer. Planeje seus gastos para que você possa poupar, no mínimo, um ano de salário. Esta dica também é muito útil ao empresário, tendo em vista a sazonalidade e a estabilidade de seu nicho de mercado, não confundindo seus gastos pessoais com o da empresa. Estipule sua retirada de forma a não prejudicar a saúde financeira de seu negócio e atender as suas necessidades e crie seu fundo, pessoal, de emergência.

6.    Programe sua aposentadoria
 Você já pensou no quanto quer ganhar na sua velhice? Qual o valor de sua aposentadoria? Para assegurar tranquilidade financeira, uma viagem almejada, muitas vezes apenas a aposentadoria assegurada pelo INSS não é o suficiente. Existem planos de aposentadoria privada que garantem uma rentabilidade extra nesta fase da vida. Você também pode investir na Bolsa de Valores, títulos do Tesouro e, até mesmo, em imóveis, para garantir uma renda extra.

Existem muitos artigos, livros e revistas sobre este tema e muitas outras dicas úteis para  quem deseja aprender a poupar e controlar suas finanças. Pesquise, estude e verifique o quanto você gasta. A resposta encontrada irá te surpreender.


Bacharel em Ciências Contábeis



Nenhum comentário:

Postar um comentário


Nossos Parceiros